Dança lúdica: avaliação diagnóstica aplicada a crianças de 7 a 9 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Em Aberto |
Texto Completo: | http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3588 |
Resumo: | Relato de avaliação diagnóstica sobre a percepção corporal de crianças de 7 a 9 anos de idade no ensino-aprendizagem da dança, para se apreender o grau do desenvolvimento do esquema corporal, bem como possibilidades e habilidades motoras. A pesquisa-ação foi realizada em classe de preparatório do Curso Experimental de Formação para Bailarinos, da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA). Conclui-se que a avaliação diagnóstica possibilita ao professor, por meio da observação cotidiana, superar os obstáculos que a criança apresenta na aula de dança em relação a sua imagem corporal. |
id |
INEP-1_fb532433b7d34ae0791f4601014ea82b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.172.29.9.66:article/3588 |
network_acronym_str |
INEP-1 |
network_name_str |
Em Aberto |
spelling |
Dança lúdica: avaliação diagnóstica aplicada a crianças de 7 a 9 anosdança lúdica; percepção corporal; esquema corporal; imagem corporal; criança.Dança e ludicidadeRelato de avaliação diagnóstica sobre a percepção corporal de crianças de 7 a 9 anos de idade no ensino-aprendizagem da dança, para se apreender o grau do desenvolvimento do esquema corporal, bem como possibilidades e habilidades motoras. A pesquisa-ação foi realizada em classe de preparatório do Curso Experimental de Formação para Bailarinos, da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA). Conclui-se que a avaliação diagnóstica possibilita ao professor, por meio da observação cotidiana, superar os obstáculos que a criança apresenta na aula de dança em relação a sua imagem corporal.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisEscola de Teatro e Dança da UFPAKellermann, Mariana MarquesAndrade, Simei Santos2018-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/358810.24109/2176-6673.emaberto.31i102.3588Em Aberto; v. 31, n. 102 (2018): Ludicidade, conhecimento e corpo217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.31i102reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3588/pdfDireitos autorais 2018 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:12Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dança lúdica: avaliação diagnóstica aplicada a crianças de 7 a 9 anos |
title |
Dança lúdica: avaliação diagnóstica aplicada a crianças de 7 a 9 anos |
spellingShingle |
Dança lúdica: avaliação diagnóstica aplicada a crianças de 7 a 9 anos Kellermann, