O uso da rede social Weibo na melhoria do domínio do sistema flexional em Português pelos aprendentes chineses
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4790 |
Resumo: | Sendo uma língua radicalmente diferente da sua primeira língua, os aprendentes chineses normalmente demonstram algumas dificuldades durante a aprendizagem inicial de português, especialmente em relação à flexão que não existe naquela. Considerando a popularização das redes sociais dentre a comunidade juvenil, aproveitamos a plataforma de microblogue de origem chinesa Weibo para criar um ambiente virtual de interação entre estudantes chineses e falantes nativos da língua portuguesa. Duas intervenções respectivamente com cinco estudantes portuguesas de mandarim e uma leitora portuguesa de Português Língua Estrangeira foram realizadas nos anos letivos 2018/2019 e 2019/2020 com os objetivos principais de entender as suas maiores dificuldades causadas pelos conceitos lingüísticos adquiridos na sua língua materna durante a aprendizagem e identificar a influência trazida pela interação com os falantes nativos durante quatorze semanas no domínio do sistema flexional na língua portuguesa, nomeadamente, concordância verbal, formação dos tempos e modos verbais e concordâncias nominais de gênero e de número pelos aprendentes. Posteriormente, erros cometidos durante as atividades foram analisados consoante a ferramenta MaxQDA. De acordo com os resultados obtidos, alguns participantes chineses demonstraram um progresso no uso dos tempos e modos verbais e na concordância nominal de número, evidenciando as potencialidades da aplicação da rede social como uma abordagem possível para reforçar o domínio da flexão da língua portuguesa pelos falantes chineses iniciantes. Ainda assim, os estudantes revelaram certas dificuldades na aprendizagem, especialmente quanto aos conceitos que não existem no sistema linguístico da sua primeira língua. |
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O uso da rede social Weibo na melhoria do domínio do sistema flexional em Português pelos aprendentes chinesesSendo uma língua radicalmente diferente da sua primeira língua, os aprendentes chineses normalmente demonstram algumas dificuldades durante a aprendizagem inicial de português, especialmente em relação à flexão que não existe naquela. Considerando a popularização das redes sociais dentre a comunidade juvenil, aproveitamos a plataforma de microblogue de origem chinesa Weibo para criar um ambiente virtual de interação entre estudantes chineses e falantes nativos da língua portuguesa. Duas intervenções respectivamente com cinco estudantes portuguesas de mandarim e uma leitora portuguesa de Português Língua Estrangeira foram realizadas nos anos letivos 2018/2019 e 2019/2020 com os objetivos principais de entender as suas maiores dificuldades causadas pelos conceitos lingüísticos adquiridos na sua língua materna durante a aprendizagem e identificar a influência trazida pela interação com os falantes nativos durante quatorze semanas no domínio do sistema flexional na língua portuguesa, nomeadamente, concordância verbal, formação dos tempos e modos verbais e concordâncias nominais de gênero e de número pelos aprendentes. Posteriormente, erros cometidos durante as atividades foram analisados consoante a ferramenta MaxQDA. De acordo com os resultados obtidos, alguns participantes chineses demonstraram um progresso no uso dos tempos e modos verbais e na concordância nominal de número, evidenciando as potencialidades da aplicação da rede social como uma abordagem possível para reforçar o domínio da flexão da língua portuguesa pelos falantes chineses iniciantes. Ainda assim, os estudantes revelaram certas dificuldades na aprendizagem, especialmente quanto aos conceitos que não existem no sistema linguístico da sua primeira língua.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2021-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/479010.35819/linguatec.v6.n1.4790LínguaTec; v. 6 n. 1 (2021); 1-152525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4790/2870Copyright (c) 2021 Yuxiong Zhang, António Moreirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZhang, YuxiongMoreira, António2021-06-17T16:42:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4790Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2021-06-17T16:42:23LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
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