O ensino e a aprendizagem da escrita orientada por uma proposta de trabalho interdisciplinar: integrando conteúdos da formação básica e profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5295 |
Resumo: | A presente narrativa apresenta uma proposta de trabalho interdisciplinar executada com duas turmas do 1º ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio que envolveu o ensino e a aprendizagem da escrita para fins acadêmicos. O trabalho buscou integrar o ensino de dois componentes da matriz curricular do curso: Língua Portuguesa, do núcleo de base comum, e Fitossanidade, do núcleo de base profissionalizante. A proposta culminou na elaboração de um trabalho final escrito, intitulado Doença de Estimação, em que os estudantes sistematizaram e incorporaram em um texto de caráter acadêmico os seus conhecimentos técnicos construídos ao longo de um semestre acerca de tópicos em Fitossanidade. A execução da proposta envolveu uma série de etapas articuladas, organizadas em torno de atividades de planejamento, de ensino e de avaliação. A experiência aponta para a importância de atividades interdisciplinares na construção de uma aprendizagem significativa, especialmente para a produção escrita. |
id |
IFRS-3_9de08e4016f7748ad32df05124da92a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5295 |
network_acronym_str |
IFRS-3 |
network_name_str |
LínguaTec |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino e a aprendizagem da escrita orientada por uma proposta de trabalho interdisciplinar: integrando conteúdos da formação básica e profissionalA presente narrativa apresenta uma proposta de trabalho interdisciplinar executada com duas turmas do 1º ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio que envolveu o ensino e a aprendizagem da escrita para fins acadêmicos. O trabalho buscou integrar o ensino de dois componentes da matriz curricular do curso: Língua Portuguesa, do núcleo de base comum, e Fitossanidade, do núcleo de base profissionalizante. A proposta culminou na elaboração de um trabalho final escrito, intitulado Doença de Estimação, em que os estudantes sistematizaram e incorporaram em um texto de caráter acadêmico os seus conhecimentos técnicos construídos ao longo de um semestre acerca de tópicos em Fitossanidade. A execução da proposta envolveu uma série de etapas articuladas, organizadas em torno de atividades de planejamento, de ensino e de avaliação. A experiência aponta para a importância de atividades interdisciplinares na construção de uma aprendizagem significativa, especialmente para a produção escrita.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2021-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/529510.35819/linguatec.v6.n2.5295LínguaTec; v. 6 n. 2 (2021); 207-2222525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5295/3023Copyright (c) 2021 Andréia Kanitz, Marcus André Kurtz Almançahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKanitz, AndréiaAlmança, Marcus André Kurtz2021-11-17T14:40:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5295Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2021-11-17T14:40:55LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino e a aprendizagem da escrita orientada por uma proposta de trabalho interdisciplinar: integrando conteúdos da formação básica e profissional |
title |
O ensino e a aprendizagem da escrita orientada por uma proposta de trabalho interdisciplinar: integrando conteúdos da formação básica e profissional |
spellingShingle |
O ensino e a aprendizagem da escrita orientada por uma proposta de trabalho interdisciplinar: integrando conteúdos da formação básica e profissional Kanitz, Andréia |
title_short |
O ensino e a aprendizagem da escrita orientada por uma proposta de trabalho interdisciplinar: integrando conteúdos da formação básica e profissional |
title_full |
O ensino e a aprendizagem da escrita orientada por uma proposta de trabalho interdisciplinar: integrando conteúdos da formação básica e profissional |
title_fullStr |
O ensino e a aprendizagem da escrita orientada por uma proposta de trabalho interdisciplinar: integrando conteúdos da formação básica e profissional |
title_full_unstemmed |
O ensino e a aprendizagem da escrita orientada por uma proposta de trabalho interdisciplinar: integrando conteúdos da formação básica e profissional |
title_sort |
O ensino e a aprendizagem da escrita orientada por uma proposta de trabalho interdisciplinar: integrando conteúdos da formação básica e profissional |
author |
Kanitz, Andréia |
author_facet |
Kanitz, Andréia Almança, Marcus André Kurtz |
author_role |
author |
author2 |
Almança, Marcus André Kurtz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kanitz, Andréia Almança, Marcus André Kurtz |
description |
A presente narrativa apresenta uma proposta de trabalho interdisciplinar executada com duas turmas do 1º ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio que envolveu o ensino e a aprendizagem da escrita para fins acadêmicos. O trabalho buscou integrar o ensino de dois componentes da matriz curricular do curso: Língua Portuguesa, do núcleo de base comum, e Fitossanidade, do núcleo de base profissionalizante. A proposta culminou na elaboração de um trabalho final escrito, intitulado Doença de Estimação, em que os estudantes sistematizaram e incorporaram em um texto de caráter acadêmico os seus conhecimentos técnicos construídos ao longo de um semestre acerca de tópicos em Fitossanidade. A execução da proposta envolveu uma série de etapas articuladas, organizadas em torno de atividades de planejamento, de ensino e de avaliação. A experiência aponta para a importância de atividades interdisciplinares na construção de uma aprendizagem significativa, especialmente para a produção escrita. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5295 10.35819/linguatec.v6.n2.5295 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5295 |
identifier_str_mv |
10.35819/linguatec.v6.n2.5295 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5295/3023 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Andréia Kanitz, Marcus André Kurtz Almança https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Andréia Kanitz, Marcus André Kurtz Almança https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
LínguaTec; v. 6 n. 2 (2021); 207-222 2525-3425 reponame:LínguaTec instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
LínguaTec |
collection |
LínguaTec |
repository.name.fl_str_mv |
LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||linguatec@ifrs.edu.br |
_version_ |
1809210010743341056 |