THE TEACHING-LEARNING RELATIONSHIP OF STUDENTS WITH DYSCALCULIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia Generalis |
Texto Completo: | https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/83 |
Resumo: | Introdução: Para viver bem dentro da sociedade, é importante que o cidadão saiba exercer seus direitos e deveres plenamente, para que isso aconteça é necessário ter conhecimentos básicos, entre eles, conteúdos matemáticos, como por exemplo, saber fazer cálculos, ter noções de medidas, tempo, no entanto, alguns alunos possuem uma dificuldade maior relacionada as habilidades matemáticas, quando essas dificuldades persistem, não estando associadas a fatores externos como problemas emocionais ou familiares, falta de estímulo ou práticas educacionais inapropriadas, esses empecilhos na aprendizagem podem ser distúrbios escolares. A discalculia é um transtorno de aprendizagem ainda pouco conhecido, caracterizado pela inabilidade ou incapacidade dos(as) estudantes em entender, compreender e aprender a matemática, pessoas com tal distúrbio apresentam dificuldades em contar em sequência, na memorização dos números, em desenvolver o raciocínio lógico para resolver problemas matemáticos. Objetivos: Entender como a discalculia afeta no processo de aprendizagem das crianças. A partir dos resultados busca-se trazer orientações aos professores, sugerindo caminhos que podem ser usados para que o aluno alcance o sucesso na obtenção de conhecimentos matemáticos; contribuir para que mais pessoas tenham acesso as informações do distúrbio, evitando possíveis rótulos e traumas. Metodologia: Aconteceu através de revisão bibliográfica, onde buscou-se informações de como agir frente as possíveis hipóteses, quanto a caracterização e definição de discalculia, a diferença entre distúrbio de aprendizagem e dificuldade, a importância do papel da equipe escolar frente ao problema de aprendizagem. Os materiais foram buscados em sites como Google Scholar e Scielo. Considerações Finais: Após o diagnóstico correto encaminhado pelo especialista, vale ressaltar o papel do professor no auxilio dessas crianças, ele juntamente com a ajuda de uma equipe de profissionais da saúde, podem desenvolver métodos de intervenções pedagógicas e métodos de ensino, jogos, aulas demonstrativas que ajudem o(a) estudante a se superar, e a se sentir motivado na busca pelo saber matemático. |
id |
INDEP-1_c4adc5e3db04eb4dc07683d17c2ba141 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/83 |
network_acronym_str |
INDEP-1 |
network_name_str |
Scientia Generalis |
repository_id_str |
|
spelling |
THE TEACHING-LEARNING RELATIONSHIP OF STUDENTS WITH DYSCALCULIALA RELACIÓN ENSEÑANZA-APRENDIZAJE DE ESTUDIANTES CON DISCALCULIAA RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DISCALCULIAdiscalculia; dificuldade, aprendizagem; metodologia pedagógicaIntrodução: Para viver bem dentro da sociedade, é importante que o cidadão saiba exercer seus direitos e deveres plenamente, para que isso aconteça é necessário ter conhecimentos básicos, entre eles, conteúdos matemáticos, como por exemplo, saber fazer cálculos, ter noções de medidas, tempo, no entanto, alguns alunos possuem uma dificuldade maior relacionada as habilidades matemáticas, quando essas dificuldades persistem, não estando associadas a fatores externos como problemas emocionais ou familiares, falta de estímulo ou práticas educacionais inapropriadas, esses empecilhos na aprendizagem podem ser distúrbios escolares. A discalculia é um transtorno de aprendizagem ainda pouco conhecido, caracterizado pela inabilidade ou incapacidade dos(as) estudantes em entender, compreender e aprender a matemática, pessoas com tal distúrbio apresentam dificuldades em contar em sequência, na memorização dos números, em desenvolver o raciocínio lógico para resolver problemas matemáticos. Objetivos: Entender como a discalculia afeta no processo de aprendizagem das crianças. A partir dos resultados busca-se trazer orientações aos professores, sugerindo caminhos que podem ser usados para que o aluno alcance o sucesso na obtenção de conhecimentos matemáticos; contribuir para que mais pessoas tenham acesso as informações do distúrbio, evitando possíveis rótulos e traumas. Metodologia: Aconteceu através de revisão bibliográfica, onde buscou-se informações de como agir frente as possíveis hipóteses, quanto a caracterização e definição de discalculia, a diferença entre distúrbio de aprendizagem e dificuldade, a importância do papel da equipe escolar frente ao problema de aprendizagem. Os materiais foram buscados em sites como Google Scholar e Scielo. Considerações Finais: Após o diagnóstico correto encaminhado pelo especialista, vale ressaltar o papel do professor no auxilio dessas crianças, ele juntamente com a ajuda de uma equipe de profissionais da saúde, podem desenvolver métodos de intervenções pedagógicas e métodos de ensino, jogos, aulas demonstrativas que ajudem o(a) estudante a se superar, e a se sentir motivado na busca pelo saber matemático.Scientia GeneralisScientia GeneralisScientia Generalis2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/83Scientia Generalis; v. 1 n. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 27-27Scientia Generalis; Vol. 1 No. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 27-27Scientia Generalis; Vol. 1 Núm. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 27-272675-2999reponame:Scientia Generalisinstname:Publicação independenteinstacron:INDEPporhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/83/64Copyright (c) 2021 Raquel Caixeta Fonseca , Cássia Angélica Nogueira Barbosa https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca , Raquel Caixeta Barbosa , Cássia Angélica Nogueira 2023-08-01T03:32:01Zoai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/83Revistahttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SGPRIhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/oaieditor@scientiageneralis.com.br2675-29992675-2999opendoar:2023-08-01T03:32:01Scientia Generalis - Publicação independentefalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
