O desenvolvimento de atividades de compreensão escrita: um corpus de temática política

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laranja, Luana Aparecida Nazzi
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pinto, Paula Tavares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3571
Resumo: Baseando-se nos estudos da Linguística de Corpus (LC) o objetivo do presente trabalho é desenvolver atividades de compreensão escrita voltadas para o vestibular baseadas no uso de agrupamentos lexicais. Para isso, foi compilado um corpus de textos jornalísticos autênticos advindos dos sites CNN® e BBC® com o tema politics (política) e este foi comparado a um corpus de inglês geral com o intuito de extrair as palavras-chave positivas, ou seja, do corpus de estudo. A partir de então, foram levantados os clusters - agrupamentos lexicais - dessas palavras para posterior criação das atividades de compreensão escrita na língua inglesa, de modo que os exercícios desenvolvidos tiveram como base as combinações lexicais mais frequentes do tema dos textos compilados. Como base para o desenvolvimento dos exercícios foi utilizado o vestibular da Unesp, contendo questões em português e a língua-alvo. Em função disso, foi esperado responder à seguinte pergunta: Como o uso de um corpus criado a partir de textos jornalísticos autênticos com o tema política pode auxiliar no levantamento de agrupamentos lexicais para o vestibular? A aplicação das atividades criadas foi feita com alunos do terceiro ano do ensino médio em uma escola privada situada em uma cidade do interior de São Paulo. E, pode-se afirmar que as atividades tiveram um impacto positivo em relação ao desenvolvimento da leitura dos estudantes.
id IFRS-3_5ee81eb148f122d97b48fd909131eac1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3571
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling O desenvolvimento de atividades de compreensão escrita: um corpus de temática políticaBaseando-se nos estudos da Linguística de Corpus (LC) o objetivo do presente trabalho é desenvolver atividades de compreensão escrita voltadas para o vestibular baseadas no uso de agrupamentos lexicais. Para isso, foi compilado um corpus de textos jornalísticos autênticos advindos dos sites CNN® e BBC® com o tema politics (política) e este foi comparado a um corpus de inglês geral com o intuito de extrair as palavras-chave positivas, ou seja, do corpus de estudo. A partir de então, foram levantados os clusters - agrupamentos lexicais - dessas palavras para posterior criação das atividades de compreensão escrita na língua inglesa, de modo que os exercícios desenvolvidos tiveram como base as combinações lexicais mais frequentes do tema dos textos compilados. Como base para o desenvolvimento dos exercícios foi utilizado o vestibular da Unesp, contendo questões em português e a língua-alvo. Em função disso, foi esperado responder à seguinte pergunta: Como o uso de um corpus criado a partir de textos jornalísticos autênticos com o tema política pode auxiliar no levantamento de agrupamentos lexicais para o vestibular? A aplicação das atividades criadas foi feita com alunos do terceiro ano do ensino médio em uma escola privada situada em uma cidade do interior de São Paulo. E, pode-se afirmar que as atividades tiveram um impacto positivo em relação ao desenvolvimento da leitura dos estudantes.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2019-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/357110.35819/linguatec.v4.n2.a3571LínguaTec; v. 4 n. 2 (2019); 29-512525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3571/2505Copyright (c) 2019 Luana Aparecida Nazzi Laranja, Paula Tavares Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLaranja, Luana Aparecida NazziPinto, Paula Tavares2020-07-13T13:01:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3571Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:01:52LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento de atividades de compreensão escrita: um corpus de temática política
title O desenvolvimento de atividades de compreensão escrita: um corpus de temática política
spellingShingle O desenvolvimento de atividades de compreensão escrita: um corpus de temática política
Laranja, Luana Aparecida Nazzi
title_short O desenvolvimento de atividades de compreensão escrita: um corpus de temática política
title_full O desenvolvimento de atividades de compreensão escrita: um corpus de temática política
title_fullStr O desenvolvimento de atividades de compreensão escrita: um corpus de temática política
title_full_unstemmed O desenvolvimento de atividades de compreensão escrita: um corpus de temática política
title_sort O desenvolvimento de atividades de compreensão escrita: um corpus de temática política
author Laranja, Luana Aparecida Nazzi
author_facet Laranja, Luana Aparecida Nazzi
Pinto, Paula Tavares
author_role author
author2 Pinto, Paula Tavares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Laranja, Luana Aparecida Nazzi
Pinto, Paula Tavares
description Baseando-se nos estudos da Linguística de Corpus (LC) o objetivo do presente trabalho é desenvolver atividades de compreensão escrita voltadas para o vestibular baseadas no uso de agrupamentos lexicais. Para isso, foi compilado um corpus de textos jornalísticos autênticos advindos dos sites CNN® e BBC® com o tema politics (política) e este foi comparado a um corpus de inglês geral com o intuito de extrair as palavras-chave positivas, ou seja, do corpus de estudo. A partir de então, foram levantados os clusters - agrupamentos lexicais - dessas palavras para posterior criação das atividades de compreensão escrita na língua inglesa, de modo que os exercícios desenvolvidos tiveram como base as combinações lexicais mais frequentes do tema dos textos compilados. Como base para o desenvolvimento dos exercícios foi utilizado o vestibular da Unesp, contendo questões em português e a língua-alvo. Em função disso, foi esperado responder à seguinte pergunta: Como o uso de um corpus criado a partir de textos jornalísticos autênticos com o tema política pode auxiliar no levantamento de agrupamentos lexicais para o vestibular? A aplicação das atividades criadas foi feita com alunos do terceiro ano do ensino médio em uma escola privada situada em uma cidade do interior de São Paulo. E, pode-se afirmar que as atividades tiveram um impacto positivo em relação ao desenvolvimento da leitura dos estudantes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3571
10.35819/linguatec.v4.n2.a3571
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3571
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v4.n2.a3571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3571/2505
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Luana Aparecida Nazzi Laranja, Paula Tavares Pinto
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Luana Aparecida Nazzi Laranja, Paula Tavares Pinto
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 4 n. 2 (2019); 29-51
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1809210010341736448