Relações entre o vínculo afetivo e a indisciplina no ambiente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Luiza Pinheiro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28541
Resumo: Essa investigação buscou compreender se e de que maneira a afetividade pode auxiliar o educador a garantir a disciplina do aluno em sala de aula. Tratou-se de uma pesquisa de campo, para a qual foram entrevistadas duas educadoras de terceiro ano do ensino fundamental que trabalham em uma escola particular do município de São Paulo. Além disso, foram realizadas observações nas salas de aula com foco na relação destas professoras com seus alunos, especialmente daquelas envolvendo situações comumente caracterizadas como de indisciplina. Os dados das entrevistas e os registros das observações foram transcritos e tratados na perspectiva da análise de conteúdo, sob o enfoque teórico da psicologia construtivista e da teoria do apego. Como resultado, destaca-se que as professoras entrevistadas acreditam no vínculo afetivo como base para se trabalhar um comportamento inadequado. Para elas, quando a criança percebe que alguém com quem ela se importa fica magoado com a atitude dela, isso promove uma reflexão sobre seu ato, levando-a a agir de modo assertivo e mais apropriado em situações futuras. Outro aspecto a se ressaltar é que, quando a criança se sente ouvida e percebe que há abertura por parte do professor, se sente importante de alguma maneira, percebendo que o professor está ali para lhe oferecer suporte e não para privá-la de suas vontades
id PUC_SP-1_e9028e7f9a5997050c9465d1d863a835
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/28541
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Maciel Junior, Plínio de AlmeidaPrado, Luiza Pinheiro2022-10-05T22:08:06Z2022-10-05T22:08:06Z2012-08-16Prado, Luiza Pinheiro. Relações entre o vínculo afetivo e a indisciplina no ambiente escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28541Essa investigação buscou compreender se e de que maneira a afetividade pode auxiliar o educador a garantir a disciplina do aluno em sala de aula. Tratou-se de uma pesquisa de campo, para a qual foram entrevistadas duas educadoras de terceiro ano do ensino fundamental que trabalham em uma escola particular do município de São Paulo. Além disso, foram realizadas observações nas salas de aula com foco na relação destas professoras com seus alunos, especialmente daquelas envolvendo situações comumente caracterizadas como de indisciplina. Os dados das entrevistas e os registros das observações foram transcritos e tratados na perspectiva da análise de conteúdo, sob o enfoque teórico da psicologia construtivista e da teoria do apego. Como resultado, destaca-se que as professoras entrevistadas acreditam no vínculo afetivo como base para se trabalhar um comportamento inadequado. Para elas, quando a criança percebe que alguém com quem ela se importa fica magoado com a atitude dela, isso promove uma reflexão sobre seu ato, levando-a a agir de modo assertivo e mais apropriado em situações futuras. Outro aspecto a se ressaltar é que, quando a criança se sente ouvida e percebe que há abertura por parte do professor, se sente importante de alguma maneira, percebendo que o professor está ali para lhe oferecer suporte e não para privá-la de suas vontadesporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAAfetividadeIndisciplinaEscolaCriançavínculoRelações entre o vínculo afetivo e a indisciplina no ambiente escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALLUIZA PINHEIRO PRADO - TCC.pdfapplication/pdf645034https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28541/1/LUIZA%20PINHEIRO%20PRADO%20-%20TCC.pdf64784473fb60af2964bf708432037badMD51TEXTLUIZA PINHEIRO PRADO - TCC.pdf.txtLUIZA PINHEIRO PRADO - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain114588https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28541/2/LUIZA%20PINHEIRO%20PRADO%20-%20TCC.pdf.txte6113bc51d7efa008a045faa4256e806MD52THUMBNAILLUIZA PINHEIRO PRADO - TCC.pdf.jpgLUIZA PINHEIRO PRADO - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1128https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28541/3/LUIZA%20PINHEIRO%20PRADO%20-%20TCC.pdf.jpg7af32570b339b7813f18de868782df54MD53handle/285412022-10-06 01:03:55.052oai:repositorio.pucsp.br:handle/28541Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-06T04:03:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relações entre o vínculo afetivo e a indisciplina no ambiente escolar
title Relações entre o vínculo afetivo e a indisciplina no ambiente escolar
spellingShingle Relações entre o vínculo afetivo e a indisciplina no ambiente escolar
Prado, Luiza Pinheiro
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Afetividade
Indisciplina
Escola
Criança
vínculo
title_short Relações entre o vínculo afetivo e a indisciplina no ambiente escolar
title_full Relações entre o vínculo afetivo e a indisciplina no ambiente escolar
title_fullStr Relações entre o vínculo afetivo e a indisciplina no ambiente escolar
title_full_unstemmed Relações entre o vínculo afetivo e a indisciplina no ambiente escolar
title_sort Relações entre o vínculo afetivo e a indisciplina no ambiente escolar
author Prado, Luiza Pinheiro
author_facet Prado, Luiza Pinheiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maciel Junior, Plínio de Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, Luiza Pinheiro
contributor_str_mv Maciel Junior, Plínio de Almeida
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Afetividade
Indisciplina
Escola
Criança
vínculo
dc.subject.por.fl_str_mv Afetividade
Indisciplina
Escola
Criança
vínculo
description Essa investigação buscou compreender se e de que maneira a afetividade pode auxiliar o educador a garantir a disciplina do aluno em sala de aula. Tratou-se de uma pesquisa de campo, para a qual foram entrevistadas duas educadoras de terceiro ano do ensino fundamental que trabalham em uma escola particular do município de São Paulo. Além disso, foram realizadas observações nas salas de aula com foco na relação destas professoras com seus alunos, especialmente daquelas envolvendo situações comumente caracterizadas como de indisciplina. Os dados das entrevistas e os registros das observações foram transcritos e tratados na perspectiva da análise de conteúdo, sob o enfoque teórico da psicologia construtivista e da teoria do apego. Como resultado, destaca-se que as professoras entrevistadas acreditam no vínculo afetivo como base para se trabalhar um comportamento inadequado. Para elas, quando a criança percebe que alguém com quem ela se importa fica magoado com a atitude dela, isso promove uma reflexão sobre seu ato, levando-a a agir de modo assertivo e mais apropriado em situações futuras. Outro aspecto a se ressaltar é que, quando a criança se sente ouvida e percebe que há abertura por parte do professor, se sente importante de alguma maneira, percebendo que o professor está ali para lhe oferecer suporte e não para privá-la de suas vontades
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-08-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-05T22:08:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-05T22:08:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Prado, Luiza Pinheiro. Relações entre o vínculo afetivo e a indisciplina no ambiente escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28541
identifier_str_mv Prado, Luiza Pinheiro. Relações entre o vínculo afetivo e a indisciplina no ambiente escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28541/1/LUIZA%20PINHEIRO%20PRADO%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28541/2/LUIZA%20PINHEIRO%20PRADO%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28541/3/LUIZA%20PINHEIRO%20PRADO%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 64784473fb60af2964bf708432037bad
e6113bc51d7efa008a045faa4256e806
7af32570b339b7813f18de868782df54
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277817816350720