Leia + Mulheres Restinga: projeto de incentivo à leitura de obras escritas por mulheres no IFRS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4971 |
Resumo: | O presente relato narra as ações do projeto de ensino Leia + Mulheres Restinga, realizado no campus Restinga do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, financiado pelo Edital nº 68/2019 de fomento interno a projetos de ensino dessa instituição, realizado entre setembro de 2020 e março de 2021. O projeto teve como objetivo fomentar a leitura de obras escritas pormulheres. As atividades consistiram em pesquisa, leitura e divulgação de obras literárias escritas por mulheres pelo grupo proponente e promoção de encontros abertos à comunidade para discussão, com o objetivo de auxiliar na formação de leitores/as e abordar obras e autoras que, na maioria das vezes, não são incluídas nos currículos dos cursos do campus. Ao longo deste relato, justificamos a necessidade de promover essas obras em nosso contexto escolar e narramos o percurso da criação do projeto. Depois, descrevemos as ações que promovemos, para, em sequência, detalhar como foram planejados e realizados os encontros de discussão das obras selecionadas. Por último, tecemos uma reflexão sobre como essas ações foram importantes tanto para a formação das estudantes bolsistas quanto para a comunidade escolar no sentido de promover o letramento literário. |
id |
IFRS-3_6f5bd7aa5138404fc28946604829a69f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4971 |
network_acronym_str |
IFRS-3 |
network_name_str |
LínguaTec |
repository_id_str |
|
spelling |
Leia + Mulheres Restinga: projeto de incentivo à leitura de obras escritas por mulheres no IFRSO presente relato narra as ações do projeto de ensino Leia + Mulheres Restinga, realizado no campus Restinga do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, financiado pelo Edital nº 68/2019 de fomento interno a projetos de ensino dessa instituição, realizado entre setembro de 2020 e março de 2021. O projeto teve como objetivo fomentar a leitura de obras escritas pormulheres. As atividades consistiram em pesquisa, leitura e divulgação de obras literárias escritas por mulheres pelo grupo proponente e promoção de encontros abertos à comunidade para discussão, com o objetivo de auxiliar na formação de leitores/as e abordar obras e autoras que, na maioria das vezes, não são incluídas nos currículos dos cursos do campus. Ao longo deste relato, justificamos a necessidade de promover essas obras em nosso contexto escolar e narramos o percurso da criação do projeto. Depois, descrevemos as ações que promovemos, para, em sequência, detalhar como foram planejados e realizados os encontros de discussão das obras selecionadas. Por último, tecemos uma reflexão sobre como essas ações foram importantes tanto para a formação das estudantes bolsistas quanto para a comunidade escolar no sentido de promover o letramento literário.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2021-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/497110.35819/linguatec.v6.n1.4971LínguaTec; v. 6 n. 1 (2021); 84-992525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4971/2876Copyright (c) 2021 Nathália Luísa Giraud Gasparini, Sandra Romero Silveira, Lara Batista Barellahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGiraud Gasparini, Nathália LuísaRomero Silveira, SandraBatista Barella, Lara 2021-06-17T16:42:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4971Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2021-06-17T16:42:23LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leia + Mulheres Restinga: projeto de incentivo à leitura de obras escritas por mulheres no IFRS |
title |
Leia + Mulheres Restinga: projeto de incentivo à leitura de obras escritas por mulheres no IFRS |
spellingShingle |
Leia + Mulheres Restinga: projeto de incentivo à leitura de obras escritas por mulheres no IFRS Giraud Gasparini, Nathália Luísa |
title_short |
Leia + Mulheres Restinga: projeto de incentivo à leitura de obras escritas por mulheres no IFRS |
title_full |
Leia + Mulheres Restinga: projeto de incentivo à leitura de obras escritas por mulheres no IFRS |
title_fullStr |
Leia + Mulheres Restinga: projeto de incentivo à leitura de obras escritas por mulheres no IFRS |
title_full_unstemmed |
Leia + Mulheres Restinga: projeto de incentivo à leitura de obras escritas por mulheres no IFRS |
title_sort |
Leia + Mulheres Restinga: projeto de incentivo à leitura de obras escritas por mulheres no IFRS |
author |
Giraud Gasparini, Nathália Luísa |
author_facet |
Giraud Gasparini, Nathália Luísa Romero Silveira, Sandra Batista Barella, Lara |
author_role |
author |
author2 |
Romero Silveira, Sandra Batista Barella, Lara |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giraud Gasparini, Nathália Luísa Romero Silveira, Sandra Batista Barella, Lara |
description |
O presente relato narra as ações do projeto de ensino Leia + Mulheres Restinga, realizado no campus Restinga do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, financiado pelo Edital nº 68/2019 de fomento interno a projetos de ensino dessa instituição, realizado entre setembro de 2020 e março de 2021. O projeto teve como objetivo fomentar a leitura de obras escritas pormulheres. As atividades consistiram em pesquisa, leitura e divulgação de obras literárias escritas por mulheres pelo grupo proponente e promoção de encontros abertos à comunidade para discussão, com o objetivo de auxiliar na formação de leitores/as e abordar obras e autoras que, na maioria das vezes, não são incluídas nos currículos dos cursos do campus. Ao longo deste relato, justificamos a necessidade de promover essas obras em nosso contexto escolar e narramos o percurso da criação do projeto. Depois, descrevemos as ações que promovemos, para, em sequência, detalhar como foram planejados e realizados os encontros de discussão das obras selecionadas. Por último, tecemos uma reflexão sobre como essas ações foram importantes tanto para a formação das estudantes bolsistas quanto para a comunidade escolar no sentido de promover o letramento literário. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4971 10.35819/linguatec.v6.n1.4971 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4971 |
identifier_str_mv |
10.35819/linguatec.v6.n1.4971 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4971/2876 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Nathália Luísa Giraud Gasparini, Sandra Romero Silveira, Lara Batista Barella https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Nathália Luísa Giraud Gasparini, Sandra Romero Silveira, Lara Batista Barella https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
LínguaTec; v. 6 n. 1 (2021); 84-99 2525-3425 reponame:LínguaTec instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
LínguaTec |
collection |
LínguaTec |
repository.name.fl_str_mv |
LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||linguatec@ifrs.edu.br |
_version_ |
1809210010736001024 |