A Matemática e o lúdico: ensinando frações através de jogos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remat (Bento Gonçalves) |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1292 |
Resumo: | O presente artigo resultou de uma pesquisa com alunos do sexto ano, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha, em Camaquã, RS. O objetivo foi pesquisar as contribuições que os jogos podem trazer para melhoria na aprendizagem do conteúdo de frações e na relação destes com números decimais e porcentagens. Foram desenvolvidas ao longo da pesquisa seis etapas: aplicação de um questionário; pesquisas; ensino de frações por jogos já existentes; construção de jogos pela educadora; construção de jogos pelos alunos e avaliações. Para o conjunto de dados analisados fez-se o uso dos seguintes instrumentos: questionários, diário de campo, avaliações e pareceres. Constatou-se que as aulas se tornaram mais dinâmicas e prazerosas, promovendo uma maior interação entre os alunos, fatores estes que contribuíram para uma melhora na aprendizagem do conteúdo frações. |
id |
IFRS-2_ed8790d9bccc7107e9d22bec539c3819 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1292 |
network_acronym_str |
IFRS-2 |
network_name_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Matemática e o lúdico: ensinando frações através de jogosEnsino de MatemáticaFraçõesJogosO presente artigo resultou de uma pesquisa com alunos do sexto ano, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha, em Camaquã, RS. O objetivo foi pesquisar as contribuições que os jogos podem trazer para melhoria na aprendizagem do conteúdo de frações e na relação destes com números decimais e porcentagens. Foram desenvolvidas ao longo da pesquisa seis etapas: aplicação de um questionário; pesquisas; ensino de frações por jogos já existentes; construção de jogos pela educadora; construção de jogos pelos alunos e avaliações. Para o conjunto de dados analisados fez-se o uso dos seguintes instrumentos: questionários, diário de campo, avaliações e pareceres. Constatou-se que as aulas se tornaram mais dinâmicas e prazerosas, promovendo uma maior interação entre os alunos, fatores estes que contribuíram para uma melhora na aprendizagem do conteúdo frações.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/129210.35819/remat2016v2i1id1292REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 No. 1 (2016); 113-127REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 Núm. 1 (2016); 113-127REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 2 n. 1 (2016); 113-1272447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1292/1111Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessTrintin, Tatiane BuckôrAmorim, Tales Emilio Costa2022-12-28T15:53:21Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1292Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T15:53:21Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Matemática e o lúdico: ensinando frações através de jogos |
title |
A Matemática e o lúdico: ensinando frações através de jogos |
spellingShingle |
A Matemática e o lúdico: ensinando frações através de jogos Trintin, Tatiane Buckôr Ensino de Matemática Frações Jogos |
title_short |
A Matemática e o lúdico: ensinando frações através de jogos |
title_full |
A Matemática e o lúdico: ensinando frações através de jogos |
title_fullStr |
A Matemática e o lúdico: ensinando frações através de jogos |
title_full_unstemmed |
A Matemática e o lúdico: ensinando frações através de jogos |
title_sort |
A Matemática e o lúdico: ensinando frações através de jogos |
author |
Trintin, Tatiane Buckôr |
author_facet |
Trintin, Tatiane Buckôr Amorim, Tales Emilio Costa |
author_role |
author |
author2 |
Amorim, Tales Emilio Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trintin, Tatiane Buckôr Amorim, Tales Emilio Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Matemática Frações Jogos |
topic |
Ensino de Matemática Frações Jogos |
description |
O presente artigo resultou de uma pesquisa com alunos do sexto ano, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha, em Camaquã, RS. O objetivo foi pesquisar as contribuições que os jogos podem trazer para melhoria na aprendizagem do conteúdo de frações e na relação destes com números decimais e porcentagens. Foram desenvolvidas ao longo da pesquisa seis etapas: aplicação de um questionário; pesquisas; ensino de frações por jogos já existentes; construção de jogos pela educadora; construção de jogos pelos alunos e avaliações. Para o conjunto de dados analisados fez-se o uso dos seguintes instrumentos: questionários, diário de campo, avaliações e pareceres. Constatou-se que as aulas se tornaram mais dinâmicas e prazerosas, promovendo uma maior interação entre os alunos, fatores estes que contribuíram para uma melhora na aprendizagem do conteúdo frações. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos; Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1292 10.35819/remat2016v2i1id1292 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1292 |
identifier_str_mv |
10.35819/remat2016v2i1id1292 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1292/1111 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 No. 1 (2016); 113-127 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 Núm. 1 (2016); 113-127 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 2 n. 1 (2016); 113-127 2447-2689 reponame:Remat (Bento Gonçalves) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
collection |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository.name.fl_str_mv |
Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798329705159458816 |