METODOLOGIAS INOVADORAS COMO POSSIBILIDADE EFETIVA DE APRENDIZAGEM PARA O CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabíola Cadete
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pereira, Petronilha Morais Moreira, Sousa, Rogério Leal de, Araújo , Tarcísio Welvis Gomes de, Freitas, Thayane Nascimento, Serra, Ilka Márcia Ribeiro de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/548
Resumo: Pensar, proativamente, a educação para o contexto pós-pandêmico incide em um exercício necessário de readequação às exigências e lacunas apresentadas pelo ensino remoto tal qual configurado em muitas realidades das escolas brasileiras. Diante da veracidade desse pressuposto, esta pesquisa objetivou reconhecer as metodologias inovadoras e o uso das novas Tecnologias Digitais (TDs) como possibilidade de desenvolvimento das competências tecnopedagógicas docentes para o contexto educacional na pós- pandemia. Optou-se, neste trajeto investigativo, pela pesquisa descritiva, utilizando, como instrumento para a produção dos dados, um questionário on-line, o qual contou com a participação de 13 (treze) professores das 3 (três) etapas da educação básica da rede pública do estado do Maranhão em efetivo exercício. Como lócus de investigação, foram escolhidos os municípios de Olinda Nova do Maranhão, Pedro do Rosário, São Luís e Timon. Para tratamento e interpretação dos dados coletados, optou-se pela análise do conteúdo. Como resultados obtidos na pesquisa, observou-se que a maioria dos entrevistados não utilizava tecnologias digitais em suas salas de aula antes do cenário pandêmico, demonstrando, ainda, um predomínio de habilidades básicas no uso das tecnologias. Ademais, apesar das dificuldades oriundas da ineficiência do letramento digital e dos recorrentes casos de exclusão digital, os educadores evidenciaram que estão fazendo uso de algumas tecnologias digitais, plataformas e/ou aplicativos na mediação pedagógica e compreendem que as metodologias ativas são um importante aliado no aproveitamento do tempo e espaço escolar para o contexto pós-pandêmico.
id UEMA-1_dd600e0f35d014718db67ceb66f84020
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/548
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling METODOLOGIAS INOVADORAS COMO POSSIBILIDADE EFETIVA DE APRENDIZAGEM PARA O CONTEXTO PÓS-PANDÊMICOEnsino Remoto. Metodologias Inovadoras. Competências Digitais.Pensar, proativamente, a educação para o contexto pós-pandêmico incide em um exercício necessário de readequação às exigências e lacunas apresentadas pelo ensino remoto tal qual configurado em muitas realidades das escolas brasileiras. Diante da veracidade desse pressuposto, esta pesquisa objetivou reconhecer as metodologias inovadoras e o uso das novas Tecnologias Digitais (TDs) como possibilidade de desenvolvimento das competências tecnopedagógicas docentes para o contexto educacional na pós- pandemia. Optou-se, neste trajeto investigativo, pela pesquisa descritiva, utilizando, como instrumento para a produção dos dados, um questionário on-line, o qual contou com a participação de 13 (treze) professores das 3 (três) etapas da educação básica da rede pública do estado do Maranhão em efetivo exercício. Como lócus de investigação, foram escolhidos os municípios de Olinda Nova do Maranhão, Pedro do Rosário, São Luís e Timon. Para tratamento e interpretação dos dados coletados, optou-se pela análise do conteúdo. Como resultados obtidos na pesquisa, observou-se que a maioria dos entrevistados não utilizava tecnologias digitais em suas salas de aula antes do cenário pandêmico, demonstrando, ainda, um predomínio de habilidades básicas no uso das tecnologias. Ademais, apesar das dificuldades oriundas da ineficiência do letramento digital e dos recorrentes casos de exclusão digital, os educadores evidenciaram que estão fazendo uso de algumas tecnologias digitais, plataformas e/ou aplicativos na mediação pedagógica e compreendem que as metodologias ativas são um importante aliado no aproveitamento do tempo e espaço escolar para o contexto pós-pandêmico.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2021-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/54810.18817/ticsead.v7i2.548TICs & EaD em Foco; Vol. 7 No. 2 (2021): TICs & EaD em Foco; 73-93TICs & EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 2 (2021): TICs & EaD em Foco; 73-93TICs & EaD em Foco; v. 7 n. 2 (2021): TICs & EaD em Foco; 73-932447-572610.18817/ticsead.v7i2reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/548/391Copyright (c) 2021 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Fabíola CadetePereira, Petronilha Morais MoreiraSousa, Rogério Leal deAraújo , Tarcísio Welvis Gomes deFreitas, Thayane NascimentoSerra, Ilka Márcia Ribeiro de Souza2021-12-23T03:29:51Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/548Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:54.101390TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv METODOLOGIAS INOVADORAS COMO POSSIBILIDADE EFETIVA DE APRENDIZAGEM PARA O CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO
title METODOLOGIAS INOVADORAS COMO POSSIBILIDADE EFETIVA DE APRENDIZAGEM PARA O CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO
spellingShingle METODOLOGIAS INOVADORAS COMO POSSIBILIDADE EFETIVA DE APRENDIZAGEM PARA O CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO
Silva, Fabíola Cadete
Ensino Remoto. Metodologias Inovadoras. Competências Digitais.
