Imersão internacional acadêmica e cultural de alunos do IFNMG: Relatos de uma experiência em meio à pandemia de COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Santos, Roberta
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gontijo Campos, Beatriz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6618
Resumo: O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) tem suas práticas pautadas em quatro pilares: ensino, pesquisa, extensão e internacionalização. É a partir deles que a instituição busca parceiros internacionais, e de uma dessas parcerias surge a oportunidade de enviar doze alunos do IFNMG para uma imersão acadêmica e cultural em Portugal, no Instituto Politécnico de Portalegre (IPP). O presente trabalho traz o relato dessa experiência, que ocorreu em março de 2020, momento em que a pandemia de COVID-19 explodiu, e objetiva refletir sobre as competências acadêmica e intercultural que podem surgir a partir da imersão internacional. Assim, é possível perceber que o projeto leva os alunos a terem maior autonomia, ao mesmo tempo em que colaboram entre si; que eles desenvolvem maior autopercepção; que a multiculturalidade aumenta; e que a exposição acadêmica aumenta não só as habilidades dos alunos, mas também sua visão crítica da educação a que têm acesso.
id IFRS-3_48fd5bf9ce4c07fc9434d32571f7c2ac
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6618
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling Imersão internacional acadêmica e cultural de alunos do IFNMG: Relatos de uma experiência em meio à pandemia de COVID-19O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) tem suas práticas pautadas em quatro pilares: ensino, pesquisa, extensão e internacionalização. É a partir deles que a instituição busca parceiros internacionais, e de uma dessas parcerias surge a oportunidade de enviar doze alunos do IFNMG para uma imersão acadêmica e cultural em Portugal, no Instituto Politécnico de Portalegre (IPP). O presente trabalho traz o relato dessa experiência, que ocorreu em março de 2020, momento em que a pandemia de COVID-19 explodiu, e objetiva refletir sobre as competências acadêmica e intercultural que podem surgir a partir da imersão internacional. Assim, é possível perceber que o projeto leva os alunos a terem maior autonomia, ao mesmo tempo em que colaboram entre si; que eles desenvolvem maior autopercepção; que a multiculturalidade aumenta; e que a exposição acadêmica aumenta não só as habilidades dos alunos, mas também sua visão crítica da educação a que têm acesso.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2023-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/661810.35819/linguatec.v8.n1.6618LínguaTec; v. 8 n. 1 (2023); 99-1152525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6618/3317Copyright (c) 2023 Roberta Silva Santos, Beatriz Gontijo Camposhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva Santos, RobertaGontijo Campos, Beatriz2023-06-20T15:20:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6618Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2023-06-20T15:20:58LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Imersão internacional acadêmica e cultural de alunos do IFNMG: Relatos de uma experiência em meio à pandemia de COVID-19
title Imersão internacional acadêmica e cultural de alunos do IFNMG: Relatos de uma experiência em meio à pandemia de COVID-19
spellingShingle Imersão internacional acadêmica e cultural de alunos do IFNMG: Relatos de uma experiência em meio à pandemia de COVID-19
Silva Santos, Roberta
title_short Imersão internacional acadêmica e cultural de alunos do IFNMG: Relatos de uma experiência em meio à pandemia de COVID-19
title_full Imersão internacional acadêmica e cultural de alunos do IFNMG: Relatos de uma experiência em meio à pandemia de COVID-19
title_fullStr Imersão internacional acadêmica e cultural de alunos do IFNMG: Relatos de uma experiência em meio à pandemia de COVID-19
title_full_unstemmed Imersão internacional acadêmica e cultural de alunos do IFNMG: Relatos de uma experiência em meio à pandemia de COVID-19
title_sort Imersão internacional acadêmica e cultural de alunos do IFNMG: Relatos de uma experiência em meio à pandemia de COVID-19
author Silva Santos, Roberta
author_facet Silva Santos, Roberta
Gontijo Campos, Beatriz
author_role author
author2 Gontijo Campos, Beatriz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Santos, Roberta
Gontijo Campos, Beatriz
description O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) tem suas práticas pautadas em quatro pilares: ensino, pesquisa, extensão e internacionalização. É a partir deles que a instituição busca parceiros internacionais, e de uma dessas parcerias surge a oportunidade de enviar doze alunos do IFNMG para uma imersão acadêmica e cultural em Portugal, no Instituto Politécnico de Portalegre (IPP). O presente trabalho traz o relato dessa experiência, que ocorreu em março de 2020, momento em que a pandemia de COVID-19 explodiu, e objetiva refletir sobre as competências acadêmica e intercultural que podem surgir a partir da imersão internacional. Assim, é possível perceber que o projeto leva os alunos a terem maior autonomia, ao mesmo tempo em que colaboram entre si; que eles desenvolvem maior autopercepção; que a multiculturalidade aumenta; e que a exposição acadêmica aumenta não só as habilidades dos alunos, mas também sua visão crítica da educação a que têm acesso.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6618
10.35819/linguatec.v8.n1.6618
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6618
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v8.n1.6618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6618/3317
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Roberta Silva Santos, Beatriz Gontijo Campos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Roberta Silva Santos, Beatriz Gontijo Campos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 8 n. 1 (2023); 99-115
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1809210010976124928