O ensino e a aprendizagem da escrita orientada por uma proposta de trabalho interdisciplinar: integrando conteúdos da formação básica e profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kanitz, Andréia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Almança, Marcus André Kurtz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5295
Resumo: A presente narrativa apresenta uma proposta de trabalho interdisciplinar executada com duas turmas do 1º ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio que envolveu o ensino e a aprendizagem da escrita para fins acadêmicos. O trabalho buscou integrar o ensino de dois componentes da matriz curricular do curso: Língua Portuguesa, do núcleo de base comum, e Fitossanidade, do núcleo de base profissionalizante. A proposta culminou na elaboração de um trabalho final escrito, intitulado Doença de Estimação, em que os estudantes sistematizaram e incorporaram em um texto de caráter acadêmico os seus conhecimentos técnicos construídos ao longo de um semestre acerca de tópicos em Fitossanidade. A execução da proposta envolveu uma série de etapas articuladas, organizadas em torno de atividades de planejamento, de ensino e de avaliação. A experiência aponta para a importância de atividades interdisciplinares na construção de uma aprendizagem significativa, especialmente para a produção escrita.
id IFRS-3_9de08e4016f7748ad32df05124da92a4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5295
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling O ensino e a aprendizagem da escrita orientada por uma proposta de trabalho interdisciplinar: integrando conteúdos da formação básica e profissionalA presente narrativa apresenta uma proposta de trabalho interdisciplinar executada com duas turmas do 1º ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio que envolveu o ensino e a aprendizagem da escrita para fins acadêmicos. O trabalho buscou integrar o ensino de dois componentes da matriz curricular do curso: Língua Portuguesa, do núcleo de base comum, e Fitossanidade, do núcleo de base profissionalizante. A proposta culminou na elaboração de um trabalho final escrito, intitulado Doença de Estimação, em que os estudantes sistematizaram e incorporaram em um texto de caráter acadêmico os seus conhecimentos técnicos construídos ao longo de um semestre acerca de tópicos em Fitossanidade. A execução da proposta envolveu uma série de etapas articuladas, organizadas em torno de atividades de planejamento, de ensino e de avaliação. A experiência aponta para a importância de atividades interdisciplinares na construção de uma aprendizagem significativa, especialmente para a produção escrita.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2021-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/529510.35819/linguatec.v6.n2.5295LínguaTec; v. 6 n. 2 (2021); 207-2222525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5295/3023Copyright (c) 2021 Andréia Kanitz, Marcus André Kurtz Almançahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKanitz, AndréiaAlmança, Marcus André Kurtz2021-11-17T14:40:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5295Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2021-11-17T14:40:55LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino e a aprendizagem da escrita orientada por uma proposta de trabalho interdisciplinar: integrando conteúdos da formação básica e profissional
title O ensino e a aprendizagem da escrita orientada por uma proposta de trabalho interdisciplinar: integrando conteúdos da formação básica e profissional
spellingShingle O ensino e a aprendizagem da escrita orientada por uma proposta de trabalho interdisciplinar: integrando conteúdos da formação básica e profissional
Kanitz, Andréia
title_short O ensino e a aprendizagem da escrita orientada por uma proposta de trabalho interdisciplinar: integrando conteúdos da formação básica e profissional
title_full O ensino e a aprendizagem da escrita orientada por uma proposta de trabalho interdisciplinar: integrando conteúdos da formação básica e profissional
title_fullStr O ensino e a aprendizagem da escrita orientada por uma proposta de trabalho interdisciplinar: integrando conteúdos da formação básica e profissional
title_full_unstemmed O ensino e a aprendizagem da escrita orientada por uma proposta de trabalho interdisciplinar: integrando conteúdos da formação básica e profissional
title_sort O ensino e a aprendizagem da escrita orientada por uma proposta de trabalho interdisciplinar: integrando conteúdos da formação básica e profissional
author Kanitz, Andréia
author_facet Kanitz, Andréia
Almança, Marcus André Kurtz
author_role author
author2 Almança, Marcus André Kurtz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kanitz, Andréia
Almança, Marcus André Kurtz
description A presente narrativa apresenta uma proposta de trabalho interdisciplinar executada com duas turmas do 1º ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio que envolveu o ensino e a aprendizagem da escrita para fins acadêmicos. O trabalho buscou integrar o ensino de dois componentes da matriz curricular do curso: Língua Portuguesa, do núcleo de base comum, e Fitossanidade, do núcleo de base profissionalizante. A proposta culminou na elaboração de um trabalho final escrito, intitulado Doença de Estimação, em que os estudantes sistematizaram e incorporaram em um texto de caráter acadêmico os seus conhecimentos técnicos construídos ao longo de um semestre acerca de tópicos em Fitossanidade. A execução da proposta envolveu uma série de etapas articuladas, organizadas em torno de atividades de planejamento, de ensino e de avaliação. A experiência aponta para a importância de atividades interdisciplinares na construção de uma aprendizagem significativa, especialmente para a produção escrita.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5295
10.35819/linguatec.v6.n2.5295
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5295
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v6.n2.5295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5295/3023
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Andréia Kanitz, Marcus André Kurtz Almança
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Andréia Kanitz, Marcus André Kurtz Almança
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 6 n. 2 (2021); 207-222
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1809210010743341056