O efeito do bullying a partir de múltiplas vozes: narrativas das vítimas, dos agressores, da família e da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Polo, Ivana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/6567
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) está vinculado à obtenção do grau de Licenciada no Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade de Caxias do Sul. A pesquisa que culmina com essa monografia teve como objetivo "escutar a voz das vítimas, dos agressores, das famílias e da escola sobre a experiência com o Bullying, a fim de perceber os efeitos desse fenômeno no desenvolvimento e na aprendizagem de crianças e adolescentes, de modo a identificar elementos para sua prevenção". Em outras palavras, o intuito é compreender as consequências do Bullying no processo de escolarização e na vida cotidiana das vítimas. O interesse pelo Bullying no cotidiano escolar, iniciou a partir das minhas experiências e vivências na Educação Básica, pois fui vítima do Bullying no ambiente escolar. A pesquisa é de natureza qualitativa, sem a pretensão de generalização, com características descritivas e analíticas, complementada por uma revisão teórica sobre o Bullying, considerando as contribuições dos seguintes autores: Carpenter e Fergunson (2011), Felizardo (2011), Calhau (2010), Silva (2010), os quais desenvolvem abordagens associadas ao objeto do presente estudo. A troca de cartas de aula, a qual é tematizada por Stecanela e Pedro (2019), foi o método encontrado para sistematizar os caminhos e os resultados da pesquisa, bem como para a escuta das narrativas dos interlocutores empíricos, ou seja, as narrativas das vítimas, da família, da escola, e dos praticantes de Bullying no cotidiano escolar. O trabalho se compõe de um conjunto de cartas trocadas com a orientadora e um conjunto de cartas trocadas com os participantes que colaboraram na pesquisa. Entre os resultados encontrados, é possível afirmar que: (a) o Bullying, é uma manifestação de violência que prejudica o desenvolvimento cognitivo, social e emocional de crianças e adolescentes; (b) tanto as vítimas como os agressores são influenciados pelas ações cotidianas do mundo contemporâneo, isto é, com as grandes imposições estipuladas pelos padrões da sociedade; (c) é preciso levar em conta a temporalidade em que o Bullying é exercido ou sofrido no ambiente escolar; (d) os modos como as famílias e as escolas reagem e intervêm à presença do Bullying; (e) são múltiplas as formas como são realizadas a proteção e prevenção das recorrências; (f) por fim, o desenvolvimento do trabalho contribuiu com a trajetória acadêmica e de futura atuação docente da autora do mesmo, pois compreende a necessidade de saber como intervir no processo de violência no ambiente escolar (sic).
id UCS_a597d2a31aac53442c813cb9642d1d60
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/6567
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Polo, IvanaMorés, AndréiaZanette, Carla Roberta SassetStecanela, Nilda2020-10-03T21:46:07Z2020-10-03T21:46:07Z2020-08-182019-12-12https://repositorio.ucs.br/11338/6567O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) está vinculado à obtenção do grau de Licenciada no Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade de Caxias do Sul. A pesquisa que culmina com essa monografia teve como objetivo "escutar a voz das vítimas, dos agressores, das famílias e da escola sobre a experiência com o Bullying, a fim de perceber os efeitos desse fenômeno no desenvolvimento e na aprendizagem de crianças e adolescentes, de modo a identificar elementos para sua prevenção". Em outras palavras, o intuito é compreender as consequências do Bullying no processo de escolarização e na vida cotidiana das vítimas. O interesse pelo Bullying no cotidiano escolar, iniciou a partir das minhas experiências e vivências na Educação Básica, pois fui vítima do Bullying no ambiente escolar. A pesquisa é de natureza qualitativa, sem a pretensão de generalização, com características descritivas e analíticas, complementada por uma revisão teórica sobre o Bullying, considerando as contribuições dos seguintes autores: Carpenter e Fergunson (2011), Felizardo (2011), Calhau (2010), Silva (2010), os quais desenvolvem abordagens associadas ao objeto do presente estudo. A troca de cartas de aula, a qual é tematizada por Stecanela e Pedro (2019), foi o método encontrado para sistematizar os caminhos e os resultados da pesquisa, bem como para a escuta das narrativas dos interlocutores empíricos, ou seja, as narrativas das vítimas, da família, da escola, e dos praticantes de Bullying no cotidiano escolar. O trabalho se compõe de um conjunto de cartas trocadas com a orientadora e um conjunto de cartas trocadas com os participantes que colaboraram na pesquisa. Entre os resultados encontrados, é possível afirmar que: (a) o Bullying, é uma manifestação de violência que prejudica o desenvolvimento cognitivo, social e emocional de crianças e adolescentes; (b) tanto as vítimas como os agressores são influenciados pelas ações cotidianas do mundo contemporâneo, isto é, com as grandes imposições estipuladas pelos padrões da sociedade; (c) é preciso levar em conta a temporalidade em que o Bullying é exercido ou sofrido no ambiente escolar; (d) os modos como as famílias e as escolas reagem e intervêm à presença do Bullying; (e) são múltiplas as formas como são realizadas a proteção e prevenção das recorrências; (f) por fim, o desenvolvimento do trabalho contribuiu com a trajetória acadêmica e de futura atuação docente da autora do mesmo, pois compreende a necessidade de saber como intervir no processo de violência no ambiente escolar (sic).Assédio nas escolasViolência na escolaO efeito do bullying a partir de múltiplas vozes: narrativas das