THE TEACHING-LEARNING RELATIONSHIP OF STUDENTS WITH DYSCALCULIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca , Raquel Caixeta
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Barbosa , Cássia Angélica Nogueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia Generalis
Texto Completo: https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/83
Resumo: Introdução: Para viver bem dentro da sociedade, é importante que o cidadão saiba exercer seus direitos e deveres plenamente, para que isso aconteça é necessário ter conhecimentos básicos, entre eles, conteúdos matemáticos, como por exemplo, saber fazer cálculos, ter noções de medidas, tempo, no entanto, alguns alunos possuem uma dificuldade maior relacionada as habilidades matemáticas, quando essas dificuldades persistem, não estando associadas a fatores externos como problemas emocionais ou familiares, falta de estímulo ou práticas educacionais inapropriadas, esses empecilhos na aprendizagem podem ser distúrbios escolares. A discalculia é um transtorno de aprendizagem ainda pouco conhecido, caracterizado pela inabilidade ou incapacidade dos(as) estudantes em entender, compreender e aprender a matemática, pessoas com tal distúrbio apresentam dificuldades em contar em sequência, na memorização dos números, em desenvolver o raciocínio lógico para resolver problemas matemáticos. Objetivos: Entender como a discalculia afeta no processo de aprendizagem das crianças. A partir dos resultados busca-se trazer orientações aos professores, sugerindo caminhos que podem ser usados para que o aluno alcance o sucesso na obtenção de conhecimentos matemáticos; contribuir para que mais pessoas tenham acesso as informações do distúrbio, evitando possíveis rótulos e traumas. Metodologia: Aconteceu através de revisão bibliográfica, onde buscou-se informações de como agir frente as possíveis hipóteses, quanto a caracterização e definição de discalculia, a diferença entre distúrbio de aprendizagem e dificuldade, a importância do papel da equipe escolar frente ao problema de aprendizagem. Os materiais foram buscados em sites como Google Scholar e Scielo. Considerações Finais: Após o diagnóstico correto encaminhado pelo especialista, vale ressaltar o papel do professor no auxilio dessas crianças, ele juntamente com a ajuda de uma equipe de profissionais da saúde, podem desenvolver métodos de intervenções pedagógicas e métodos de ensino, jogos, aulas demonstrativas que ajudem o(a) estudante a se superar, e a se sentir motivado na busca pelo saber matemático.
id INDEP-1_c4adc5e3db04eb4dc07683d17c2ba141
oai_identifier_str oai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/83
network_acronym_str INDEP-1
network_name_str Scientia Generalis
repository_id_str
spelling THE TEACHING-LEARNING RELATIONSHIP OF STUDENTS WITH DYSCALCULIALA RELACIÓN ENSEÑANZA-APRENDIZAJE DE ESTUDIANTES CON DISCALCULIAA RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DISCALCULIAdiscalculia; dificuldade, aprendizagem; metodologia pedagógicaIntrodução: Para viver bem dentro da sociedade, é importante que o cidadão saiba exercer seus direitos e deveres plenamente, para que isso aconteça é necessário ter conhecimentos básicos, entre eles, conteúdos matemáticos, como por exemplo, saber fazer cálculos, ter noções de medidas, tempo, no entanto, alguns alunos possuem uma dificuldade maior relacionada as habilidades matemáticas, quando essas dificuldades persistem, não estando associadas a fatores externos como problemas emocionais ou familiares, falta de estímulo ou práticas educacionais inapropriadas, esses empecilhos na aprendizagem podem ser distúrbios escolares. A discalculia é um transtorno de aprendizagem ainda pouco conhecido, caracterizado pela inabilidade ou incapacidade dos(as) estudantes em entender, compreender e aprender a matemática, pessoas com tal distúrbio apresentam dificuldades em contar em sequência, na memorização dos números, em desenvolver o raciocínio lógico para resolver problemas matemáticos. Objetivos: Entender como a discalculia afeta no processo de aprendizagem das crianças. A partir dos resultados busca-se trazer orientações aos professores, sugerindo caminhos que podem ser usados para que o aluno alcance o sucesso na obtenção de conhecimentos matemáticos; contribuir para que mais pessoas tenham acesso as informações do distúrbio, evitando possíveis rótulos e traumas. Metodologia: Aconteceu através de revisão bibliográfica, onde buscou-se informações de como agir frente as possíveis hipóteses, quanto a caracterização e definição de discalculia, a diferença entre distúrbio de aprendizagem e dificuldade, a importância do papel da equipe escolar frente ao problema de aprendizagem. Os materiais foram buscados em sites como Google Scholar e Scielo. Considerações Finais: Após o diagnóstico correto encaminhado pelo especialista, vale ressaltar o papel do professor no auxilio dessas crianças, ele juntamente com a ajuda de uma equipe de profissionais da saúde, podem desenvolver métodos de intervenções pedagógicas e métodos de ensino, jogos, aulas demonstrativas que ajudem o(a) estudante a se superar, e a se sentir motivado na busca pelo saber matemático.Scientia GeneralisScientia GeneralisScientia Generalis2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/83Scientia Generalis; v. 1 n. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 27-27Scientia Generalis; Vol. 1 No. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 27-27Scientia Generalis; Vol. 1 Núm. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 27-272675-2999reponame:Scientia Generalisinstname:Publicação independenteinstacron:INDEPporhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/83/64Copyright (c) 2021 Raquel Caixeta Fonseca , Cássia Angélica Nogueira Barbosa https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca , Raquel Caixeta Barbosa , Cássia Angélica Nogueira 2023-08-01T03:32:01Zoai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/83Revistahttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SGPRIhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/oaieditor@scientiageneralis.com.br2675-29992675-2999opendoar:2023-08-01T03:32:01Scientia Generalis - Publicação independentefalse