title_short METODOLOGIAS INOVADORAS COMO POSSIBILIDADE EFETIVA DE APRENDIZAGEM PARA O CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO
title_full METODOLOGIAS INOVADORAS COMO POSSIBILIDADE EFETIVA DE APRENDIZAGEM PARA O CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO
title_fullStr METODOLOGIAS INOVADORAS COMO POSSIBILIDADE EFETIVA DE APRENDIZAGEM PARA O CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO
title_full_unstemmed METODOLOGIAS INOVADORAS COMO POSSIBILIDADE EFETIVA DE APRENDIZAGEM PARA O CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO
title_sort METODOLOGIAS INOVADORAS COMO POSSIBILIDADE EFETIVA DE APRENDIZAGEM PARA O CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO
author Silva, Fabíola Cadete
author_facet Silva, Fabíola Cadete
Pereira, Petronilha Morais Moreira
Sousa, Rogério Leal de
Araújo , Tarcísio Welvis Gomes de
Freitas, Thayane Nascimento
Serra, Ilka Márcia Ribeiro de Souza
author_role author
author2 Pereira, Petronilha Morais Moreira
Sousa, Rogério Leal de
Araújo , Tarcísio Welvis Gomes de
Freitas, Thayane Nascimento
Serra, Ilka Márcia Ribeiro de Souza
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fabíola Cadete
Pereira, Petronilha Morais Moreira
Sousa, Rogério Leal de
Araújo , Tarcísio Welvis Gomes de
Freitas, Thayane Nascimento
Serra, Ilka Márcia Ribeiro de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Remoto. Metodologias Inovadoras. Competências Digitais.
topic Ensino Remoto. Metodologias Inovadoras. Competências Digitais.
description Pensar, proativamente, a educação para o contexto pós-pandêmico incide em um exercício necessário de readequação às exigências e lacunas apresentadas pelo ensino remoto tal qual configurado em muitas realidades das escolas brasileiras. Diante da veracidade desse pressuposto, esta pesquisa objetivou reconhecer as metodologias inovadoras e o uso das novas Tecnologias Digitais (TDs) como possibilidade de desenvolvimento das competências tecnopedagógicas docentes para o contexto educacional na pós- pandemia. Optou-se, neste trajeto investigativo, pela pesquisa descritiva, utilizando, como instrumento para a produção dos dados, um questionário on-line, o qual contou com a participação de 13 (treze) professores das 3 (três) etapas da educação básica da rede pública do estado do Maranhão em efetivo exercício. Como lócus de investigação, foram escolhidos os municípios de Olinda Nova do Maranhão, Pedro do Rosário, São Luís e Timon. Para tratamento e interpretação dos dados coletados, optou-se pela análise do conteúdo. Como resultados obtidos na pesquisa, observou-se que a maioria dos entrevistados não utilizava tecnologias digitais em suas salas de aula antes do cenário pandêmico, demonstrando, ainda, um predomínio de habilidades básicas no uso das tecnologias. Ademais, apesar das dificuldades oriundas da ineficiência do letramento digital e dos recorrentes casos de exclusão digital, os educadores evidenciaram que estão fazendo uso de algumas tecnologias digitais, plataformas e/ou aplicativos na mediação pedagógica e compreendem que as metodologias ativas são um importante aliado no aproveitamento do tempo e espaço escolar para o contexto pós-pandêmico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/548
10.18817/ticsead.v7i2.548
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/548
identifier_str_mv 10.18817/ticsead.v7i2.548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/548/391
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 7 No. 2 (2021): TICs & EaD em Foco; 73-93
TICs & EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 2 (2021): TICs & EaD em Foco; 73-93
TICs & EaD em Foco; v. 7 n. 2 (2021): TICs & EaD em Foco; 73-93
2447-5726
10.18817/ticsead.v7i2
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047056275079168