O espaço de sala de aula na educação infantil : uma análise de documentos políticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Daniela Corrêa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/69870
Resumo: O presente estudo analisa como o espaço de sala de aula é abordado, na educação infantil, por alguns documentos políticos, na perspectiva da educação inclusiva. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado a partir da análise documental, focando duas áreas do conhecimento, a da Educação Especial e da Educação Infantil. A análise foi construída a partir dos seguintes documentos políticos: Plano Nacional de Educação (2001a), Educação Infantil: saberes e práticas da inclusão: introdução (2006), Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009a). As questões norteadoras do desenvolvimento da pesquisa foram: como é abordada a temática do espaço de sala de aula, na educação infantil, na perspectiva da educação inclusiva? As quatro dimensões do espaço, apresentadas por Fornero, são contempladas nos documentos? Como se constituem os espaços e lugares para a criança com deficiência na educação infantil? Como parte constitutiva da análise, dois eixos foram construídos: O espaço em suas quatro dimensões; O espaço de sala de aula na educação infantil: constituição de um lugar. No campo das relações e da constituição da criança pequena, são destacados elementos como o brincar, o movimento e a interação entre seus pares; a educação especial é percebida, predominantemente, a partir de seu aspecto físico, de acessibilidade; e, no que diz respeito à inclusão escolar na educação infantil, por vezes, é abordada de modo superficial, tratando de aspectos mais gerais, apresentando diferentes modo de interpretação e compreensão dos documentos políticos.
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