METODOLOGIAS INOVADORAS COMO POSSIBILIDADE EFETIVA DE APRENDIZAGEM PARA O CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/548 |
Resumo: | Pensar, proativamente, a educação para o contexto pós-pandêmico incide em um exercício necessário de readequação às exigências e lacunas apresentadas pelo ensino remoto tal qual configurado em muitas realidades das escolas brasileiras. Diante da veracidade desse pressuposto, esta pesquisa objetivou reconhecer as metodologias inovadoras e o uso das novas Tecnologias Digitais (TDs) como possibilidade de desenvolvimento das competências tecnopedagógicas docentes para o contexto educacional na pós- pandemia. Optou-se, neste trajeto investigativo, pela pesquisa descritiva, utilizando, como instrumento para a produção dos dados, um questionário on-line, o qual contou com a participação de 13 (treze) professores das 3 (três) etapas da educação básica da rede pública do estado do Maranhão em efetivo exercício. Como lócus de investigação, foram escolhidos os municípios de Olinda Nova do Maranhão, Pedro do Rosário, São Luís e Timon. Para tratamento e interpretação dos dados coletados, optou-se pela análise do conteúdo. Como resultados obtidos na pesquisa, observou-se que a maioria dos entrevistados não utilizava tecnologias digitais em suas salas de aula antes do cenário pandêmico, demonstrando, ainda, um predomínio de habilidades básicas no uso das tecnologias. Ademais, apesar das dificuldades oriundas da ineficiência do letramento digital e dos recorrentes casos de exclusão digital, os educadores evidenciaram que estão fazendo uso de algumas tecnologias digitais, plataformas e/ou aplicativos na mediação pedagógica e compreendem que as metodologias ativas são um importante aliado no aproveitamento do tempo e espaço escolar para o contexto pós-pandêmico. |
id |
UEMA-1_dd600e0f35d014718db67ceb66f84020 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/548 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
METODOLOGIAS INOVADORAS COMO POSSIBILIDADE EFETIVA DE APRENDIZAGEM PARA O CONTEXTO PÓS-PANDÊMICOEnsino Remoto. Metodologias Inovadoras. Competências Digitais.Pensar, proativamente, a educação para o contexto pós-pandêmico incide em um exercício necessário de readequação às exigências e lacunas apresentadas pelo ensino remoto tal qual configurado em muitas realidades das escolas brasileiras. Diante da veracidade desse pressuposto, esta pesquisa objetivou reconhecer as metodologias inovadoras e o uso das novas Tecnologias Digitais (TDs) como possibilidade de desenvolvimento das competências tecnopedagógicas docentes para o contexto educacional na pós- pandemia. Optou-se, neste trajeto investigativo, pela pesquisa descritiva, utilizando, como instrumento para a produção dos dados, um questionário on-line, o qual contou com a participação de 13 (treze) professores das 3 (três) etapas da educação básica da rede pública do estado do Maranhão em efetivo exercício. Como lócus de investigação, foram escolhidos os municípios de Olinda Nova do Maranhão, Pedro do Rosário, São Luís e Timon. Para tratamento e interpretação dos dados coletados, optou-se pela análise do conteúdo. Como resultados obtidos na pesquisa, observou-se que a maioria dos entrevistados não utilizava tecnologias digitais em suas salas de aula antes do cenário pandêmico, demonstrando, ainda, um predomínio de habilidades básicas no uso das tecnologias. Ademais, apesar das dificuldades oriundas da ineficiência do letramento digital e dos recorrentes casos de exclusão digital, os educadores evidenciaram que estão fazendo uso de algumas tecnologias digitais, plataformas e/ou aplicativos na mediação pedagógica e compreendem que as metodologias ativas são um importante aliado no aproveitamento do tempo e espaço escolar para o contexto pós-pandêmico.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2021-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/54810.18817/ticsead.v7i2.548TICs & EaD em Foco; Vol. 7 No. 2 (2021): TICs & EaD em Foco; 73-93TICs & EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 2 (2021): TICs & EaD em Foco; 73-93TICs & EaD em Foco; v. 7 n. 2 (2021): TICs & EaD em Foco; 73-932447-572610.18817/ticsead.v7i2reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/548/391Copyright (c) 2021 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Fabíola CadetePereira, Petronilha Morais MoreiraSousa, Rogério Leal deAraújo , Tarcísio Welvis Gomes deFreitas, Thayane NascimentoSerra, Ilka Márcia Ribeiro de Souza2021-12-23T03:29:51Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/548Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:54.101390TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
