Trabalho docente no ensino superior: análise da produção científica publicada no Brasil (2010 e 2019)
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional do IFRS |
Texto Completo: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/520 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo mapear e analisar o estado da arte da produção acadêmica sobre trabalho docente no Ensino Superior publicada no Brasil na última década (2010-2019), em artigos científicos indexados na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO). Por meio de uma revisão sistemática, foram analisados aspectos quantitativos e qualitativos da literatura, com uso de técnicas bibliométricas e de análise de conteúdo. Os resultados indicam predomínio de pesquisas sobre formação e avaliação da docência universitária; saberes e práticas docentes; precarização, condições e relações de trabalho docente. Esse panorama contribui para a identificação de tendências e lacunas teóricas e para a proposição de uma agenda potencial para avanço da pesquisa brasileira |
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Trabalho docente no ensino superior: análise da produção científica publicada no Brasil (2010 e 2019)TEACHING WORK IN HIGHER EDUCATION: ANALYSIS OF SCIENTIFIC PRODUCTION PUBLISHED IN BRAZIL (2010-2019)Trabalho docenteEducação superiorEste artigo tem por objetivo mapear e analisar o estado da arte da produção acadêmica sobre trabalho docente no Ensino Superior publicada no Brasil na última década (2010-2019), em artigos científicos indexados na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO). Por meio de uma revisão sistemática, foram analisados aspectos quantitativos e qualitativos da literatura, com uso de técnicas bibliométricas e de análise de conteúdo. Os resultados indicam predomínio de pesquisas sobre formação e avaliação da docência universitária; saberes e práticas docentes; precarização, condições e relações de trabalho docente. Esse panorama contribui para a identificação de tendências e lacunas teóricas e para a proposição de uma agenda potencial para avanço da pesquisa brasileiraThis paper aims to map and analyze the state of the art in studies on teaching work in higher education published in Brazil in the last decade (2010-2019) through scientific articles indexed in the Scientific Eletronic Library Online (SciELO) database. A systematic review has been carried out in order to analyze quantitative and qualitative aspects of the literature using bibliometric techniques, and content analysis. The results indicate the predominance of research on training and evaluation of university teaching; teaching knowledge and practices; and precarization, conditions, and teaching work relations. This panorama contributes to identify theoretical trends and gaps, as well as to propose a potential agenda to advance Brazilian research.2022-05-30T21:49:41Z2022-05-30T21:49:41Z2022info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdf1678-4626https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/520porEduc. Soc., Campinas, v. 43, e246522, 2022Gemelli, Catia EliCloss, Lisiane Quadradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2022-09-05T19:08:34Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/520Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2022-09-05T19:08:34Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
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