Imersão internacional acadêmica e cultural de alunos do IFNMG: Relatos de uma experiência em meio à pandemia de COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6618 |
Resumo: | O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) tem suas práticas pautadas em quatro pilares: ensino, pesquisa, extensão e internacionalização. É a partir deles que a instituição busca parceiros internacionais, e de uma dessas parcerias surge a oportunidade de enviar doze alunos do IFNMG para uma imersão acadêmica e cultural em Portugal, no Instituto Politécnico de Portalegre (IPP). O presente trabalho traz o relato dessa experiência, que ocorreu em março de 2020, momento em que a pandemia de COVID-19 explodiu, e objetiva refletir sobre as competências acadêmica e intercultural que podem surgir a partir da imersão internacional. Assim, é possível perceber que o projeto leva os alunos a terem maior autonomia, ao mesmo tempo em que colaboram entre si; que eles desenvolvem maior autopercepção; que a multiculturalidade aumenta; e que a exposição acadêmica aumenta não só as habilidades dos alunos, mas também sua visão crítica da educação a que têm acesso. |
id |
IFRS-3_48fd5bf9ce4c07fc9434d32571f7c2ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6618 |
network_acronym_str |
IFRS-3 |
network_name_str |
LínguaTec |
repository_id_str |
|
spelling |
Imersão internacional acadêmica e cultural de alunos do IFNMG: Relatos de uma experiência em meio à pandemia de COVID-19O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) tem suas práticas pautadas em quatro pilares: ensino, pesquisa, extensão e internacionalização. É a partir deles que a instituição busca parceiros internacionais, e de uma dessas parcerias surge a oportunidade de enviar doze alunos do IFNMG para uma imersão acadêmica e cultural em Portugal, no Instituto Politécnico de Portalegre (IPP). O presente trabalho traz o relato dessa experiência, que ocorreu em março de 2020, momento em que a pandemia de COVID-19 explodiu, e objetiva refletir sobre as competências acadêmica e intercultural que podem surgir a partir da imersão internacional. Assim, é possível perceber que o projeto leva os alunos a terem maior autonomia, ao mesmo tempo em que colaboram entre si; que eles desenvolvem maior autopercepção; que a multiculturalidade aumenta; e que a exposição acadêmica aumenta não só as habilidades dos alunos, mas também sua visão crítica da educação a que têm acesso.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2023-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/661810.35819/linguatec.v8.n1.6618LínguaTec; v. 8 n. 1 (2023); 99-1152525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6618/3317Copyright (c) 2023 Roberta Silva Santos, Beatriz Gontijo Camposhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva Santos, RobertaGontijo Campos, Beatriz2023-06-20T15:20:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6618Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2023-06-20T15:20:58LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Imersão internacional acadêmica e cultural de alunos do IFNMG: Relatos de uma experiência em meio à pandemia de COVID-19 |
title |
Imersão internacional acadêmica e cultural de alunos do IFNMG: Relatos de uma experiência em meio à pandemia de COVID-19 |
spellingShingle |
Imersão internacional acadêmica e cultural de alunos do IFNMG: Relatos de uma experiência em meio à pandemia de COVID-19 Silva Santos, Roberta |
title_short |
Imersão internacional acadêmica e cultural de alunos do IFNMG: Relatos de uma experiência em meio à pandemia de COVID-19 |
title_full |
Imersão internacional acadêmica e cultural de alunos do IFNMG: Relatos de uma experiência em meio à pandemia de COVID-19 |
title_fullStr |
Imersão internacional acadêmica e cultural de alunos do IFNMG: Relatos de uma experiência em meio à pandemia de COVID-19 |
title_full_unstemmed |
Imersão internacional acadêmica e cultural de alunos do IFNMG: Relatos de uma experiência em meio à pandemia de COVID-19 |
title_sort |
Imersão internacional acadêmica e cultural de alunos do IFNMG: Relatos de uma experiência em meio à pandemia de COVID-19 |
author |
Silva Santos, Roberta |
author_facet |
Silva Santos, Roberta Gontijo Campos, Beatriz |
author_role |
author |
author2 |
Gontijo Campos, Beatriz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Santos, Roberta Gontijo Campos, Beatriz |
description |
O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) tem suas práticas pautadas em quatro pilares: ensino, pesquisa, extensão e internacionalização. É a partir deles que a instituição busca parceiros internacionais, e de uma dessas parcerias surge a oportunidade de enviar doze alunos do IFNMG para uma imersão acadêmica e cultural em Portugal, no Instituto Politécnico de Portalegre (IPP). O presente trabalho traz o relato dessa experiência, que ocorreu em março de 2020, momento em que a pandemia de COVID-19 explodiu, e objetiva refletir sobre as competências acadêmica e intercultural que podem surgir a partir da imersão internacional. Assim, é possível perceber que o projeto leva os alunos a terem maior autonomia, ao mesmo tempo em que colaboram entre si; que eles desenvolvem maior autopercepção; que a multiculturalidade aumenta; e que a exposição acadêmica aumenta não só as habilidades dos alunos, mas também sua visão crítica da educação a que têm acesso. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6618 10.35819/linguatec.v8.n1.6618 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6618 |
identifier_str_mv |
10.35819/linguatec.v8.n1.6618 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6618/3317 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Roberta Silva Santos, Beatriz Gontijo Campos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Roberta Silva Santos, Beatriz Gontijo Campos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
LínguaTec; v. 8 n. 1 (2023); 99-115 2525-3425 reponame:LínguaTec instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
LínguaTec |
collection |
LínguaTec |
repository.name.fl_str_mv |
LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||linguatec@ifrs.edu.br |
_version_ |
1809210010976124928 |