CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA UM PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM INOVADOR DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia Generalis |
Texto Completo: | https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/313 |
Resumo: | Introdução: As metodologias ativas surgem para inovar o ensino escolar a fim de transformar o método tradicional em uma abordagem construtivista através de caminhos que permitem que o aluno se torne o principal sujeito no processo de ensino e aprendizagem, pois o professor não é o único detentor do conhecimento, mas sim o mediador dele. Tais métodos propiciam o estímulo da autonomia intelectual e senso crítico do aluno com aulas mais dinâmicas. Diante disso, é necessário que o docente busque conhecer o contexto em que seu aluno vive para então saber como elaborar seu trabalho e modificá-lo de acordo com a necessidade observada. Desse modo, um profissional inovador, a construção do seu trabalho deve ser realizada com base na formação continuada, pois com o avanço tecnológico e todo esse cenário global a educação também sofreu mudanças importantes, assim, ao utilizar novos recursos no desenvolvimento da disciplina de matemática as dificuldades dos alunos podem ser sanadas durante a aprendizagem da disciplina onde o aluno atua como o protagonista de seu próprio saber. Objetivos: Este estudo tem por objetivo solucionar os desafios presentes nos anos finais do ensino fundamental ao utilizar as metodologias ativas no desenvolvimento da disciplina de matemática em que o aluno se torna o protagonista da aprendizagem, deixando de ser um sujeito passivo e passe a ser um indivíduo com mais autonomia, trabalho colaborativo e obtenha um ensino significativo. Metodologia: A pesquisa é de caráter qualitativo, exploratório, descritivo e explicativo, desenvolveu-se a partir de estudos e levantamento bibliográfico, coleta de dados em sites de publicação científica oficial do governo brasileiro e da comunicação social, a estruturação destes dados e leitura de artigos científicos, monografias especializadas e teses localizadas na base da dados do Scielo, dessa forma, para compor a escrita final leitura da principal fonte de pesquisa deste estudo, a obra ´´Metodologias ativas para uma educação inovadora`` de Lilian Bacich e José Moran. Considerações Finais: Dado o exposto, conclui- se que a educação precisa vir acompanhada de inovação e criatividade, para isso se faz necessário a presença de profissionais que buscam por essa questão, um ensino competente e de qualidade. |
id |
INDEP-1_25a4642ae713afb720f0412a5934540b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/313 |
network_acronym_str |
INDEP-1 |
network_name_str |
Scientia Generalis |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA UM PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM INOVADOR DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTALEducação;Formação ContinuadaRecursos MetodológicosIntrodução: As metodologias ativas surgem para inovar o ensino escolar a fim de transformar o método tradicional em uma abordagem construtivista através de caminhos que permitem que o aluno se torne o principal sujeito no processo de ensino e aprendizagem, pois o professor não é o único detentor do conhecimento, mas sim o mediador dele. Tais métodos propiciam o estímulo da autonomia intelectual e senso crítico do aluno com aulas mais dinâmicas. Diante disso, é necessário que o docente busque conhecer o contexto em que seu aluno vive para então saber como elaborar seu trabalho e modificá-lo de acordo com a necessidade observada. Desse modo, um profissional inovador, a construção do seu trabalho deve ser realizada com base na formação continuada, pois com o avanço tecnológico e todo esse cenário global a educação também sofreu mudanças importantes, assim, ao utilizar novos recursos no desenvolvimento da disciplina de matemática as dificuldades dos alunos podem ser sanadas durante a aprendizagem da disciplina onde o aluno atua como o protagonista de seu próprio saber. Objetivos: Este estudo tem por objetivo solucionar os desafios presentes nos anos finais do ensino fundamental ao utilizar as metodologias ativas no desenvolvimento da disciplina de matemática em que o aluno se torna o protagonista da aprendizagem, deixando de ser um sujeito passivo e passe a ser um indivíduo com mais autonomia, trabalho colaborativo e obtenha um ensino significativo. Metodologia: A pesquisa é de caráter qualitativo, exploratório, descritivo e explicativo, desenvolveu-se a partir de estudos e levantamento bibliográfico, coleta de dados em sites de publicação científica oficial do governo brasileiro e da comunicação social, a estruturação destes dados e leitura de artigos científicos, monografias especializadas e teses localizadas na base da dados do Scielo, dessa forma, para compor a escrita final leitura da principal fonte de pesquisa deste estudo, a obra ´´Metodologias ativas para uma educação inovadora`` de Lilian Bacich e José Moran. Considerações Finais: Dado o exposto, conclui- se que a educação precisa vir acompanhada de inovação e criatividade, para isso se faz necessário a presença de profissionais que buscam por essa questão, um ensino competente e de qualidade.Scientia GeneralisScientia GeneralisScientia Generalis2022-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/313Scientia Generalis; v. 2 n. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 118-118Scientia Generalis; Vol. 2 No. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 118-118Scientia Generalis; Vol. 2 Núm. