Os exames oficiais de proficiência em português do Brasil e de Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Em Aberto |
Texto Completo: | http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4327 |
Resumo: | Falantes de outro idioma que desejam comprovar sua proficiência em português podem recorrer, no Brasil, ao Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) e, em Portugal, aos exames gerenciados pelo Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira (Caple). Por meio de um estudo de natureza descritiva, foram evidenciados os princípios norteadores desses exames, as abordagens de cada um para se aferir a proficiência dos examinandos e as diretrizes gerais para avaliar a compreensão auditiva/leitora e a produção oral/textual escrita. Verifica-se que, embora tenham características próprias, esses exames oficiais do Brasil e de Portugal apresentam um aspecto comum: a presença de propostas centradas nos textos para a aferição do desempenho dos examinandos em relação às competências necessárias para a interação social. |
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Os exames oficiais de proficiência em português do Brasil e de Portugalproficiência; português língua estrangeira; Celpe-Bras; Caple.Falantes de outro idioma que desejam comprovar sua proficiência em português podem recorrer, no Brasil, ao Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) e, em Portugal, aos exames gerenciados pelo Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira (Caple). Por meio de um estudo de natureza descritiva, foram evidenciados os princípios norteadores desses exames, as abordagens de cada um para se aferir a proficiência dos examinandos e as diretrizes gerais para avaliar a compreensão auditiva/leitora e a produção oral/textual escrita. Verifica-se que, embora tenham características próprias, esses exames oficiais do Brasil e de Portugal apresentam um aspecto comum: a presença de propostas centradas nos textos para a aferição do desempenho dos examinandos em relação às competências necessárias para a interação social.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisDell'Isola, Regina Lúcia Péret2019-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/432710.24109/2176-6673.emaberto.32i104.4327Em Aberto; v. 32, n. 104 (2019): Avaliação em língua portuguesa217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.32i104reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4327/pdfDireitos autorais 2019 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-31T12:55:11Zmail@mail.com - |
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