A conservação das edificações escolares do IFRS: elaboração de um produto educacional direcionado aos sujeitos vinculados à infraestrutura dos campi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beltram, Caroline Possoli
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/184
Resumo: A conservação das edificações escolares garante a preservação do patrimônio institucional, a segurança de seus usuários e permite a perpetuação do espaço enquanto cenário educativo e social. Nesse sentido, a presente pesquisa analisou a importância da conservação das edificações no contexto educacional da EPT, como base para o desenvolvimento de um produto educacional que estimule a formação permanente dos sujeitos vinculados ao setor de infraestrutura dos campi do IFRS. Para tanto, buscou entender a importância do espaço físico no contexto da educação, identificar os marcos regulatórios sobre a conservação de edificações, compreender a realidade de trabalho dos servidores dos setores de infraestrutura dos campi do IFRS e desenvolver um produto educacional no contexto da conservação das edificações escolares do IFRS, verificando sua pertinência. A natureza da pesquisa caracterizou-se como pesquisa aplicada, de cunho exploratório e qualitativa. Utilizou a pesquisa de campo no sentido de obter conhecimentos sobre a realidade dos setores de infraestrutura, bem como na etapa de avaliação do produto educacional pelos sujeitos. O resultado da pesquisa, materializado no Guia de Orientações para Conservação das Edificações Escolares do IFRS, propõe-se a contribuir, enquanto produto educacional, para uma educação permanente dos profissionais lotados nos setores de Infraestrutura dos campi, permitindo a valorização e a melhor conservação dos espaços educativos do IFRS, colaborando indiretamente com a melhoria da Educação Profissional e Tecnológica.
id IFRS-4_9292034046a8c586ba9dc948230844dc
oai_identifier_str oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/184
network_acronym_str IFRS-4
network_name_str Repositório Institucional do IFRS
repository_id_str
spelling A conservação das edificações escolares do IFRS: elaboração de um produto educacional direcionado aos sujeitos vinculados à infraestrutura dos campiInstalações escolares - AdministraçãoEscolas - Organização e administraçãoA conservação das edificações escolares garante a preservação do patrimônio institucional, a segurança de seus usuários e permite a perpetuação do espaço enquanto cenário educativo e social. Nesse sentido, a presente pesquisa analisou a importância da conservação das edificações no contexto educacional da EPT, como base para o desenvolvimento de um produto educacional que estimule a formação permanente dos sujeitos vinculados ao setor de infraestrutura dos campi do IFRS. Para tanto, buscou entender a importância do espaço físico no contexto da educação, identificar os marcos regulatórios sobre a conservação de edificações, compreender a realidade de trabalho dos servidores dos setores de infraestrutura dos campi do IFRS e desenvolver um produto educacional no contexto da conservação das edificações escolares do IFRS, verificando sua pertinência. A natureza da pesquisa caracterizou-se como pesquisa aplicada, de cunho exploratório e qualitativa. Utilizou a pesquisa de campo no sentido de obter conhecimentos sobre a realidade dos setores de infraestrutura, bem como na etapa de avaliação do produto educacional pelos sujeitos. O resultado da pesquisa, materializado no Guia de Orientações para Conservação das Edificações Escolares do IFRS, propõe-se a contribuir, enquanto produto educacional, para uma educação permanente dos profissionais lotados nos setores de Infraestrutura dos campi, permitindo a valorização e a melhor conservação dos espaços educativos do IFRS, colaborando indiretamente com a melhoria da Educação Profissional e Tecnológica.The conservation of school buildings guarantees the preservation of the institutional properties, the safety of its users and allows the perpetuation of the space as an educational and social scenario. In this regard, this research analyzed the importance of building conservation in the educational context of EPT, as the basis for the development of an educational product that encourages the permanent training of subjects linked to the infrastructure sector of the IFRS campuses. To this end, it sought to understand the importance of physical space in the context of education, to identify the regulatory frameworks for building conservation, to understand the reality of the work of the employees in the infrastructure sectors of the IFRS campuses and to develop an educational product in the context of conservation of the IFRS school buildings, verifying its relevance. It was applied an exploratory and qualitative research. The