Concepções docentes sobre modelagem matemática como prática de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFRS |
Texto Completo: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/379 |
Resumo: | A Modelagem Matemática como metodologia de ensino configura-se como uma das tendências contemporâneas de Educação Matemática. No entanto, esta metodologia ainda não é suficientemente conhecida pela maioria dos professores que atuam na educação básica e, com isso, acabam confundindo com outras metodologias. Diante disso, a pesquisa que permeia a escrita desse texto, objetivou identificar quais as concepções dos professores sobre este tema e verificar se estas concepções estão de acordo com a teoria defendida pelos principais autores e pesquisadores desta área. A estrutura de pesquisa baseou-se na análise de respostas coletadas por meio de um questionário direcionado a professores de matemática da educação básica com questões que traziam situações de Modelagem Matemática. Foram utilizadas questões fechadas, nas quais as alternativas traziam oito opções de tendências contemporâneas de educação matemática. A análise do material de pesquisa mostrou que a Modelagem Matemática, como é apresentada pelos principais autores, é uma temática pouco clara para os professores pesquisados. Além disso, analisando os egressos de quatro instituições diferentes de ensino, foi possível observar que aqueles que contemplam disciplinas sobre este tema, apresentaram maior número de respostas corretas. Desse modo, a pesquisa nos levou ao entendimento de que a Modelagem Matemática, como metodologia de ensino, defendida pelos principais autores da área, é uma realidade distante da prática e carece de formação específica para que possa ser implementada na prática docente. |
id |
IFRS-4_296622ec255089e8f1791d68afbac677 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/379 |
network_acronym_str |
IFRS-4 |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFRS |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções docentes sobre modelagem matemática como prática de ensinoMatemáticaModelagem matematicaEducação - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoA Modelagem Matemática como metodologia de ensino configura-se como uma das tendências contemporâneas de Educação Matemática. No entanto, esta metodologia ainda não é suficientemente conhecida pela maioria dos professores que atuam na educação básica e, com isso, acabam confundindo com outras metodologias. Diante disso, a pesquisa que permeia a escrita desse texto, objetivou identificar quais as concepções dos professores sobre este tema e verificar se estas concepções estão de acordo com a teoria defendida pelos principais autores e pesquisadores desta área. A estrutura de pesquisa baseou-se na análise de respostas coletadas por meio de um questionário direcionado a professores de matemática da educação básica com questões que traziam situações de Modelagem Matemática. Foram utilizadas questões fechadas, nas quais as alternativas traziam oito opções de tendências contemporâneas de educação matemática. A análise do material de pesquisa mostrou que a Modelagem Matemática, como é apresentada pelos principais autores, é uma temática pouco clara para os professores pesquisados. Além disso, analisando os egressos de quatro instituições diferentes de ensino, foi possível observar que aqueles que contemplam disciplinas sobre este tema, apresentaram maior número de respostas corretas. Desse modo, a pesquisa nos levou ao entendimento de que a Modelagem Matemática, como metodologia de ensino, defendida pelos principais autores da área, é uma realidade distante da prática e carece de formação específica para que possa ser implementada na prática docente.Bavaresco, DelairPanizzi, Bárbara2021-08-05T00:16:22Z2021-08-05T00:16:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/379porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2022-11-18T17:55:39Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/379Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2022-11-18T17:55:39Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções docentes sobre modelagem matemática como prática de ensino |
title |
Concepções docentes sobre modelagem matemática como prática de ensino |
spellingShingle |
Concepções docentes sobre modelagem matemática como prática de ensino Panizzi, Bárbara Matemática Modelagem matematica Educação - Estudo e ensino Professores - Formação |
title_short |
Concepções docentes sobre modelagem matemática como prática de ensino |
title_full |
Concepções docentes sobre modelagem matemática como prática de ensino |
title_fullStr |
Concepções docentes sobre modelagem matemática como prática de ensino |
title_full_unstemmed |
Concepções docentes sobre modelagem matemática como prática de ensino |
title_sort |
Concepções docentes sobre modelagem matemática como prática de ensino |
author |
Panizzi, Bárbara |
author_facet |
Panizzi, Bárbara |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bavaresco, Delair |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Panizzi, Bárbara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Modelagem matematica Educação - Estudo e ensino Professores - Formação |
topic |
Matemática Modelagem matematica Educação - Estudo e ensino Professores - Formação |
description |
A Modelagem Matemática como metodologia de ensino configura-se como uma das tendências contemporâneas de Educação Matemática. No entanto, esta metodologia ainda não é suficientemente conhecida pela maioria dos professores que atuam na educação básica e, com isso, acabam confundindo com outras metodologias. Diante disso, a pesquisa que permeia a escrita desse texto, objetivou identificar quais as concepções dos professores sobre este tema e verificar se estas concepções estão de acordo com a teoria defendida pelos principais autores e pesquisadores desta área. A estrutura de pesquisa baseou-se na análise de respostas coletadas por meio de um questionário direcionado a professores de matemática da educação básica com questões que traziam situações de Modelagem Matemática. Foram utilizadas questões fechadas, nas quais as alternativas traziam oito opções de tendências contemporâneas de educação matemática. A análise do material de pesquisa mostrou que a Modelagem Matemática, como é apresentada pelos principais autores, é uma temática pouco clara para os professores pesquisados. Além disso, analisando os egressos de quatro instituições diferentes de ensino, foi possível observar que aqueles que contemplam disciplinas sobre este tema, apresentaram maior número de respostas corretas. Desse modo, a pesquisa nos levou ao entendimento de que a Modelagem Matemática, como metodologia de ensino, defendida pelos principais autores da área, é uma realidade distante da prática e carece de formação específica para que possa ser implementada na prática docente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-05T00:16:22Z 2021-08-05T00:16:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/379 |
url |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/379 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFRS instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFRS |
collection |
Repositório Institucional do IFRS |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@ifrs.edu.br |
_version_ |
1810022017475280896 |