Reuniões pedagógicas como possibilidades de formação continuada ao professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zimmer, Aline Steffens
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/282
Resumo: Este trabalho apresenta algumas reflexões sobre a formação continuada docente, a reunião pedagógica e a formação em serviço, de maneira a contribuir com o professor sobre o seu entendimento frente ao assunto, e desenvolver uma reflexão crítica de sua prática. Tem como objetivo a análise da percepção dos professores e gestores escolares sobre as reuniões pedagógicas das escolas municipais de Educação Infantil do município B. Para construir o corpus de análise, foram realizadas observações de reuniões pedagógicas, análise de atas e entrevistas semiestruturadas com as professoras da escola 1 e as diretoras das escolas de Educação Infantil. Com a finalidade de elaborar um referencial e uma análise significativos, utilizou-se o embasamento teórico nos estudiosos da área como Nóvoa (1994), Palma, Balzan e Peixoto (2013), Antich e Foster (2012), a legislação vigente, entre outros. Obtiveram-se como resultados desta pesquisa diferentes conceitos e entendimentos por parte dos profissionais da educação entrevistados frente às reuniões pedagógicas, tais como: reunião administrativa, reunião pedagógica ou ambas. Ao final, percebeu-se que está sendo constituída a noção de reunião pedagógica como formativa, em um processo construtivo e lento nas escolas.
id IFRS-4_c1562e4bbf32b65c09f0d5ca3c0860c9
oai_identifier_str oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/282
network_acronym_str IFRS-4
network_name_str Repositório Institucional do IFRS
repository_id_str
spelling Reuniões pedagógicas como possibilidades de formação continuada ao professorGestão escolarProfessores - FormaçãoEste trabalho apresenta algumas reflexões sobre a formação continuada docente, a reunião pedagógica e a formação em serviço, de maneira a contribuir com o professor sobre o seu entendimento frente ao assunto, e desenvolver uma reflexão crítica de sua prática. Tem como objetivo a análise da percepção dos professores e gestores escolares sobre as reuniões pedagógicas das escolas municipais de Educação Infantil do município B. Para construir o corpus de análise, foram realizadas observações de reuniões pedagógicas, análise de atas e entrevistas semiestruturadas com as professoras da escola 1 e as diretoras das escolas de Educação Infantil. Com a finalidade de elaborar um referencial e uma análise significativos, utilizou-se o embasamento teórico nos estudiosos da área como Nóvoa (1994), Palma, Balzan e Peixoto (2013), Antich e Foster (2012), a legislação vigente, entre outros. Obtiveram-se como resultados desta pesquisa diferentes conceitos e entendimentos por parte dos profissionais da educação entrevistados frente às reuniões pedagógicas, tais como: reunião administrativa, reunião pedagógica ou ambas. Ao final, percebeu-se que está sendo constituída a noção de reunião pedagógica como formativa, em um processo construtivo e lento nas escolas.This research presents some reflections about continuing teachers’ education, pedagogical meeting and education in service, in order to contribute with the teacher about his understanding of the subject, and develop a critical reflection on his practice. The objective of this study is to analyze teachers and school managers’ perceptions about pedagogical meetings of the municipal schools of early childhood education in city B. To construct the corpus of analysis were made observations of pedagogical meetings, analysis of minutes and semi-structured interviews with the teachers from school 1 and the principals of the early childhood education schools. For the purpose to elaborate significant referential and analysis, were used theoretical basis in the researches of this area as Nóvoa (1994), Palma, Balzan and Peixoto (2013), Antich and Foster (2012), the legislation in force, among others. As result of this research there are different concepts and understandings of educational professionals interviewed before the pedagogical meetings, such as: administrative meeting, pedagogical meeting or both. At the end, it was perceived that the notion of pedagogical meeting as formative is being constituted, in a constructive and slow process in the schools.Foschiera, RogérioZimmer, Aline Steffens2021-05-21T23:51:55Z2021-05-21T23:51:55Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/282porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2022-09-05T20:09:00Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/282Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2022-09-05T20:09Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Reuniões pedagógicas como possibilidades de formação continuada ao professor
title Reuniões pedagógicas como possibilidades de formação continuada ao professor
spellingShingle Reuniões pedagógicas como possibilidades de formação continuada ao professor
Zimmer, Aline Steffens
Gestão escolar
Professores - Formação
title_short Reuniões pedagógicas como possibilidades de formação continuada ao professor
title_full Reuniões pedagógicas como possibilidades de formação continuada ao professor
title_fullStr Reuniões pedagógicas como possibilidades de formação continuada ao professor
title_full_unstemmed Reuniões pedagógicas como possibilidades de formação continuada ao professor
title_sort Reuniões pedagógicas como possibilidades de formação continuada ao professor
author Zimmer, Aline Steffens
author_facet Zimmer, Aline Steffens
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Foschiera, Rogério
dc.contributor.author.fl_str_mv Zimmer, Aline Steffens
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Professores - Formação
topic Gestão escolar
Professores - Formação
description Este trabalho apresenta algumas reflexões sobre a formação continuada docente, a reunião pedagógica e a formação em serviço, de maneira a contribuir com o professor sobre o seu entendimento frente ao assunto, e desenvolver uma reflexão crítica de sua prática. Tem como objetivo a análise da percepção dos professores e gestores escolares sobre as reuniões pedagógicas das escolas municipais de Educação Infantil do município B. Para construir o corpus de análise, foram realizadas observações de reuniões pedagógicas, análise de atas e entrevistas semiestruturadas com as professoras da escola 1 e as diretoras das escolas de Educação Infantil. Com a finalidade de elaborar um referencial e uma análise significativos, utilizou-se o embasamento teórico nos estudiosos da área como Nóvoa (1994), Palma, Balzan e Peixoto (2013), Antich e Foster (2012), a legislação vigente, entre outros. Obtiveram-se como resultados desta pesquisa diferentes conceitos e entendimentos por parte dos profissionais da educação entrevistados frente às reuniões pedagógicas, tais como: reunião administrativa, reunião pedagógica ou ambas. Ao final, percebeu-se que está sendo constituída a noção de reunião pedagógica como formativa, em um processo construtivo e lento nas escolas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2021-05-21T23:51:55Z
2021-05-21T23:51:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/282
url https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFRS
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Repositório Institucional do IFRS
collection Repositório Institucional do IFRS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifrs.edu.br
_version_ 1810022017554972672