Relações entre o vínculo afetivo e a indisciplina no ambiente escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28541 |
Resumo: | Essa investigação buscou compreender se e de que maneira a afetividade pode auxiliar o educador a garantir a disciplina do aluno em sala de aula. Tratou-se de uma pesquisa de campo, para a qual foram entrevistadas duas educadoras de terceiro ano do ensino fundamental que trabalham em uma escola particular do município de São Paulo. Além disso, foram realizadas observações nas salas de aula com foco na relação destas professoras com seus alunos, especialmente daquelas envolvendo situações comumente caracterizadas como de indisciplina. Os dados das entrevistas e os registros das observações foram transcritos e tratados na perspectiva da análise de conteúdo, sob o enfoque teórico da psicologia construtivista e da teoria do apego. Como resultado, destaca-se que as professoras entrevistadas acreditam no vínculo afetivo como base para se trabalhar um comportamento inadequado. Para elas, quando a criança percebe que alguém com quem ela se importa fica magoado com a atitude dela, isso promove uma reflexão sobre seu ato, levando-a a agir de modo assertivo e mais apropriado em situações futuras. Outro aspecto a se ressaltar é que, quando a criança se sente ouvida e percebe que há abertura por parte do professor, se sente importante de alguma maneira, percebendo que o professor está ali para lhe oferecer suporte e não para privá-la de suas vontades |
id |
PUC_SP-1_e9028e7f9a5997050c9465d1d863a835 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/28541 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Maciel Junior, Plínio de AlmeidaPrado, Luiza Pinheiro2022-10-05T22:08:06Z2022-10-05T22:08:06Z2012-08-16Prado, Luiza Pinheiro. Relações entre o vínculo afetivo e a indisciplina no ambiente escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28541Essa investigação buscou compreender se e de que maneira a afetividade pode auxiliar o educador a garantir a disciplina do aluno em sala de aula. Tratou-se de uma pesquisa de campo, para a qual foram entrevistadas duas educadoras de terceiro ano do ensino fundamental que trabalham em uma escola particular do município de São Paulo. Além disso, foram realizadas observações nas salas de aula com foco na relação destas professoras com seus alunos, especialmente daquelas envolvendo situações comumente caracterizadas como de indisciplina. Os dados das entrevistas e os registros das observações foram transcritos e tratados na perspectiva da análise de conteúdo, sob o enfoque teórico da psicologia construtivista e da teoria do apego. Como resultado, destaca-se que as professoras entrevistadas acreditam no vínculo afetivo como base para se trabalhar um comportamento inadequado. Para elas, quando a criança percebe que alguém com quem ela se importa fica magoado com a atitude dela, isso promove uma reflexão sobre seu ato, levando-a a agir de modo assertivo e mais apropriado em situações futuras. Outro aspecto a se ressaltar é que, quando a criança se sente ouvida e percebe que há abertura por parte do professor, se sente importante de alguma maneira, percebendo que o professor está ali para lhe oferecer suporte e não para privá-la de suas vontadesporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAAfetividadeIndisciplinaEscolaCriançavínculoRelações entre o vínculo afetivo e a indisciplina no ambiente escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALLUIZA PINHEIRO PRADO - TCC.pdfapplication/pdf645034https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28541/1/LUIZA%20PINHEIRO%20PRADO%20-%20TCC.pdf64784473fb60af2964bf708432037badMD51TEXTLUIZA PINHEIRO PRADO - TCC.pdf.txtLUIZA PINHEIRO PRADO - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain114588https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28541/2/LUIZA%20PINHEIRO%20PRADO%20-%20TCC.pdf.txte6113bc51d7efa008a045faa4256e806MD52THUMBNAILLUIZA PINHEIRO PRADO - TCC.pdf.jpgLUIZA PINHEIRO PRADO - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1128https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28541/3/LUIZA%20PINHEIRO%20PRADO%20-%20TCC.pdf.jpg7af32570b339b7813f18de868782df54MD53handle/285412022-10-06 01:03:55.052oai:repositorio.pucsp.br:handle/28541Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-06T04:03:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relações entre o vínculo afetivo e a indisciplina no ambiente escolar |
title |
Relações entre o vínculo afetivo e a indisciplina no ambiente escolar |
spellingShingle |
Relações entre o vínculo afetivo e a indisciplina no ambiente escolar Prado, Luiza Pinheiro CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Afetividade Indisciplina Escola Criança vínculo |
title_short |
Relações entre o vínculo afetivo e a indisciplina no ambiente escolar |
title_full |
Relações entre o vínculo afetivo e a indisciplina no ambiente escolar |
title_fullStr |
Relações entre o vínculo afetivo e a indisciplina no ambiente escolar |
title_full_unstemmed |
Relações entre o vínculo afetivo e a indisciplina no ambiente escolar |
title_sort |
Relações entre o vínculo afetivo e a indisciplina no ambiente escolar |
author |
Prado, Luiza Pinheiro |
author_facet |
Prado, Luiza Pinheiro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maciel Junior, Plínio de Almeida |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prado, Luiza Pinheiro |
contributor_str_mv |
Maciel Junior, Plínio de Almeida |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Afetividade Indisciplina Escola Criança vínculo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Afetividade Indisciplina Escola Criança vínculo |
description |
Essa investigação buscou compreender se e de que maneira a afetividade pode auxiliar o educador a garantir a disciplina do aluno em sala de aula. Tratou-se de uma pesquisa de campo, para a qual foram entrevistadas duas educadoras de terceiro ano do ensino fundamental que trabalham em uma escola particular do município de São Paulo. Além disso, foram realizadas observações nas salas de aula com foco na relação destas professoras com seus alunos, especialmente daquelas envolvendo situações comumente caracterizadas como de indisciplina. Os dados das entrevistas e os registros das observações foram transcritos e tratados na perspectiva da análise de conteúdo, sob o enfoque teórico da psicologia construtivista e da teoria do apego. Como resultado, destaca-se que as professoras entrevistadas acreditam no vínculo afetivo como base para se trabalhar um comportamento inadequado. Para elas, quando a criança percebe que alguém com quem ela se importa fica magoado com a atitude dela, isso promove uma reflexão sobre seu ato, levando-a a agir de modo assertivo e mais apropriado em situações futuras. Outro aspecto a se ressaltar é que, quando a criança se sente ouvida e percebe que há abertura por parte do professor, se sente importante de alguma maneira, percebendo que o professor está ali para lhe oferecer suporte e não para privá-la de suas vontades |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-08-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-05T22:08:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-05T22:08:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Prado, Luiza Pinheiro. Relações entre o vínculo afetivo e a indisciplina no ambiente escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28541 |
identifier_str_mv |
Prado, Luiza Pinheiro. Relações entre o vínculo afetivo e a indisciplina no ambiente escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28541 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Psicologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28541/1/LUIZA%20PINHEIRO%20PRADO%20-%20TCC.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28541/2/LUIZA%20PINHEIRO%20PRADO%20-%20TCC.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28541/3/LUIZA%20PINHEIRO%20PRADO%20-%20TCC.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
64784473fb60af2964bf708432037bad e6113bc51d7efa008a045faa4256e806 7af32570b339b7813f18de868782df54 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277817816350720 |