METODOLOGIAS INOVADORAS COMO POSSIBILIDADE EFETIVA DE APRENDIZAGEM PARA O CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO |
title |
METODOLOGIAS INOVADORAS COMO POSSIBILIDADE EFETIVA DE APRENDIZAGEM PARA O CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO |
spellingShingle |
METODOLOGIAS INOVADORAS COMO POSSIBILIDADE EFETIVA DE APRENDIZAGEM PARA O CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO Silva, Fabíola Cadete Ensino Remoto. Metodologias Inovadoras. Competências Digitais. |
title_short |
METODOLOGIAS INOVADORAS COMO POSSIBILIDADE EFETIVA DE APRENDIZAGEM PARA O CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO |
title_full |
METODOLOGIAS INOVADORAS COMO POSSIBILIDADE EFETIVA DE APRENDIZAGEM PARA O CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO |
title_fullStr |
METODOLOGIAS INOVADORAS COMO POSSIBILIDADE EFETIVA DE APRENDIZAGEM PARA O CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO |
title_full_unstemmed |
METODOLOGIAS INOVADORAS COMO POSSIBILIDADE EFETIVA DE APRENDIZAGEM PARA O CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO |
title_sort |
METODOLOGIAS INOVADORAS COMO POSSIBILIDADE EFETIVA DE APRENDIZAGEM PARA O CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO |
author |
Silva, Fabíola Cadete |
author_facet |
Silva, Fabíola Cadete Pereira, Petronilha Morais Moreira Sousa, Rogério Leal de Araújo , Tarcísio Welvis Gomes de Freitas, Thayane Nascimento Serra, Ilka Márcia Ribeiro de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Petronilha Morais Moreira Sousa, Rogério Leal de Araújo , Tarcísio Welvis Gomes de Freitas, Thayane Nascimento Serra, Ilka Márcia Ribeiro de Souza |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Fabíola Cadete Pereira, Petronilha Morais Moreira Sousa, Rogério Leal de Araújo , Tarcísio Welvis Gomes de Freitas, Thayane Nascimento Serra, Ilka Márcia Ribeiro de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Remoto. Metodologias Inovadoras. Competências Digitais. |
topic |
Ensino Remoto. Metodologias Inovadoras. Competências Digitais. |
description |
Pensar, proativamente, a educação para o contexto pós-pandêmico incide em um exercício necessário de readequação às exigências e lacunas apresentadas pelo ensino remoto tal qual configurado em muitas realidades das escolas brasileiras. Diante da veracidade desse pressuposto, esta pesquisa objetivou reconhecer as metodologias inovadoras e o uso das novas Tecnologias Digitais (TDs) como possibilidade de desenvolvimento das competências tecnopedagógicas docentes para o contexto educacional na pós- pandemia. Optou-se, neste trajeto investigativo, pela pesquisa descritiva, utilizando, como instrumento para a produção dos dados, um questionário on-line, o qual contou com a participação de 13 (treze) professores das 3 (três) etapas da educação básica da rede pública do estado do Maranhão em efetivo exercício. Como lócus de investigação, foram escolhidos os municípios de Olinda Nova do Maranhão, Pedro do Rosário, São Luís e Timon. Para tratamento e interpretação dos dados coletados, optou-se pela análise do conteúdo. Como resultados obtidos na pesquisa, observou-se que a maioria dos entrevistados não utilizava tecnologias digitais em suas salas de aula antes do cenário pandêmico, demonstrando, ainda, um predomínio de habilidades básicas no uso das tecnologias. Ademais, apesar das dificuldades oriundas da ineficiência do letramento digital e dos recorrentes casos de exclusão digital, os educadores evidenciaram que estão fazendo uso de algumas tecnologias digitais, plataformas e/ou aplicativos na mediação pedagógica e compreendem que as metodologias ativas são um importante aliado no aproveitamento do tempo e espaço escolar para o contexto pós-pandêmico. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/548 10.18817/ticsead.v7i2.548 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/548 |
identifier_str_mv |
10.18817/ticsead.v7i2.548 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/548/391 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 7 No. 2 (2021): TICs & EaD em Foco; 73-93 TICs & EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 2 (2021): TICs & EaD em Foco; 73-93 TICs & EaD em Foco; v. 7 n. 2 (2021): TICs & EaD em Foco; 73-93 2447-5726 10.18817/ticsead.v7i2 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047056275079168 |