CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA UM PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM INOVADOR DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres, Ana Flávia Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sousa, Roseline Martins Sabião
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia Generalis
Texto Completo: https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/313
Resumo: Introdução: As metodologias ativas surgem para inovar o ensino escolar a fim de transformar o método tradicional em uma abordagem construtivista através de caminhos que permitem que o aluno se torne o principal sujeito no processo de ensino e aprendizagem, pois o professor não é o único detentor do conhecimento, mas sim o mediador dele. Tais métodos propiciam o estímulo da autonomia intelectual e senso crítico do aluno com aulas mais dinâmicas. Diante disso, é necessário que o docente busque conhecer o contexto em que seu aluno vive para então saber como elaborar seu trabalho e modificá-lo de acordo com a necessidade observada. Desse modo, um profissional inovador, a construção do seu trabalho deve ser realizada com base na formação continuada, pois com o avanço tecnológico e todo esse cenário global a educação também sofreu mudanças importantes, assim, ao utilizar novos recursos no desenvolvimento da disciplina de matemática as dificuldades dos alunos podem ser sanadas durante a aprendizagem da disciplina onde o aluno atua como o protagonista de seu próprio saber. Objetivos: Este estudo tem por objetivo solucionar os desafios presentes nos anos finais do ensino fundamental ao utilizar as metodologias ativas no desenvolvimento da disciplina de matemática em que o aluno se torna o protagonista da aprendizagem, deixando de ser um sujeito passivo e passe a ser um indivíduo com mais autonomia, trabalho colaborativo e obtenha um ensino significativo. Metodologia: A pesquisa é de caráter qualitativo, exploratório, descritivo e explicativo, desenvolveu-se a partir de estudos e levantamento bibliográfico, coleta de dados em sites de publicação científica oficial do governo brasileiro e da comunicação social, a estruturação destes dados e leitura de artigos científicos, monografias especializadas e teses localizadas na base da dados do Scielo, dessa forma, para compor a escrita final leitura da principal fonte de pesquisa deste estudo, a obra ´´Metodologias ativas para uma educação inovadora`` de Lilian Bacich e José Moran. Considerações Finais: Dado o exposto, conclui- se que a educação precisa vir acompanhada de inovação e criatividade, para isso se faz necessário a presença de profissionais que buscam por essa questão, um ensino competente e de qualidade.
id INDEP-1_25a4642ae713afb720f0412a5934540b
oai_identifier_str oai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/313
network_acronym_str INDEP-1
network_name_str Scientia Generalis
repository_id_str
spelling CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA UM PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM INOVADOR DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTALEducação;Formação ContinuadaRecursos MetodológicosIntrodução: As metodologias ativas surgem para inovar o ensino escolar a fim de transformar o método tradicional em uma abordagem construtivista através de caminhos que permitem que o aluno se torne o principal sujeito no processo de ensino e aprendizagem, pois o professor não é o único detentor do conhecimento, mas sim o mediador dele. Tais métodos propiciam o estímulo da autonomia intelectual e senso crítico do aluno com aulas mais dinâmicas. Diante disso, é necessário que o docente busque conhecer o contexto em que seu aluno vive para então saber como elaborar seu trabalho e modificá-lo de acordo com a necessidade observada. Desse modo, um profissional inovador, a construção do seu trabalho deve ser realizada com base na formação continuada, pois com o avanço tecnológico e todo esse cenário global a educação também sofreu mudanças importantes, assim, ao utilizar novos recursos no desenvolvimento da disciplina de matemática as dificuldades dos alunos podem ser sanadas durante a aprendizagem da disciplina onde o aluno atua como o protagonista de seu próprio saber. Objetivos: Este estudo tem por objetivo solucionar os desafios presentes nos anos finais do ensino fundamental ao utilizar as metodologias ativas no desenvolvimento da disciplina de matemática em que o aluno se torna o protagonista da aprendizagem, deixando de ser um sujeito passivo e passe a ser um indivíduo com mais autonomia, trabalho colaborativo e obtenha um ensino significativo. Metodologia: A pesquisa é de caráter qualitativo, exploratório, descritivo e explicativo, desenvolveu-se a partir de estudos e levantamento bibliográfico, coleta de dados em sites de publicação científica oficial do governo brasileiro e da comunicação social, a estruturação destes dados e leitura de artigos científicos, monografias especializadas e teses localizadas na base da dados do Scielo, dessa forma, para compor a escrita final leitura da principal fonte de pesquisa deste estudo, a obra ´´Metodologias ativas para uma educação inovadora`` de Lilian Bacich e José Moran. Considerações Finais: Dado o exposto, conclui- se que a educação precisa vir acompanhada de inovação e criatividade, para isso se faz necessário a presença de profissionais que buscam por essa questão, um ensino competente e de qualidade.Scientia GeneralisScientia GeneralisScientia Generalis2022-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/313Scientia Generalis; v. 2 n. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 118-118Scientia Generalis; Vol. 2 No. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 118-118Scientia Generalis; Vol. 2 Núm. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 118-1182675-299927363//v2S1reponame:Scientia Generalisinstname:Publicação independenteinstacron:INDEPporhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/313/241Copyright (c) 2022 Ana Flávia Silva Peres, Roseline Martins Sabião Sousahttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Peres, Ana Flávia SilvaSousa, Roseline Martins Sabião 2023-08-01T03:32:11Zoai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/313Revistahttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SGPRIhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/oaieditor@scientiageneralis.com.br2675-29992675-2999opendoar:2023-08-01T03:32:11Scientia Generalis - Publicação independentefalse