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 118-1182675-299927363//v2S1reponame:Scientia Generalisinstname:Publicação independenteinstacron:INDEPporhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/313/241Copyright (c) 2022 Ana Flávia Silva Peres, Roseline Martins Sabião Sousahttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Peres, Ana Flávia SilvaSousa, Roseline Martins Sabião 2023-08-01T03:32:11Zoai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/313Revistahttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SGPRIhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/oaieditor@scientiageneralis.com.br2675-29992675-2999opendoar:2023-08-01T03:32:11Scientia Generalis - Publicação independentefalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA UM PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM INOVADOR DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA UM PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM INOVADOR DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA UM PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM INOVADOR DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Peres, Ana Flávia Silva Educação; Formação Continuada Recursos Metodológicos |
title_short |
CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA UM PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM INOVADOR DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA UM PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM INOVADOR DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA UM PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM INOVADOR DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA UM PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM INOVADOR DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA UM PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM INOVADOR DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Peres, Ana Flávia Silva |
author_facet |
Peres, Ana Flávia Silva Sousa, Roseline Martins Sabião |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Roseline Martins Sabião |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peres, Ana Flávia Silva Sousa, Roseline Martins Sabião |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Formação Continuada Recursos Metodológicos |
topic |
Educação; Formação Continuada Recursos Metodológicos |
description |
Introdução: As metodologias ativas surgem para inovar o ensino escolar a fim de transformar o método tradicional em uma abordagem construtivista através de caminhos que permitem que o aluno se torne o principal sujeito no processo de ensino e aprendizagem, pois o professor não é o único detentor do conhecimento, mas sim o mediador dele. Tais métodos propiciam o estímulo da autonomia intelectual e senso crítico do aluno com aulas mais dinâmicas. Diante disso, é necessário que o docente busque conhecer o contexto em que seu aluno vive para então saber como elaborar seu trabalho e modificá-lo de acordo com a necessidade observada. Desse modo, um profissional inovador, a construção do seu trabalho deve ser realizada com base na formação continuada, pois com o avanço tecnológico e todo esse cenário global a educação também sofreu mudanças importantes, assim, ao utilizar novos recursos no desenvolvimento da disciplina de matemática as dificuldades dos alunos podem ser sanadas durante a aprendizagem da disciplina onde o aluno atua como o protagonista de seu próprio saber. Objetivos: Este estudo tem por objetivo solucionar os desafios presentes nos anos finais do ensino fundamental ao utilizar as metodologias ativas no desenvolvimento da disciplina de matemática em que o aluno se torna o protagonista da aprendizagem, deixando de ser um sujeito passivo e passe a ser um indivíduo com mais autonomia, trabalho colaborativo e obtenha um ensino significativo. Metodologia: A pesquisa é de caráter qualitativo, exploratório, descritivo e explicativo, desenvolveu-se a partir de estudos e levantamento bibliográfico, coleta de dados em sites de publicação científica oficial do governo brasileiro e da comunicação social, a estruturação destes dados e leitura de artigos científicos, monografias especializadas e teses localizadas na base da dados do Scielo, dessa forma, para compor a escrita final leitura da principal fonte de pesquisa deste estudo, a obra ´´Metodologias ativas para uma educação inovadora`` de Lilian Bacich e José Moran. Considerações Finais: Dado o exposto, conclui- se que a educação precisa vir acompanhada de inovação e criatividade, para isso se faz necessário a presença de profissionais que buscam por essa questão, um ensino competente e de qualidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/313 |
url |
https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/313/241 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Ana Flávia Silva Peres, Roseline Martins Sabião Sousa https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Ana Flávia Silva Peres, Roseline Martins Sabião Sousa https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Scientia Generalis Scientia Generalis Scientia Generalis |
publisher.none.fl_str_mv |
Scientia Generalis Scientia Generalis Scientia Generalis |
dc.source.none.fl_str_mv |
Scientia Generalis; v. 2 n. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 118-118 Scientia Generalis; Vol. 2 No. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 118-118 Scientia Generalis; Vol. 2 Núm. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 118-118 2675-2999 27363//v2S1 reponame:Scientia Generalis instname:Publicação independente instacron:INDEP |
instname_str |
Publicação independente |
instacron_str |
INDEP |
institution |
INDEP |
reponame_str |
Scientia Generalis |
collection |
Scientia Generalis |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia Generalis - Publicação independente |
repository.mail.fl_str_mv |
editor@scientiageneralis.com.br |
_version_ |
1797042485206188032 |