Educação especial: análise e ações sobre a formação inicial e continuada de professores do sul do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Iniciação Científica |
Texto Completo: | https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1904 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa no âmbito da iniciação científica, visando analisar as ações de formação, inicial e continuada, de professores no campo da Educação Especial. Analisou-se dois estudos, um com professores em formação inicial e outro com professores em formação continuada. Os resultados evidenciaram a importância da teoria ser atrelada a prática e a necessidade de construir espaços de formação continuada no contexto escolar. Conclui-se que é imprescindível refletir sobre a formação inicial e a formação continuada no intuito de qualificação profissional e consequentemente do processo de ensino e aprendizagem. |
id |
IFSP-2_fec044caabff3b9c03f2ec96fb22971d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/1904 |
network_acronym_str |
IFSP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação especial: análise e ações sobre a formação inicial e continuada de professores do sul do BrasileducaçãoEducação Especial. Formação de professores. Formação inicial. Formação continuadaO objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa no âmbito da iniciação científica, visando analisar as ações de formação, inicial e continuada, de professores no campo da Educação Especial. Analisou-se dois estudos, um com professores em formação inicial e outro com professores em formação continuada. Os resultados evidenciaram a importância da teoria ser atrelada a prática e a necessidade de construir espaços de formação continuada no contexto escolar. Conclui-se que é imprescindível refletir sobre a formação inicial e a formação continuada no intuito de qualificação profissional e consequentemente do processo de ensino e aprendizagem.Revista Brasileira de Iniciação Científica2020-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1904Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 7, n. 6 (2020): Edição especial Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); 119-1332359-232Xreponame:Revista Brasileira de Iniciação Científicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)instacron:IFSPporhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1904/1337Rodrigues, Natália Tauing GarciaSouza, Clarissa M. Caxambú da Rosa deBridi, Fabiane Romano de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-14T08:39:37Zoai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/1904Revistahttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/PUBhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/oaishigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com2359-232X2359-232Xopendoar:2021-02-14T08:39:37Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação especial: análise e ações sobre a formação inicial e continuada de professores do sul do Brasil |
title |
Educação especial: análise e ações sobre a formação inicial e continuada de professores do sul do Brasil |
spellingShingle |
Educação especial: análise e ações sobre a formação inicial e continuada de professores do sul do Brasil Rodrigues, Natália Tauing Garcia educação Educação Especial. Formação de professores. Formação inicial. Formação continuada |
title_short |
Educação especial: análise e ações sobre a formação inicial e continuada de professores do sul do Brasil |
title_full |
Educação especial: análise e ações sobre a formação inicial e continuada de professores do sul do Brasil |
title_fullStr |
Educação especial: análise e ações sobre a formação inicial e continuada de professores do sul do Brasil |
title_full_unstemmed |
Educação especial: análise e ações sobre a formação inicial e continuada de professores do sul do Brasil |
title_sort |
Educação especial: análise e ações sobre a formação inicial e continuada de professores do sul do Brasil |
author |
Rodrigues, Natália Tauing Garcia |
author_facet |
Rodrigues, Natália Tauing Garcia Souza, Clarissa M. Caxambú da Rosa de Bridi, Fabiane Romano de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Clarissa M. Caxambú da Rosa de Bridi, Fabiane Romano de Souza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Natália Tauing Garcia Souza, Clarissa M. Caxambú da Rosa de Bridi, Fabiane Romano de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação Educação Especial. Formação de professores. Formação inicial. Formação continuada |
topic |
educação Educação Especial. Formação de professores. Formação inicial. Formação continuada |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa no âmbito da iniciação científica, visando analisar as ações de formação, inicial e continuada, de professores no campo da Educação Especial. Analisou-se dois estudos, um com professores em formação inicial e outro com professores em formação continuada. Os resultados evidenciaram a importância da teoria ser atrelada a prática e a necessidade de construir espaços de formação continuada no contexto escolar. Conclui-se que é imprescindível refletir sobre a formação inicial e a formação continuada no intuito de qualificação profissional e consequentemente do processo de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1904 |
url |
https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1904 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1904/1337 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 7, n. 6 (2020): Edição especial Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); 119-133 2359-232X reponame:Revista Brasileira de Iniciação Científica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) instacron:IFSP |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) |
instacron_str |
IFSP |
institution |
IFSP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
collection |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) |
repository.mail.fl_str_mv |
shigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com |
_version_ |
1752129781461155840 |