Leia + Mulheres Restinga: projeto de incentivo à leitura de obras escritas por mulheres no IFRS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giraud Gasparini, Nathália Luísa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Romero Silveira, Sandra, Batista Barella, Lara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4971
Resumo: O presente relato narra as ações do projeto de ensino Leia + Mulheres Restinga, realizado no campus Restinga do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, financiado pelo Edital nº 68/2019 de fomento interno a projetos de ensino dessa instituição, realizado entre setembro de 2020 e março de 2021. O projeto teve como objetivo fomentar a leitura de obras escritas pormulheres. As atividades consistiram em pesquisa, leitura e divulgação de obras literárias escritas por mulheres pelo grupo proponente e promoção de encontros abertos à comunidade para discussão, com o objetivo de auxiliar na formação de leitores/as e abordar obras e autoras que, na maioria das vezes, não são incluídas nos currículos dos cursos do campus. Ao longo deste relato, justificamos a necessidade de promover essas obras em nosso contexto escolar e narramos o percurso da criação do projeto. Depois, descrevemos as ações que promovemos, para, em sequência, detalhar como foram planejados e realizados os encontros de discussão das obras selecionadas. Por último, tecemos uma reflexão sobre como essas ações foram importantes tanto para a formação das estudantes bolsistas quanto para a comunidade escolar no sentido de promover o letramento literário.
id IFRS-3_6f5bd7aa5138404fc28946604829a69f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4971
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling Leia + Mulheres Restinga: projeto de incentivo à leitura de obras escritas por mulheres no IFRSO presente relato narra as ações do projeto de ensino Leia + Mulheres Restinga, realizado no campus Restinga do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, financiado pelo Edital nº 68/2019 de fomento interno a projetos de ensino dessa instituição, realizado entre setembro de 2020 e março de 2021. O projeto teve como objetivo fomentar a leitura de obras escritas pormulheres. As atividades consistiram em pesquisa, leitura e divulgação de obras literárias escritas por mulheres pelo grupo proponente e promoção de encontros abertos à comunidade para discussão, com o objetivo de auxiliar na formação de leitores/as e abordar obras e autoras que, na maioria das vezes, não são incluídas nos currículos dos cursos do campus. Ao longo deste relato, justificamos a necessidade de promover essas obras em nosso contexto escolar e narramos o percurso da criação do projeto. Depois, descrevemos as ações que promovemos, para, em sequência, detalhar como foram planejados e realizados os encontros de discussão das obras selecionadas. Por último, tecemos uma reflexão sobre como essas ações foram importantes tanto para a formação das estudantes bolsistas quanto para a comunidade escolar no sentido de promover o letramento literário.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2021-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/497110.35819/linguatec.v6.n1.4971LínguaTec; v. 6 n. 1 (2021); 84-992525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4971/2876Copyright (c) 2021 Nathália Luísa Giraud Gasparini, Sandra Romero Silveira, Lara Batista Barellahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGiraud Gasparini, Nathália LuísaRomero Silveira, SandraBatista Barella, Lara 2021-06-17T16:42:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4971Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2021-06-17T16:42:23LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Leia + Mulheres Restinga: projeto de incentivo à leitura de obras escritas por mulheres no IFRS
title Leia + Mulheres Restinga: projeto de incentivo à leitura de obras escritas por mulheres no IFRS
spellingShingle Leia + Mulheres Restinga: projeto de incentivo à leitura de obras escritas por mulheres no IFRS
Giraud Gasparini, Nathália Luísa
title_short Leia + Mulheres Restinga: projeto de incentivo à leitura de obras escritas por mulheres no IFRS
title_full Leia + Mulheres Restinga: projeto de incentivo à leitura de obras escritas por mulheres no IFRS
title_fullStr Leia + Mulheres Restinga: projeto de incentivo à leitura de obras escritas por mulheres no IFRS
title_full_unstemmed Leia + Mulheres Restinga: projeto de incentivo à leitura de obras escritas por mulheres no IFRS
title_sort Leia + Mulheres Restinga: projeto de incentivo à leitura de obras escritas por mulheres no IFRS
author Giraud Gasparini, Nathália Luísa
author_facet Giraud Gasparini, Nathália Luísa
Romero Silveira, Sandra
Batista Barella, Lara
author_role author
author2 Romero Silveira, Sandra
Batista Barella, Lara
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giraud Gasparini, Nathália Luísa
Romero Silveira, Sandra
Batista Barella, Lara
description O presente relato narra as ações do projeto de ensino Leia + Mulheres Restinga, realizado no campus Restinga do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, financiado pelo Edital nº 68/2019 de fomento interno a projetos de ensino dessa instituição, realizado entre setembro de 2020 e março de 2021. O projeto teve como objetivo fomentar a leitura de obras escritas pormulheres. As atividades consistiram em pesquisa, leitura e divulgação de obras literárias escritas por mulheres pelo grupo proponente e promoção de encontros abertos à comunidade para discussão, com o objetivo de auxiliar na formação de leitores/as e abordar obras e autoras que, na maioria das vezes, não são incluídas nos currículos dos cursos do campus. Ao longo deste relato, justificamos a necessidade de promover essas obras em nosso contexto escolar e narramos o percurso da criação do projeto. Depois, descrevemos as ações que promovemos, para, em sequência, detalhar como foram planejados e realizados os encontros de discussão das obras selecionadas. Por último, tecemos uma reflexão sobre como essas ações foram importantes tanto para a formação das estudantes bolsistas quanto para a comunidade escolar no sentido de promover o letramento literário.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4971
10.35819/linguatec.v6.n1.4971
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4971
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v6.n1.4971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4971/2876
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Nathália Luísa Giraud Gasparini, Sandra Romero Silveira, Lara Batista Barella
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Nathália Luísa Giraud Gasparini, Sandra Romero Silveira, Lara Batista Barella
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 6 n. 1 (2021); 84-99
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1809210010736001024