dc.title.none.fl_str_mv THE TEACHING-LEARNING RELATIONSHIP OF STUDENTS WITH DYSCALCULIA
LA RELACIÓN ENSEÑANZA-APRENDIZAJE DE ESTUDIANTES CON DISCALCULIA
A RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DISCALCULIA
title THE TEACHING-LEARNING RELATIONSHIP OF STUDENTS WITH DYSCALCULIA
spellingShingle THE TEACHING-LEARNING RELATIONSHIP OF STUDENTS WITH DYSCALCULIA
Fonseca , Raquel Caixeta
discalculia; dificuldade, aprendizagem; metodologia pedagógica
title_short THE TEACHING-LEARNING RELATIONSHIP OF STUDENTS WITH DYSCALCULIA
title_full THE TEACHING-LEARNING RELATIONSHIP OF STUDENTS WITH DYSCALCULIA
title_fullStr THE TEACHING-LEARNING RELATIONSHIP OF STUDENTS WITH DYSCALCULIA
title_full_unstemmed THE TEACHING-LEARNING RELATIONSHIP OF STUDENTS WITH DYSCALCULIA
title_sort THE TEACHING-LEARNING RELATIONSHIP OF STUDENTS WITH DYSCALCULIA
author Fonseca , Raquel Caixeta
author_facet Fonseca , Raquel Caixeta
Barbosa , Cássia Angélica Nogueira
author_role author
author2 Barbosa , Cássia Angélica Nogueira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca , Raquel Caixeta
Barbosa , Cássia Angélica Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv discalculia; dificuldade, aprendizagem; metodologia pedagógica
topic discalculia; dificuldade, aprendizagem; metodologia pedagógica
description Introdução: Para viver bem dentro da sociedade, é importante que o cidadão saiba exercer seus direitos e deveres plenamente, para que isso aconteça é necessário ter conhecimentos básicos, entre eles, conteúdos matemáticos, como por exemplo, saber fazer cálculos, ter noções de medidas, tempo, no entanto, alguns alunos possuem uma dificuldade maior relacionada as habilidades matemáticas, quando essas dificuldades persistem, não estando associadas a fatores externos como problemas emocionais ou familiares, falta de estímulo ou práticas educacionais inapropriadas, esses empecilhos na aprendizagem podem ser distúrbios escolares. A discalculia é um transtorno de aprendizagem ainda pouco conhecido, caracterizado pela inabilidade ou incapacidade dos(as) estudantes em entender, compreender e aprender a matemática, pessoas com tal distúrbio apresentam dificuldades em contar em sequência, na memorização dos números, em desenvolver o raciocínio lógico para resolver problemas matemáticos. Objetivos: Entender como a discalculia afeta no processo de aprendizagem das crianças. A partir dos resultados busca-se trazer orientações aos professores, sugerindo caminhos que podem ser usados para que o aluno alcance o sucesso na obtenção de conhecimentos matemáticos; contribuir para que mais pessoas tenham acesso as informações do distúrbio, evitando possíveis rótulos e traumas. Metodologia: Aconteceu através de revisão bibliográfica, onde buscou-se informações de como agir frente as possíveis hipóteses, quanto a caracterização e definição de discalculia, a diferença entre distúrbio de aprendizagem e dificuldade, a importância do papel da equipe escolar frente ao problema de aprendizagem. Os materiais foram buscados em sites como Google Scholar e Scielo. Considerações Finais: Após o diagnóstico correto encaminhado pelo especialista, vale ressaltar o papel do professor no auxilio dessas crianças, ele juntamente com a ajuda de uma equipe de profissionais da saúde, podem desenvolver métodos de intervenções pedagógicas e métodos de ensino, jogos, aulas demonstrativas que ajudem o(a) estudante a se superar, e a se sentir motivado na busca pelo saber matemático.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/83
url https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/83
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/83/64
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Raquel Caixeta Fonseca , Cássia Angélica Nogueira Barbosa
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Raquel Caixeta Fonseca , Cássia Angélica Nogueira Barbosa
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Scientia Generalis
Scientia Generalis
Scientia Generalis
publisher.none.fl_str_mv Scientia Generalis
Scientia Generalis
Scientia Generalis
dc.source.none.fl_str_mv Scientia Generalis; v. 1 n. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 27-27
Scientia Generalis; Vol. 1 No. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 27-27
Scientia Generalis; Vol. 1 Núm. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 27-27
2675-2999
reponame:Scientia Generalis
instname:Publicação independente
instacron:INDEP
instname_str Publicação independente
instacron_str INDEP
institution INDEP
reponame_str Scientia Generalis
collection Scientia Generalis
repository.name.fl_str_mv Scientia Generalis - Publicação independente
repository.mail.fl_str_mv editor@scientiageneralis.com.br
_version_ 1797042483898613760