field research was used in order to enhance knowledge about the reality of the infrastructure sectors as well as in the stage of evaluation of the educational product by the subjects. The result of the research, materialized in the IFRS Guidelines for the Conservation of School Buildings, proposes to contribute, as an educational product, to a permanent education of professionals working in the Infrastructure sectors of the campuses, allowing the valorization and better conservation of the educational spaces of IFRS, collaborating indirectly with the improvement of Professional and Technological Education.Schwanke, CibeleBeltram, Caroline Possoli2020-11-05T14:49:17Z2020-11-05T14:49:17Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/184porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2022-09-05T19:42:19Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/184Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2022-09-05T19:42:19Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv A conservação das edificações escolares do IFRS: elaboração de um produto educacional direcionado aos sujeitos vinculados à infraestrutura dos campi
title A conservação das edificações escolares do IFRS: elaboração de um produto educacional direcionado aos sujeitos vinculados à infraestrutura dos campi
spellingShingle A conservação das edificações escolares do IFRS: elaboração de um produto educacional direcionado aos sujeitos vinculados à infraestrutura dos campi
Beltram, Caroline Possoli
Instalações escolares - Administração
Escolas - Organização e administração
title_short A conservação das edificações escolares do IFRS: elaboração de um produto educacional direcionado aos sujeitos vinculados à infraestrutura dos campi
title_full A conservação das edificações escolares do IFRS: elaboração de um produto educacional direcionado aos sujeitos vinculados à infraestrutura dos campi
title_fullStr A conservação das edificações escolares do IFRS: elaboração de um produto educacional direcionado aos sujeitos vinculados à infraestrutura dos campi
title_full_unstemmed A conservação das edificações escolares do IFRS: elaboração de um produto educacional direcionado aos sujeitos vinculados à infraestrutura dos campi
title_sort A conservação das edificações escolares do IFRS: elaboração de um produto educacional direcionado aos sujeitos vinculados à infraestrutura dos campi
author Beltram, Caroline Possoli
author_facet Beltram, Caroline Possoli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schwanke, Cibele
dc.contributor.author.fl_str_mv Beltram, Caroline Possoli
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Instalações escolares - Administração
Escolas - Organização e administração
topic Instalações escolares - Administração
Escolas - Organização e administração
description A conservação das edificações escolares garante a preservação do patrimônio institucional, a segurança de seus usuários e permite a perpetuação do espaço enquanto cenário educativo e social. Nesse sentido, a presente pesquisa analisou a importância da conservação das edificações no contexto educacional da EPT, como base para o desenvolvimento de um produto educacional que estimule a formação permanente dos sujeitos vinculados ao setor de infraestrutura dos campi do IFRS. Para tanto, buscou entender a importância do espaço físico no contexto da educação, identificar os marcos regulatórios sobre a conservação de edificações, compreender a realidade de trabalho dos servidores dos setores de infraestrutura dos campi do IFRS e desenvolver um produto educacional no contexto da conservação das edificações escolares do IFRS, verificando sua pertinência. A natureza da pesquisa caracterizou-se como pesquisa aplicada, de cunho exploratório e qualitativa. Utilizou a pesquisa de campo no sentido de obter conhecimentos sobre a realidade dos setores de infraestrutura, bem como na etapa de avaliação do produto educacional pelos sujeitos. O resultado da pesquisa, materializado no Guia de Orientações para Conservação das Edificações Escolares do IFRS, propõe-se a contribuir, enquanto produto educacional, para uma educação permanente dos profissionais lotados nos setores de Infraestrutura dos campi, permitindo a valorização e a melhor conservação dos espaços educativos do IFRS, colaborando indiretamente com a melhoria da Educação Profissional e Tecnológica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-05T14:49:17Z
2020-11-05T14:49:17Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/184
url https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFRS
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Repositório Institucional do IFRS
collection Repositório Institucional do IFRS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifrs.edu.br
_version_ 1813897512769028096