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA UM PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM INOVADOR DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA UM PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM INOVADOR DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA UM PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM INOVADOR DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Peres, Ana Flávia Silva
Educação;
Formação Continuada
Recursos Metodológicos
title_short CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA UM PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM INOVADOR DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA UM PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM INOVADOR DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA UM PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM INOVADOR DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA UM PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM INOVADOR DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA UM PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM INOVADOR DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Peres, Ana Flávia Silva
author_facet Peres, Ana Flávia Silva
Sousa, Roseline Martins Sabião
author_role author
author2 Sousa, Roseline Martins Sabião
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peres, Ana Flávia Silva
Sousa, Roseline Martins Sabião
dc.subject.por.fl_str_mv Educação;
Formação Continuada
Recursos Metodológicos
topic Educação;
Formação Continuada
Recursos Metodológicos
description Introdução: As metodologias ativas surgem para inovar o ensino escolar a fim de transformar o método tradicional em uma abordagem construtivista através de caminhos que permitem que o aluno se torne o principal sujeito no processo de ensino e aprendizagem, pois o professor não é o único detentor do conhecimento, mas sim o mediador dele. Tais métodos propiciam o estímulo da autonomia intelectual e senso crítico do aluno com aulas mais dinâmicas. Diante disso, é necessário que o docente busque conhecer o contexto em que seu aluno vive para então saber como elaborar seu trabalho e modificá-lo de acordo com a necessidade observada. Desse modo, um profissional inovador, a construção do seu trabalho deve ser realizada com base na formação continuada, pois com o avanço tecnológico e todo esse cenário global a educação também sofreu mudanças importantes, assim, ao utilizar novos recursos no desenvolvimento da disciplina de matemática as dificuldades dos alunos podem ser sanadas durante a aprendizagem da disciplina onde o aluno atua como o protagonista de seu próprio saber. Objetivos: Este estudo tem por objetivo solucionar os desafios presentes nos anos finais do ensino fundamental ao utilizar as metodologias ativas no desenvolvimento da disciplina de matemática em que o aluno se torna o protagonista da aprendizagem, deixando de ser um sujeito passivo e passe a ser um indivíduo com mais autonomia, trabalho colaborativo e obtenha um ensino significativo. Metodologia: A pesquisa é de caráter qualitativo, exploratório, descritivo e explicativo, desenvolveu-se a partir de estudos e levantamento bibliográfico, coleta de dados em sites de publicação científica oficial do governo brasileiro e da comunicação social, a estruturação destes dados e leitura de artigos científicos, monografias especializadas e teses localizadas na base da dados do Scielo, dessa forma, para compor a escrita final leitura da principal fonte de pesquisa deste estudo, a obra ´´Metodologias ativas para uma educação inovadora`` de Lilian Bacich e José Moran. Considerações Finais: Dado o exposto, conclui- se que a educação precisa vir acompanhada de inovação e criatividade, para isso se faz necessário a presença de profissionais que buscam por essa questão, um ensino competente e de qualidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/313
url https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/313/241
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Ana Flávia Silva Peres, Roseline Martins Sabião Sousa
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Ana Flávia Silva Peres, Roseline Martins Sabião Sousa
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Scientia Generalis
Scientia Generalis
Scientia Generalis
publisher.none.fl_str_mv Scientia Generalis
Scientia Generalis
Scientia Generalis
dc.source.none.fl_str_mv Scientia Generalis; v. 2 n. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 118-118
Scientia Generalis; Vol. 2 No. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 118-118
Scientia Generalis; Vol. 2 Núm. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 118-118
2675-2999
27363//v2S1
reponame:Scientia Generalis
instname:Publicação independente
instacron:INDEP
instname_str Publicação independente
instacron_str INDEP
institution INDEP
reponame_str Scientia Generalis
collection Scientia Generalis
repository.name.fl_str_mv Scientia Generalis - Publicação independente
repository.mail.fl_str_mv editor@scientiageneralis.com.br
_version_ 1797042485206188032