Gestão escolar e a indisciplina: uma análise da rede pública estadual de São Sebastião do Caí - RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFRS |
Texto Completo: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/272 |
Resumo: | Os problemas de indisciplina na sala de aula é algo que se tem tornado frequente, segundo dados de uma pesquisa feita pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Neste sentido, este trabalho busca verificar como a Gestão Escolar procede nos momentos que a indisciplina ultrapassa os limites da sala de aula. A pesquisa foi realizada nas escolas da rede pública estadual de São Sebastião do Caí. Os procedimentos metodológicos utilizados neste trabalho foram a pesquisa bibliográfica, as entrevistas realizadas com os gestores escolares e a análise documental. A partir dos dados coletados e da pesquisa bibligráfica, foram desenvolvidos capítulos relacionados com o tema presente neste trabalho como os casos de indisciplina mais frequentes, normas de convivência, relação professor/aluno em sala de aula, relação da indisciplina com o ambiente externo e relação da gestão escolar com os casos de indisciplina, sendo este último, uma análise das entrevistas para saber sobre a visão dos gestores sobre o aspecto cognitivo do tema. A partir destes dados coletados percebeu-se porque este problema com a indisciplina torna-se tão recorrente. As considerações finais apontam para uma retomada de tudo que foi visto e sugere um plano de ação para orientar os gestores escolares em suas decisões. |
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Gestão escolar e a indisciplina: uma análise da rede pública estadual de São Sebastião do Caí - RSGestão escolarProfessores e alunosDisciplina escolarOs problemas de indisciplina na sala de aula é algo que se tem tornado frequente, segundo dados de uma pesquisa feita pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Neste sentido, este trabalho busca verificar como a Gestão Escolar procede nos momentos que a indisciplina ultrapassa os limites da sala de aula. A pesquisa foi realizada nas escolas da rede pública estadual de São Sebastião do Caí. Os procedimentos metodológicos utilizados neste trabalho foram a pesquisa bibliográfica, as entrevistas realizadas com os gestores escolares e a análise documental. A partir dos dados coletados e da pesquisa bibligráfica, foram desenvolvidos capítulos relacionados com o tema presente neste trabalho como os casos de indisciplina mais frequentes, normas de convivência, relação professor/aluno em sala de aula, relação da indisciplina com o ambiente externo e relação da gestão escolar com os casos de indisciplina, sendo este último, uma análise das entrevistas para saber sobre a visão dos gestores sobre o aspecto cognitivo do tema. A partir destes dados coletados percebeu-se porque este problema com a indisciplina torna-se tão recorrente. As considerações finais apontam para uma retomada de tudo que foi visto e sugere um plano de ação para orientar os gestores escolares em suas decisões.The problems of indiscipline in the classroom are something that has become frequent, according to a survey by the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD). In this sense, this work seeks to verify how the School Management proceeds in the moments that the indiscipline goes beyond the limits of the classroom. The research was carried out in schools of the state public network of São Sebastião do Caí. The methodological procedures used in this work were bibliographic research, interviews with school managers and documentary analysis. Based on the collected data and the bibliographical research, chapters related to the theme present in this work were developed as to the most frequent indiscipline cases, norms of coexistence, teacher / student relationship in the classroom, relationship of indiscipline with the external environment and relation of school management with cases of indiscipline, the latter being an analysis of the interviews to know about the managers' view on the cognitive aspect of the theme. From these collected data it was noticed that this problem with indiscipline becomes so recurrent. The final considerations point to a resumption of everything that has been seen and suggests a plan of action to guide school managers in their decisions.Foschiera, RogérioPadilha, Vanessa Radke2021-05-15T00:08:27Z2021-05-15T00:08:27Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/272porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2021-05-20T00:49:34Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/272Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2021-05-20T00:49:34Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
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