Administração da escola publica estadual : exercicio solitario ou solidario ?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cação, Maria Izaura
Data de Publicação: 1989
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574785
Resumo: Orientador: Maria Lucia Rocha Duarte Carvalho
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spelling Administração da escola publica estadual : exercicio solitario ou solidario ?Escolas - Organização e administraçãoEscolas publicas - AdministraçãoEducação - AdministraçãoOrientador: Maria Lucia Rocha Duarte CarvalhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A dissertação, a partir do estudo do sistema educacional paulista, inserido num contexto de burocratização do pais, pós 64, procurou levantar subsídios teóricos e práticos no sentido de discutir as possibilidades ou não da escola pública estadual tornar-se uma agência de transformação social, através de uma gestão democrática. Para tanto, partimos do pressuposto de que a participação, não apenas a nível interno da Unidade Escolar, mas desta aliada a outros movimentos sociais da Sociedade Civil, constitui-se requisito para a democratização, com vistas à construção de uma nova hegemonia - a das camadas subalternas. Como procedimento metodológico, empreendemos uma pesquisa exploratória com Diretores de Escola da Delegacia de Ensino de Moji Mirim, Divisão Regional de Ensino de Campinas, Secretaria de Estado da Educação de são Paulo. Seus resultados corroboram os pressupostos teóricos de que o diretor, assim como a escola pública, não possuem autonomia, nem poder decisório nos aspectos relevantes e substanciais: referentes ao processo educacional e à própria função da escola, enquanto agência de transformação social junto aos interesses dominados, e nem o Diretor possui, ainda, condições de tornar-se o "novo intelectual" a serviço desses interessesMestradoAdministração e Supervisão EscolarMestre em Educação[s.n.]Carvalho, Maria Lucia Rocha Duarte de, 1937-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCação, Maria Izaura19891989-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf203 [51]f. : graf. ; tab. ; 31 cm.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574785CAÇÃO, Maria Izaura. Administração da escola publica estadual : exercicio solitario ou solidario ?. 1989. 203 [51]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574785. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/18029porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T01:53:15Zoai::18029Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T01:53:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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