Uso de ferramentas do Moodle para trabalhar o gênero resumo na disciplina Leitura e Produção de Textos, modalidade semipresencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanatta, Flávia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Keller, Garine Andréa, Thiesen Fuchs, Juliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4113
Resumo: Resumo: Neste trabalho, apresentamos uma sequência didática idealizada para trabalhar o gênero resumo na disciplina Leitura e Produção de Textos, modalidade semipresencial, do semestre 2019B da Universidade do Vale do Taquari – Univates, em que foram exploradas as ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Tal proposta pedagógica se materializou em uma sequência de cinco aulas que contemplaram a leitura, o reconhecimento das características e a escrita de resumo e que buscaram proporcionar aos estudantes um leque de materiais e de atividades que lhes possibilitasse ter mais propriedade no momento de produzir textos dessa natureza não só na disciplina, mas principalmente no decorrer de sua formação inicial. Ao longo das aulas, foram tratadas questões sobre a elaboração de resumo com base em materiais teóricos e atividades práticas disponibilizados no Moodle a partir de variadas ferramentas, as quais se mostraram bastante efetivas, uma vez que possibilitaram aos acadêmicos grande interação com o gênero resumo e o aprimoramento de suas produções a partir das observações feitas pelos colegas, visíveis na escrita da versão final do texto entregue na quinta aula da sequência.   Palavras-chave: Ferramentas do Moodle. Escrita acadêmica. Gênero resumo.
id IFRS-3_729baeb6b48ce4a1dd459e69b313e3dd
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/4113
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling Uso de ferramentas do Moodle para trabalhar o gênero resumo na disciplina Leitura e Produção de Textos, modalidade semipresencialResumo: Neste trabalho, apresentamos uma sequência didática idealizada para trabalhar o gênero resumo na disciplina Leitura e Produção de Textos, modalidade semipresencial, do semestre 2019B da Universidade do Vale do Taquari – Univates, em que foram exploradas as ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Tal proposta pedagógica se materializou em uma sequência de cinco aulas que contemplaram a leitura, o reconhecimento das características e a escrita de resumo e que buscaram proporcionar aos estudantes um leque de materiais e de atividades que lhes possibilitasse ter mais propriedade no momento de produzir textos dessa natureza não só na disciplina, mas principalmente no decorrer de sua formação inicial. Ao longo das aulas, foram tratadas questões sobre a elaboração de resumo com base em materiais teóricos e atividades práticas disponibilizados no Moodle a partir de variadas ferramentas, as quais se mostraram bastante efetivas, uma vez que possibilitaram aos acadêmicos grande interação com o gênero resumo e o aprimoramento de suas produções a partir das observações feitas pelos colegas, visíveis na escrita da versão final do texto entregue na quinta aula da sequência.   Palavras-chave: Ferramentas do Moodle. Escrita acadêmica. Gênero resumo.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2020-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/411310.35819/linguatec.v5.n1.4113LínguaTec; v. 5 n. 1 (2020); 384-4032525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4113/2640Copyright (c) 2020 Flávia Zanatta, Garine Andréa Keller, Juliana Thiesen Fuchsinfo:eu-repo/semantics/openAccessZanatta, FláviaKeller, Garine AndréaThiesen Fuchs, Juliana2020-07-13T13:01:11Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/4113Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:01:11LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de ferramentas do Moodle para trabalhar o gênero resumo na disciplina Leitura e Produção de Textos, modalidade semipresencial
title Uso de ferramentas do Moodle para trabalhar o gênero resumo na disciplina Leitura e Produção de Textos, modalidade semipresencial
spellingShingle Uso de ferramentas do Moodle para trabalhar o gênero resumo na disciplina Leitura e Produção de Textos, modalidade semipresencial
Zanatta, Flávia
title_short Uso de ferramentas do Moodle para trabalhar o gênero resumo na disciplina Leitura e Produção de Textos, modalidade semipresencial
title_full Uso de ferramentas do Moodle para trabalhar o gênero resumo na disciplina Leitura e Produção de Textos, modalidade semipresencial
title_fullStr Uso de ferramentas do Moodle para trabalhar o gênero resumo na disciplina Leitura e Produção de Textos, modalidade semipresencial
title_full_unstemmed Uso de ferramentas do Moodle para trabalhar o gênero resumo na disciplina Leitura e Produção de Textos, modalidade semipresencial
title_sort Uso de ferramentas do Moodle para trabalhar o gênero resumo na disciplina Leitura e Produção de Textos, modalidade semipresencial
author Zanatta, Flávia
author_facet Zanatta, Flávia
Keller, Garine Andréa
Thiesen Fuchs, Juliana
author_role author
author2 Keller, Garine Andréa
Thiesen Fuchs, Juliana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanatta, Flávia
Keller, Garine Andréa
Thiesen Fuchs, Juliana
description Resumo: Neste trabalho, apresentamos uma sequência didática idealizada para trabalhar o gênero resumo na disciplina Leitura e Produção de Textos, modalidade semipresencial, do semestre 2019B da Universidade do Vale do Taquari – Univates, em que foram exploradas as ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Tal proposta pedagógica se materializou em uma sequência de cinco aulas que contemplaram a leitura, o reconhecimento das características e a escrita de resumo e que buscaram proporcionar aos estudantes um leque de materiais e de atividades que lhes possibilitasse ter mais propriedade no momento de produzir textos dessa natureza não só na disciplina, mas principalmente no decorrer de sua formação inicial. Ao longo das aulas, foram tratadas questões sobre a elaboração de resumo com base em materiais teóricos e atividades práticas disponibilizados no Moodle a partir de variadas ferramentas, as quais se mostraram bastante efetivas, uma vez que possibilitaram aos acadêmicos grande interação com o gênero resumo e o aprimoramento de suas produções a partir das observações feitas pelos colegas, visíveis na escrita da versão final do texto entregue na quinta aula da sequência.   Palavras-chave: Ferramentas do Moodle. Escrita acadêmica. Gênero resumo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4113
10.35819/linguatec.v5.n1.4113
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4113
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v5.n1.4113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4113/2640
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Flávia Zanatta, Garine Andréa Keller, Juliana Thiesen Fuchs
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Flávia Zanatta, Garine Andréa Keller, Juliana Thiesen Fuchs
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 5 n. 1 (2020); 384-403
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1798042322359812096