O desenvolvimento de atividades de compreensão escrita: um corpus de temática política
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3571 |
Resumo: | Baseando-se nos estudos da Linguística de Corpus (LC) o objetivo do presente trabalho é desenvolver atividades de compreensão escrita voltadas para o vestibular baseadas no uso de agrupamentos lexicais. Para isso, foi compilado um corpus de textos jornalísticos autênticos advindos dos sites CNN® e BBC® com o tema politics (política) e este foi comparado a um corpus de inglês geral com o intuito de extrair as palavras-chave positivas, ou seja, do corpus de estudo. A partir de então, foram levantados os clusters - agrupamentos lexicais - dessas palavras para posterior criação das atividades de compreensão escrita na língua inglesa, de modo que os exercícios desenvolvidos tiveram como base as combinações lexicais mais frequentes do tema dos textos compilados. Como base para o desenvolvimento dos exercícios foi utilizado o vestibular da Unesp, contendo questões em português e a língua-alvo. Em função disso, foi esperado responder à seguinte pergunta: Como o uso de um corpus criado a partir de textos jornalísticos autênticos com o tema política pode auxiliar no levantamento de agrupamentos lexicais para o vestibular? A aplicação das atividades criadas foi feita com alunos do terceiro ano do ensino médio em uma escola privada situada em uma cidade do interior de São Paulo. E, pode-se afirmar que as atividades tiveram um impacto positivo em relação ao desenvolvimento da leitura dos estudantes. |
id |
IFRS-3_5ee81eb148f122d97b48fd909131eac1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3571 |
network_acronym_str |
IFRS-3 |
network_name_str |
LínguaTec |
repository_id_str |
|
spelling |
O desenvolvimento de atividades de compreensão escrita: um corpus de temática políticaBaseando-se nos estudos da Linguística de Corpus (LC) o objetivo do presente trabalho é desenvolver atividades de compreensão escrita voltadas para o vestibular baseadas no uso de agrupamentos lexicais. Para isso, foi compilado um corpus de textos jornalísticos autênticos advindos dos sites CNN® e BBC® com o tema politics (política) e este foi comparado a um corpus de inglês geral com o intuito de extrair as palavras-chave positivas, ou seja, do corpus de estudo. A partir de então, foram levantados os clusters - agrupamentos lexicais - dessas palavras para posterior criação das atividades de compreensão escrita na língua inglesa, de modo que os exercícios desenvolvidos tiveram como base as combinações lexicais mais frequentes do tema dos textos compilados. Como base para o desenvolvimento dos exercícios foi utilizado o vestibular da Unesp, contendo questões em português e a língua-alvo. Em função disso, foi esperado responder à seguinte pergunta: Como o uso de um corpus criado a partir de textos jornalísticos autênticos com o tema política pode auxiliar no levantamento de agrupamentos lexicais para o vestibular? A aplicação das atividades criadas foi feita com alunos do terceiro ano do ensino médio em uma escola privada situada em uma cidade do interior de São Paulo. E, pode-se afirmar que as atividades tiveram um impacto positivo em relação ao desenvolvimento da leitura dos estudantes.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2019-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/357110.35819/linguatec.v4.n2.a3571LínguaTec; v. 4 n. 2 (2019); 29-512525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3571/2505Copyright (c) 2019 Luana Aparecida Nazzi Laranja, Paula Tavares Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLaranja, Luana Aparecida NazziPinto, Paula Tavares2020-07-13T13:01:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3571Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:01:52LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento de atividades de compreensão escrita: um corpus de temática política |
title |
O desenvolvimento de atividades de compreensão escrita: um corpus de temática política |
spellingShingle |
O desenvolvimento de atividades de compreensão escrita: um corpus de temática política Laranja, Luana Aparecida Nazzi |
title_short |
O desenvolvimento de atividades de compreensão escrita: um corpus de temática política |
title_full |
O desenvolvimento de atividades de compreensão escrita: um corpus de temática política |
title_fullStr |
O desenvolvimento de atividades de compreensão escrita: um corpus de temática política |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento de atividades de compreensão escrita: um corpus de temática política |
title_sort |
O desenvolvimento de atividades de compreensão escrita: um corpus de temática política |
author |
Laranja, Luana Aparecida Nazzi |
author_facet |
Laranja, Luana Aparecida Nazzi Pinto, Paula Tavares |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Paula Tavares |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Laranja, Luana Aparecida Nazzi Pinto, Paula Tavares |
description |
Baseando-se nos estudos da Linguística de Corpus (LC) o objetivo do presente trabalho é desenvolver atividades de compreensão escrita voltadas para o vestibular baseadas no uso de agrupamentos lexicais. Para isso, foi compilado um corpus de textos jornalísticos autênticos advindos dos sites CNN® e BBC® com o tema politics (política) e este foi comparado a um corpus de inglês geral com o intuito de extrair as palavras-chave positivas, ou seja, do corpus de estudo. A partir de então, foram levantados os clusters - agrupamentos lexicais - dessas palavras para posterior criação das atividades de compreensão escrita na língua inglesa, de modo que os exercícios desenvolvidos tiveram como base as combinações lexicais mais frequentes do tema dos textos compilados. Como base para o desenvolvimento dos exercícios foi utilizado o vestibular da Unesp, contendo questões em português e a língua-alvo. Em função disso, foi esperado responder à seguinte pergunta: Como o uso de um corpus criado a partir de textos jornalísticos autênticos com o tema política pode auxiliar no levantamento de agrupamentos lexicais para o vestibular? A aplicação das atividades criadas foi feita com alunos do terceiro ano do ensino médio em uma escola privada situada em uma cidade do interior de São Paulo. E, pode-se afirmar que as atividades tiveram um impacto positivo em relação ao desenvolvimento da leitura dos estudantes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3571 10.35819/linguatec.v4.n2.a3571 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3571 |
identifier_str_mv |
10.35819/linguatec.v4.n2.a3571 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3571/2505 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Luana Aparecida Nazzi Laranja, Paula Tavares Pinto info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Luana Aparecida Nazzi Laranja, Paula Tavares Pinto |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
LínguaTec; v. 4 n. 2 (2019); 29-51 2525-3425 reponame:LínguaTec instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
LínguaTec |
collection |
LínguaTec |
repository.name.fl_str_mv |
LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||linguatec@ifrs.edu.br |
_version_ |
1809210010341736448 |