Dança lúdica: avaliação diagnóstica aplicada a crianças de 7 a 9 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kellermann, Mariana Marques
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Andrade, Simei Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Aberto
Texto Completo: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3588
Resumo: Relato de avaliação diagnóstica sobre a percepção corporal de crianças de 7 a 9 anos de idade no ensino-aprendizagem da dança, para se apreender o grau do desenvolvimento do esquema corporal, bem como possibilidades e habilidades motoras. A pesquisa-ação foi realizada em classe de  preparatório do Curso Experimental de Formação para Bailarinos, da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA). Conclui-se que a avaliação diagnóstica possibilita ao professor, por meio da observação cotidiana, superar os obstáculos que a criança apresenta na aula de dança em relação a sua imagem corporal.
id INEP-1_fb532433b7d34ae0791f4601014ea82b
oai_identifier_str oai:ojs.172.29.9.66:article/3588
network_acronym_str INEP-1
network_name_str Em Aberto
spelling Dança lúdica: avaliação diagnóstica aplicada a crianças de 7 a 9 anosdança lúdica; percepção corporal; esquema corporal; imagem corporal; criança.Dança e ludicidadeRelato de avaliação diagnóstica sobre a percepção corporal de crianças de 7 a 9 anos de idade no ensino-aprendizagem da dança, para se apreender o grau do desenvolvimento do esquema corporal, bem como possibilidades e habilidades motoras. A pesquisa-ação foi realizada em classe de  preparatório do Curso Experimental de Formação para Bailarinos, da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA). Conclui-se que a avaliação diagnóstica possibilita ao professor, por meio da observação cotidiana, superar os obstáculos que a criança apresenta na aula de dança em relação a sua imagem corporal.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisEscola de Teatro e Dança da UFPAKellermann, Mariana MarquesAndrade, Simei Santos2018-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/358810.24109/2176-6673.emaberto.31i102.3588Em Aberto; v. 31, n. 102 (2018): Ludicidade, conhecimento e corpo217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.31i102reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3588/pdfDireitos autorais 2018 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:12Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Dança lúdica: avaliação diagnóstica aplicada a crianças de 7 a 9 anos
title Dança lúdica: avaliação diagnóstica aplicada a crianças de 7 a 9 anos
spellingShingle Dança lúdica: avaliação diagnóstica aplicada a crianças de 7 a 9 anos
Kellermann, Mariana Marques
dança lúdica; percepção corporal; esquema corporal; imagem corporal; criança.
Dança e ludicidade
title_short Dança lúdica: avaliação diagnóstica aplicada a crianças de 7 a 9 anos
title_full Dança lúdica: avaliação diagnóstica aplicada a crianças de 7 a 9 anos
title_fullStr Dança lúdica: avaliação diagnóstica aplicada a crianças de 7 a 9 anos
title_full_unstemmed Dança lúdica: avaliação diagnóstica aplicada a crianças de 7 a 9 anos
title_sort Dança lúdica: avaliação diagnóstica aplicada a crianças de 7 a 9 anos
author Kellermann, Mariana Marques
author_facet Kellermann, Mariana Marques
Andrade, Simei Santos
author_role author
author2 Andrade, Simei Santos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Escola de Teatro e Dança da UFPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Kellermann, Mariana Marques
Andrade, Simei Santos
dc.subject.por.fl_str_mv dança lúdica; percepção corporal; esquema corporal; imagem corporal; criança.
Dança e ludicidade
topic dança lúdica; percepção corporal; esquema corporal; imagem corporal; criança.
Dança e ludicidade
dc.description.none.fl_txt_mv Relato de avaliação diagnóstica sobre a percepção corporal de crianças de 7 a 9 anos de idade no ensino-aprendizagem da dança, para se apreender o grau do desenvolvimento do esquema corporal, bem como possibilidades e habilidades motoras. A pesquisa-ação foi realizada em classe de  preparatório do Curso Experimental de Formação para Bailarinos, da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA). Conclui-se que a avaliação diagnóstica possibilita ao professor, por meio da observação cotidiana, superar os obstáculos que a criança apresenta na aula de dança em relação a sua imagem corporal.
description Relato de avaliação diagnóstica sobre a percepção corporal de crianças de 7 a 9 anos de idade no ensino-aprendizagem da dança, para se apreender o grau do desenvolvimento do esquema corporal, bem como possibilidades e habilidades motoras. A pesquisa-ação foi realizada em classe de  preparatório do Curso Experimental de Formação para Bailarinos, da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA). Conclui-se que a avaliação diagnóstica possibilita ao professor, por meio da observação cotidiana, superar os obstáculos que a criança apresenta na aula de dança em relação a sua imagem corporal.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-17
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3588
10.24109/2176-6673.emaberto.31i102.3588
url http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3588
identifier_str_mv 10.24109/2176-6673.emaberto.31i102.3588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3588/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Em Aberto; v. 31, n. 102 (2018): Ludicidade, conhecimento e corpo
21766673
0104-1037
10.24109/2176-6673.emaberto.31i102
reponame:Em Aberto
instname:INEP
instacron:INEP
reponame_str Em Aberto
collection Em Aberto
instname_str INEP
instacron_str INEP
institution INEP
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1635981643386716160