THE TEACHING-LEARNING RELATIONSHIP OF STUDENTS WITH DYSCALCULIA LA RELACIÓN ENSEÑANZA-APRENDIZAJE DE ESTUDIANTES CON DISCALCULIA A RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DISCALCULIA |
title |
THE TEACHING-LEARNING RELATIONSHIP OF STUDENTS WITH DYSCALCULIA |
spellingShingle |
THE TEACHING-LEARNING RELATIONSHIP OF STUDENTS WITH DYSCALCULIA Fonseca , Raquel Caixeta discalculia; dificuldade, aprendizagem; metodologia pedagógica |
title_short |
THE TEACHING-LEARNING RELATIONSHIP OF STUDENTS WITH DYSCALCULIA |
title_full |
THE TEACHING-LEARNING RELATIONSHIP OF STUDENTS WITH DYSCALCULIA |
title_fullStr |
THE TEACHING-LEARNING RELATIONSHIP OF STUDENTS WITH DYSCALCULIA |
title_full_unstemmed |
THE TEACHING-LEARNING RELATIONSHIP OF STUDENTS WITH DYSCALCULIA |
title_sort |
THE TEACHING-LEARNING RELATIONSHIP OF STUDENTS WITH DYSCALCULIA |
author |
Fonseca , Raquel Caixeta |
author_facet |
Fonseca , Raquel Caixeta Barbosa , Cássia Angélica Nogueira |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa , Cássia Angélica Nogueira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca , Raquel Caixeta Barbosa , Cássia Angélica Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
discalculia; dificuldade, aprendizagem; metodologia pedagógica |
topic |
discalculia; dificuldade, aprendizagem; metodologia pedagógica |
description |
Introdução: Para viver bem dentro da sociedade, é importante que o cidadão saiba exercer seus direitos e deveres plenamente, para que isso aconteça é necessário ter conhecimentos básicos, entre eles, conteúdos matemáticos, como por exemplo, saber fazer cálculos, ter noções de medidas, tempo, no entanto, alguns alunos possuem uma dificuldade maior relacionada as habilidades matemáticas, quando essas dificuldades persistem, não estando associadas a fatores externos como problemas emocionais ou familiares, falta de estímulo ou práticas educacionais inapropriadas, esses empecilhos na aprendizagem podem ser distúrbios escolares. A discalculia é um transtorno de aprendizagem ainda pouco conhecido, caracterizado pela inabilidade ou incapacidade dos(as) estudantes em entender, compreender e aprender a matemática, pessoas com tal distúrbio apresentam dificuldades em contar em sequência, na memorização dos números, em desenvolver o raciocínio lógico para resolver problemas matemáticos. Objetivos: Entender como a discalculia afeta no processo de aprendizagem das crianças. A partir dos resultados busca-se trazer orientações aos professores, sugerindo caminhos que podem ser usados para que o aluno alcance o sucesso na obtenção de conhecimentos matemáticos; contribuir para que mais pessoas tenham acesso as informações do distúrbio, evitando possíveis rótulos e traumas. Metodologia: Aconteceu através de revisão bibliográfica, onde buscou-se informações de como agir frente as possíveis hipóteses, quanto a caracterização e definição de discalculia, a diferença entre distúrbio de aprendizagem e dificuldade, a importância do papel da equipe escolar frente ao problema de aprendizagem. Os materiais foram buscados em sites como Google Scholar e Scielo. Considerações Finais: Após o diagnóstico correto encaminhado pelo especialista, vale ressaltar o papel do professor no auxilio dessas crianças, ele juntamente com a ajuda de uma equipe de profissionais da saúde, podem desenvolver métodos de intervenções pedagógicas e métodos de ensino, jogos, aulas demonstrativas que ajudem o(a) estudante a se superar, e a se sentir motivado na busca pelo saber matemático. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/83 |
url |
https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/83 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/83/64 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Raquel Caixeta Fonseca , Cássia Angélica Nogueira Barbosa https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Raquel Caixeta Fonseca , Cássia Angélica Nogueira Barbosa https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Scientia Generalis Scientia Generalis Scientia Generalis |
publisher.none.fl_str_mv |
Scientia Generalis Scientia Generalis Scientia Generalis |
dc.source.none.fl_str_mv |
Scientia Generalis; v. 1 n. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 27-27 Scientia Generalis; Vol. 1 No. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 27-27 Scientia Generalis; Vol. 1 Núm. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 27-27 2675-2999 reponame:Scientia Generalis instname:Publicação independente instacron:INDEP |
instname_str |
Publicação independente |
instacron_str |
INDEP |
institution |
INDEP |
reponame_str |
Scientia Generalis |
collection |
Scientia Generalis |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia Generalis - Publicação independente |
repository.mail.fl_str_mv |
editor@scientiageneralis.com.br |
_version_ |
1797042483898613760 |