Trabalho docente no ensino superior: análise da produção científica publicada no Brasil (2010 e 2019)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gemelli, Catia Eli
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Closs, Lisiane Quadrado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/520
Resumo: Este artigo tem por objetivo mapear e analisar o estado da arte da produção acadêmica sobre trabalho docente no Ensino Superior publicada no Brasil na última década (2010-2019), em artigos científicos indexados na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO). Por meio de uma revisão sistemática, foram analisados aspectos quantitativos e qualitativos da literatura, com uso de técnicas bibliométricas e de análise de conteúdo. Os resultados indicam predomínio de pesquisas sobre formação e avaliação da docência universitária; saberes e práticas docentes; precarização, condições e relações de trabalho docente. Esse panorama contribui para a identificação de tendências e lacunas teóricas e para a proposição de uma agenda potencial para avanço da pesquisa brasileira
id IFRS-4_f869a12cdd20666bbc903d825a6d7c2a
oai_identifier_str oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/520
network_acronym_str IFRS-4
network_name_str Repositório Institucional do IFRS
repository_id_str
spelling Trabalho docente no ensino superior: análise da produção científica publicada no Brasil (2010 e 2019)TEACHING WORK IN HIGHER EDUCATION: ANALYSIS OF SCIENTIFIC PRODUCTION PUBLISHED IN BRAZIL (2010-2019)Trabalho docenteEducação superiorEste artigo tem por objetivo mapear e analisar o estado da arte da produção acadêmica sobre trabalho docente no Ensino Superior publicada no Brasil na última década (2010-2019), em artigos científicos indexados na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO). Por meio de uma revisão sistemática, foram analisados aspectos quantitativos e qualitativos da literatura, com uso de técnicas bibliométricas e de análise de conteúdo. Os resultados indicam predomínio de pesquisas sobre formação e avaliação da docência universitária; saberes e práticas docentes; precarização, condições e relações de trabalho docente. Esse panorama contribui para a identificação de tendências e lacunas teóricas e para a proposição de uma agenda potencial para avanço da pesquisa brasileiraThis paper aims to map and analyze the state of the art in studies on teaching work in higher education published in Brazil in the last decade (2010-2019) through scientific articles indexed in the Scientific Eletronic Library Online (SciELO) database. A systematic review has been carried out in order to analyze quantitative and qualitative aspects of the literature using bibliometric techniques, and content analysis. The results indicate the predominance of research on training and evaluation of university teaching; teaching knowledge and practices; and precarization, conditions, and teaching work relations. This panorama contributes to identify theoretical trends and gaps, as well as to propose a potential agenda to advance Brazilian research.2022-05-30T21:49:41Z2022-05-30T21:49:41Z2022info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdf1678-4626https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/520porEduc. Soc., Campinas, v. 43, e246522, 2022Gemelli, Catia EliCloss, Lisiane Quadradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2022-09-05T19:08:34Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/520Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2022-09-05T19:08:34Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho docente no ensino superior: análise da produção científica publicada no Brasil (2010 e 2019)
TEACHING WORK IN HIGHER EDUCATION: ANALYSIS OF SCIENTIFIC PRODUCTION PUBLISHED IN BRAZIL (2010-2019)
title Trabalho docente no ensino superior: análise da produção científica publicada no Brasil (2010 e 2019)
spellingShingle Trabalho docente no ensino superior: análise da produção científica publicada no Brasil (2010 e 2019)
Gemelli, Catia Eli
Trabalho docente
Educação superior
title_short Trabalho docente no ensino superior: análise da produção científica publicada no Brasil (2010 e 2019)
title_full Trabalho docente no ensino superior: análise da produção científica publicada no Brasil (2010 e 2019)
title_fullStr Trabalho docente no ensino superior: análise da produção científica publicada no Brasil (2010 e 2019)
title_full_unstemmed Trabalho docente no ensino superior: análise da produção científica publicada no Brasil (2010 e 2019)
title_sort Trabalho docente no ensino superior: análise da produção científica publicada no Brasil (2010 e 2019)
author Gemelli, Catia Eli
author_facet Gemelli, Catia Eli
Closs, Lisiane Quadrado
author_role author
author2 Closs, Lisiane Quadrado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gemelli, Catia Eli
Closs, Lisiane Quadrado
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho docente
Educação superior
topic Trabalho docente
Educação superior
description Este artigo tem por objetivo mapear e analisar o estado da arte da produção acadêmica sobre trabalho docente no Ensino Superior publicada no Brasil na última década (2010-2019), em artigos científicos indexados na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO). Por meio de uma revisão sistemática, foram analisados aspectos quantitativos e qualitativos da literatura, com uso de técnicas bibliométricas e de análise de conteúdo. Os resultados indicam predomínio de pesquisas sobre formação e avaliação da docência universitária; saberes e práticas docentes; precarização, condições e relações de trabalho docente. Esse panorama contribui para a identificação de tendências e lacunas teóricas e para a proposição de uma agenda potencial para avanço da pesquisa brasileira
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-30T21:49:41Z
2022-05-30T21:49:41Z
2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1678-4626
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/520
identifier_str_mv 1678-4626
url https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educ. Soc., Campinas, v. 43, e246522, 2022
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFRS
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Repositório Institucional do IFRS
collection Repositório Institucional do IFRS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifrs.edu.br
_version_ 1813897513637249024