Perspectiva da gestão escolar em relação à organização do espaço da sala de aula na escola de educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klering, Fernanda
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/288
Resumo: Este estudo buscou analisar a perspectiva da gestão escolar em relação à organização do espaço da sala de aula em uma escola de educação infantil do município de São Leopoldo-RS. A pesquisa apresenta uma experiência de reorganização do espaço da sala de aula do infantil III, posteriormente articulando a mesma com a perspectiva da gestão escolar. Caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, sendo que o principal instrumento para levantamento dos dados foram entrevistas semiestruturadas (com três gestoras). Os dados coletados foram analisados a partir de princípios da Análise de Conteúdo. O referencial teórico da pesquisa baseou-se em autores como: Barbosa (2001; 2006), Forneiro (1998), Horn (2007; 2017), Oliveira (2000; 2011), Staccioli (2013) e Zabalza (1998). O estudo apontou como o processo de mudança repercutiu na instituição, uma vez que a reformulação de uma sala impulsionou outras professoras a criarem espaços diferenciados. Junto a isso, destaca-se que a gestão escolar percebe a relevância de ampliar esse processo, estendendo-o a outros ambientes e possibilitando ampliar os olhares para a organização dos espaços na escola.
id IFRS-4_c1057f2acc52879920605fac5e1f1459
oai_identifier_str oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/288
network_acronym_str IFRS-4
network_name_str Repositório Institucional do IFRS
repository_id_str
spelling Perspectiva da gestão escolar em relação à organização do espaço da sala de aula na escola de educação infantilEscolas - Organização e administraçãoEducação infantilAmbiente de sala de aulaGestão escolarEste estudo buscou analisar a perspectiva da gestão escolar em relação à organização do espaço da sala de aula em uma escola de educação infantil do município de São Leopoldo-RS. A pesquisa apresenta uma experiência de reorganização do espaço da sala de aula do infantil III, posteriormente articulando a mesma com a perspectiva da gestão escolar. Caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, sendo que o principal instrumento para levantamento dos dados foram entrevistas semiestruturadas (com três gestoras). Os dados coletados foram analisados a partir de princípios da Análise de Conteúdo. O referencial teórico da pesquisa baseou-se em autores como: Barbosa (2001; 2006), Forneiro (1998), Horn (2007; 2017), Oliveira (2000; 2011), Staccioli (2013) e Zabalza (1998). O estudo apontou como o processo de mudança repercutiu na instituição, uma vez que a reformulação de uma sala impulsionou outras professoras a criarem espaços diferenciados. Junto a isso, destaca-se que a gestão escolar percebe a relevância de ampliar esse processo, estendendo-o a outros ambientes e possibilitando ampliar os olhares para a organização dos espaços na escola.This study aimed to analyze the perspective of school management in relation to the organization of classroom space in a early childhood education school in the municipality of São Leopoldo-RS. The research presents an experience of reorganization of the classroom space of the early childhood education level III, later articulating it with the perspective of the school management. It was characterized as a qualitative research, and the main instrument for data collection was semistructured interviews (with three managers). The collected data were analyzed from the principles of Content Analysis. The theoretical reference of the research was based on authors such as: Barbosa (2001, 2006), Forneiro (1998), Horn (2007, 2017), Oliveira (2000, 2011), Staccioli (2013) and Zabalza (1998). The study pointed out how the process of change had an impact on the institution, since the reformulation of a room encouraged other teachers to create different spaces. In addition to this, it is worth noting that school management perceives the relevance of expanding this process, extending it to other environments and making it possible to broaden the perspectives for the organization of spaces in the school.Antich, Andréia VeridianaKlering, Fernanda2021-05-29T00:25:22Z2021-05-29T00:25:22Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/288porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2021-05-29T00:34:57Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/288Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2021-05-29T00:34:57Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectiva da gestão escolar em relação à organização do espaço da sala de aula na escola de educação infantil
title Perspectiva da gestão escolar em relação à organização do espaço da sala de aula na escola de educação infantil
spellingShingle Perspectiva da gestão escolar em relação à organização do espaço da sala de aula na escola de educação infantil
Klering, Fernanda
Escolas - Organização e administração
Educação infantil
Ambiente de sala de aula
Gestão escolar
title_short Perspectiva da gestão escolar em relação à organização do espaço da sala de aula na escola de educação infantil
title_full Perspectiva da gestão escolar em relação à organização do espaço da sala de aula na escola de educação infantil
title_fullStr Perspectiva da gestão escolar em relação à organização do espaço da sala de aula na escola de educação infantil
title_full_unstemmed Perspectiva da gestão escolar em relação à organização do espaço da sala de aula na escola de educação infantil
title_sort Perspectiva da gestão escolar em relação à organização do espaço da sala de aula na escola de educação infantil
author Klering, Fernanda
author_facet Klering, Fernanda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antich, Andréia Veridiana
dc.contributor.author.fl_str_mv Klering, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas - Organização e administração
Educação infantil
Ambiente de sala de aula
Gestão escolar
topic Escolas - Organização e administração
Educação infantil
Ambiente de sala de aula
Gestão escolar
description Este estudo buscou analisar a perspectiva da gestão escolar em relação à organização do espaço da sala de aula em uma escola de educação infantil do município de São Leopoldo-RS. A pesquisa apresenta uma experiência de reorganização do espaço da sala de aula do infantil III, posteriormente articulando a mesma com a perspectiva da gestão escolar. Caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, sendo que o principal instrumento para levantamento dos dados foram entrevistas semiestruturadas (com três gestoras). Os dados coletados foram analisados a partir de princípios da Análise de Conteúdo. O referencial teórico da pesquisa baseou-se em autores como: Barbosa (2001; 2006), Forneiro (1998), Horn (2007; 2017), Oliveira (2000; 2011), Staccioli (2013) e Zabalza (1998). O estudo apontou como o processo de mudança repercutiu na instituição, uma vez que a reformulação de uma sala impulsionou outras professoras a criarem espaços diferenciados. Junto a isso, destaca-se que a gestão escolar percebe a relevância de ampliar esse processo, estendendo-o a outros ambientes e possibilitando ampliar os olhares para a organização dos espaços na escola.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2021-05-29T00:25:22Z
2021-05-29T00:25:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/288
url https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/288
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFRS
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Repositório Institucional do IFRS
collection Repositório Institucional do IFRS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifrs.edu.br
_version_ 1813897512592867328