Literatura rio-grandense em contextos de currículo integrado: contribuições para ler o mundo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucca Paranhos, Maria Aparecida
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: ILgenfritz Toso, Claudia Eliane, de Moraes, Maristela Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2553
Resumo: RESUMO: Este estudo objetiva analisar uma proposta de Currículo Integrado em um contexto de ensino e aprendizagem com vistas à ampliação da formação histórico-cultural dos alunos. Entende-se que a escola e o currículo podem ser instrumentos de controle social e a composição deste currículo, com elementos da cultura próxima ao aluno, mediada pela literatura e teatro é uma ação que favorece o processo de humanização, socialização e formação de sujeitos autônomos. Os conhecimentos de diferentes componentes curriculares dão suporte para resolver problemas concretos e complexos que exigem compreender fenômenos sob diferentes olhares. Nesse contexto, intensificou-se o contato com textos literários que abordam problemáticas locais, numa relação com o universal. Propiciou-se a apreciação da arte do teatro reconhecendo tais linguagens como mediadoras do conhecimento da história local. Compõem o corpus dessa pesquisa alunos dos 3º e 4º anos do curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Ciência Educação e Tecnologia Farroupilha do Campus Santo Augusto. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo. Foram propostas questões sobre aspectos histórico-sociais do espaço rural da região para que os alunos argumentassem a respeito. Fez-se a análise discursiva dessas escritas, com base em Morais & Galliazzi (2012). Os grupos leram, analisaram e discutiram obras da literatura rio-grandense, assistiram ao espetáculo teatral “Quem faz gemer a terra” e foram provocados a escrever e debater a respeito. Retomaram-se, então, as questões propostas no início da pesquisa, a fim de analisar se os sujeitos reconstruíram as visões sobre os aspectos histórico-culturais locais.Evidencia-se que os alunos se apropriaram de informações, repensaram questões culturais e ampliaram de forma considerável as competências em leitura e escrita.  
id IFRS-3_609b5bb80a92e551f9a0b42de45b0549
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2553
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling Literatura rio-grandense em contextos de currículo integrado: contribuições para ler o mundoLeitura de mundo. Currículo Integrado. Formação histórico-cultural.RESUMO: Este estudo objetiva analisar uma proposta de Currículo Integrado em um contexto de ensino e aprendizagem com vistas à ampliação da formação histórico-cultural dos alunos. Entende-se que a escola e o currículo podem ser instrumentos de controle social e a composição deste currículo, com elementos da cultura próxima ao aluno, mediada pela literatura e teatro é uma ação que favorece o processo de humanização, socialização e formação de sujeitos autônomos. Os conhecimentos de diferentes componentes curriculares dão suporte para resolver problemas concretos e complexos que exigem compreender fenômenos sob diferentes olhares. Nesse contexto, intensificou-se o contato com textos literários que abordam problemáticas locais, numa relação com o universal. Propiciou-se a apreciação da arte do teatro reconhecendo tais linguagens como mediadoras do conhecimento da história local. Compõem o corpus dessa pesquisa alunos dos 3º e 4º anos do curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Ciência Educação e Tecnologia Farroupilha do Campus Santo Augusto. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo. Foram propostas questões sobre aspectos histórico-sociais do espaço rural da região para que os alunos argumentassem a respeito. Fez-se a análise discursiva dessas escritas, com base em Morais & Galliazzi (2012). Os grupos leram, analisaram e discutiram obras da literatura rio-grandense, assistiram ao espetáculo teatral “Quem faz gemer a terra” e foram provocados a escrever e debater a respeito. Retomaram-se, então, as questões propostas no início da pesquisa, a fim de analisar se os sujeitos reconstruíram as visões sobre os aspectos histórico-culturais locais.Evidencia-se que os alunos se apropriaram de informações, repensaram questões culturais e ampliaram de forma considerável as competências em leitura e escrita.  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2018-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/255310.35819/linguatec.v3.n1.a2553LínguaTec; v. 3 n. 1 (2018)2525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2553/1981Copyright (c) 2018 Maria Aparecida Lucca Paranhos, Claudia Eliane ILgenfritz Toso, Maristela Maria de Moraesinfo:eu-repo/semantics/openAccessLucca Paranhos, Maria AparecidaILgenfritz Toso, Claudia Elianede Moraes, Maristela Maria2020-07-13T13:02:19Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2553Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:02:19LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura rio-grandense em contextos de currículo integrado: contribuições para ler o mundo
title Literatura rio-grandense em contextos de currículo integrado: contribuições para ler o mundo
spellingShingle Literatura rio-grandense em contextos de currículo integrado: contribuições para ler o mundo
Lucca Paranhos, Maria Aparecida
Leitura de mundo. Currículo Integrado. Formação histórico-cultural.
title_short Literatura rio-grandense em contextos de currículo integrado: contribuições para ler o mundo
title_full Literatura rio-grandense em contextos de currículo integrado: contribuições para ler o mundo
title_fullStr Literatura rio-grandense em contextos de currículo integrado: contribuições para ler o mundo
title_full_unstemmed Literatura rio-grandense em contextos de currículo integrado: contribuições para ler o mundo
title_sort Literatura rio-grandense em contextos de currículo integrado: contribuições para ler o mundo
author Lucca Paranhos, Maria Aparecida
author_facet Lucca Paranhos, Maria Aparecida
ILgenfritz Toso, Claudia Eliane
de Moraes, Maristela Maria
author_role author
author2 ILgenfritz Toso, Claudia Eliane
de Moraes, Maristela Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucca Paranhos, Maria Aparecida
ILgenfritz Toso, Claudia Eliane
de Moraes, Maristela Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura de mundo. Currículo Integrado. Formação histórico-cultural.
topic Leitura de mundo. Currículo Integrado. Formação histórico-cultural.
description RESUMO: Este estudo objetiva analisar uma proposta de Currículo Integrado em um contexto de ensino e aprendizagem com vistas à ampliação da formação histórico-cultural dos alunos. Entende-se que a escola e o currículo podem ser instrumentos de controle social e a composição deste currículo, com elementos da cultura próxima ao aluno, mediada pela literatura e teatro é uma ação que favorece o processo de humanização, socialização e formação de sujeitos autônomos. Os conhecimentos de diferentes componentes curriculares dão suporte para resolver problemas concretos e complexos que exigem compreender fenômenos sob diferentes olhares. Nesse contexto, intensificou-se o contato com textos literários que abordam problemáticas locais, numa relação com o universal. Propiciou-se a apreciação da arte do teatro reconhecendo tais linguagens como mediadoras do conhecimento da história local. Compõem o corpus dessa pesquisa alunos dos 3º e 4º anos do curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Ciência Educação e Tecnologia Farroupilha do Campus Santo Augusto. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo. Foram propostas questões sobre aspectos histórico-sociais do espaço rural da região para que os alunos argumentassem a respeito. Fez-se a análise discursiva dessas escritas, com base em Morais & Galliazzi (2012). Os grupos leram, analisaram e discutiram obras da literatura rio-grandense, assistiram ao espetáculo teatral “Quem faz gemer a terra” e foram provocados a escrever e debater a respeito. Retomaram-se, então, as questões propostas no início da pesquisa, a fim de analisar se os sujeitos reconstruíram as visões sobre os aspectos histórico-culturais locais.Evidencia-se que os alunos se apropriaram de informações, repensaram questões culturais e ampliaram de forma considerável as competências em leitura e escrita.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2553
10.35819/linguatec.v3.n1.a2553
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2553
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v3.n1.a2553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2553/1981
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 3 n. 1 (2018)
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1798042321989664768