vítimas, dos agressores, da família e da escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em PedagogiaCampus Universitário de Caxias do Sul2020-08-18 00:00:00ORIGINALTCC Ivana Polo.pdfTCC Ivana Polo.pdfapplication/pdf1128331https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6567/1/TCC%20Ivana%20Polo.pdf1813a90a13919519e355c76625d083e3MD51TEXTTCC Ivana Polo.pdf.txtTCC Ivana Polo.pdf.txtExtracted texttext/plain220468https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6567/2/TCC%20Ivana%20Polo.pdf.txt3cea99a1586cd06b1192c5f437d22733MD52THUMBNAILTCC Ivana Polo.pdf.jpgTCC Ivana Polo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1189https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6567/3/TCC%20Ivana%20Polo.pdf.jpg2bbe93a681003bb7847d0e03af759be2MD5311338/65672020-12-10 12:37:36.835oai:repositorio.ucs.br:11338/6567Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2020-12-10T12:37:36Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O efeito do bullying a partir de múltiplas vozes: narrativas das vítimas, dos agressores, da família e da escola
title O efeito do bullying a partir de múltiplas vozes: narrativas das vítimas, dos agressores, da família e da escola
spellingShingle O efeito do bullying a partir de múltiplas vozes: narrativas das vítimas, dos agressores, da família e da escola
Polo, Ivana
Assédio nas escolas
Violência na escola
title_short O efeito do bullying a partir de múltiplas vozes: narrativas das vítimas, dos agressores, da família e da escola
title_full O efeito do bullying a partir de múltiplas vozes: narrativas das vítimas, dos agressores, da família e da escola
title_fullStr O efeito do bullying a partir de múltiplas vozes: narrativas das vítimas, dos agressores, da família e da escola
title_full_unstemmed O efeito do bullying a partir de múltiplas vozes: narrativas das vítimas, dos agressores, da família e da escola
title_sort O efeito do bullying a partir de múltiplas vozes: narrativas das vítimas, dos agressores, da família e da escola
author Polo, Ivana
author_facet Polo, Ivana
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Morés, Andréia
Zanette, Carla Roberta Sasset
dc.contributor.author.fl_str_mv Polo, Ivana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stecanela, Nilda
contributor_str_mv Stecanela, Nilda
dc.subject.por.fl_str_mv Assédio nas escolas
Violência na escola
topic Assédio nas escolas
Violência na escola
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) está vinculado à obtenção do grau de Licenciada no Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade de Caxias do Sul. A pesquisa que culmina com essa monografia teve como objetivo "escutar a voz das vítimas, dos agressores, das famílias e da escola sobre a experiência com o Bullying, a fim de perceber os efeitos desse fenômeno no desenvolvimento e na aprendizagem de crianças e adolescentes, de modo a identificar elementos para sua prevenção". Em outras palavras, o intuito é compreender as consequências do Bullying no processo de escolarização e na vida cotidiana das vítimas. O interesse pelo Bullying no cotidiano escolar, iniciou a partir das minhas experiências e vivências na Educação Básica, pois fui vítima do Bullying no ambiente escolar. A pesquisa é de natureza qualitativa, sem a pretensão de generalização, com características descritivas e analíticas, complementada por uma revisão teórica sobre o Bullying, considerando as contribuições dos seguintes autores: Carpenter e Fergunson (2011), Felizardo (2011), Calhau (2010), Silva (2010), os quais desenvolvem abordagens associadas ao objeto do presente estudo. A troca de cartas de aula, a qual é tematizada por Stecanela e Pedro (2019), foi o método encontrado para sistematizar os caminhos e os resultados da pesquisa, bem como para a escuta das narrativas dos interlocutores empíricos, ou seja, as narrativas das vítimas, da família, da escola, e dos praticantes de Bullying no cotidiano escolar. O trabalho se compõe de um conjunto de cartas trocadas com a orientadora e um conjunto de cartas trocadas com os participantes que colaboraram na pesquisa. Entre os resultados encontrados, é possível afirmar que: (a) o Bullying, é uma manifestação de violência que prejudica o desenvolvimento cognitivo, social e emocional de crianças e adolescentes; (b) tanto as vítimas como os agressores são influenciados pelas ações cotidianas do mundo contemporâneo, isto é, com as grandes imposições estipuladas pelos padrões da sociedade; (c) é preciso levar em conta a temporalidade em que o Bullying é exercido ou sofrido no ambiente escolar; (d) os modos como as famílias e as escolas reagem e intervêm à presença do Bullying; (e) são múltiplas as formas como são realizadas a proteção e prevenção das recorrências; (f) por fim, o desenvolvimento do trabalho contribuiu com a trajetória acadêmica e de futura atuação docente da autora do mesmo, pois compreende a necessidade de saber como intervir no processo de violência no ambiente escolar (sic).
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-12-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-03T21:46:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-03T21:46:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-08-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/6567
url https://repositorio.ucs.br/11338/6567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6567/1/TCC%20Ivana%20Polo.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6567/2/TCC%20Ivana%20Polo.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6567/3/TCC%20Ivana%20Polo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1813a90a13919519e355c76625d083e3
3cea99a1586cd06b1192c5f437d22733
2bbe93a681003bb7847d0e03af759be2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308888327487488