Educação especial: análise e ações sobre a formação inicial e continuada de professores do sul do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Natália Tauing Garcia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, Clarissa M. Caxambú da Rosa de, Bridi, Fabiane Romano de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Iniciação Científica
Texto Completo: https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1904
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa no âmbito da iniciação científica, visando analisar as ações de formação, inicial e continuada, de professores no campo da Educação Especial. Analisou-se dois estudos, um com professores em formação inicial e outro com professores em formação continuada. Os resultados evidenciaram a importância da teoria ser atrelada a prática e a necessidade de construir espaços de formação continuada no contexto escolar. Conclui-se que é imprescindível refletir sobre a formação inicial e a formação continuada no intuito de qualificação profissional e consequentemente do processo de ensino e aprendizagem.
id IFSP-2_fec044caabff3b9c03f2ec96fb22971d
oai_identifier_str oai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/1904
network_acronym_str IFSP-2
network_name_str Revista Brasileira de Iniciação Científica
repository_id_str
spelling Educação especial: análise e ações sobre a formação inicial e continuada de professores do sul do BrasileducaçãoEducação Especial. Formação de professores. Formação inicial. Formação continuadaO objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa no âmbito da iniciação científica, visando analisar as ações de formação, inicial e continuada, de professores no campo da Educação Especial. Analisou-se dois estudos, um com professores em formação inicial e outro com professores em formação continuada. Os resultados evidenciaram a importância da teoria ser atrelada a prática e a necessidade de construir espaços de formação continuada no contexto escolar. Conclui-se que é imprescindível refletir sobre a formação inicial e a formação continuada no intuito de qualificação profissional e consequentemente do processo de ensino e aprendizagem.Revista Brasileira de Iniciação Científica2020-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1904Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 7, n. 6 (2020): Edição especial Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); 119-1332359-232Xreponame:Revista Brasileira de Iniciação Científicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)instacron:IFSPporhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1904/1337Rodrigues, Natália Tauing GarciaSouza, Clarissa M. Caxambú da Rosa deBridi, Fabiane Romano de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-14T08:39:37Zoai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/1904Revistahttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/PUBhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/oaishigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com2359-232X2359-232Xopendoar:2021-02-14T08:39:37Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação especial: análise e ações sobre a formação inicial e continuada de professores do sul do Brasil
title Educação especial: análise e ações sobre a formação inicial e continuada de professores do sul do Brasil
spellingShingle Educação especial: análise e ações sobre a formação inicial e continuada de professores do sul do Brasil
Rodrigues, Natália Tauing Garcia
educação
Educação Especial. Formação de professores. Formação inicial. Formação continuada
title_short Educação especial: análise e ações sobre a formação inicial e continuada de professores do sul do Brasil
title_full Educação especial: análise e ações sobre a formação inicial e continuada de professores do sul do Brasil
title_fullStr Educação especial: análise e ações sobre a formação inicial e continuada de professores do sul do Brasil
title_full_unstemmed Educação especial: análise e ações sobre a formação inicial e continuada de professores do sul do Brasil
title_sort Educação especial: análise e ações sobre a formação inicial e continuada de professores do sul do Brasil
author Rodrigues, Natália Tauing Garcia
author_facet Rodrigues, Natália Tauing Garcia
Souza, Clarissa M. Caxambú da Rosa de
Bridi, Fabiane Romano de Souza
author_role author
author2 Souza, Clarissa M. Caxambú da Rosa de
Bridi, Fabiane Romano de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Natália Tauing Garcia
Souza, Clarissa M. Caxambú da Rosa de
Bridi, Fabiane Romano de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv educação
Educação Especial. Formação de professores. Formação inicial. Formação continuada
topic educação
Educação Especial. Formação de professores. Formação inicial. Formação continuada
description O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa no âmbito da iniciação científica, visando analisar as ações de formação, inicial e continuada, de professores no campo da Educação Especial. Analisou-se dois estudos, um com professores em formação inicial e outro com professores em formação continuada. Os resultados evidenciaram a importância da teoria ser atrelada a prática e a necessidade de construir espaços de formação continuada no contexto escolar. Conclui-se que é imprescindível refletir sobre a formação inicial e a formação continuada no intuito de qualificação profissional e consequentemente do processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1904
url https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1904/1337
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 7, n. 6 (2020): Edição especial Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); 119-133
2359-232X
reponame:Revista Brasileira de Iniciação Científica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
instacron:IFSP
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
instacron_str IFSP
institution IFSP
reponame_str Revista Brasileira de Iniciação Científica
collection Revista Brasileira de Iniciação Científica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
repository.mail.fl_str_mv shigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com
_version_ 1752129781461155840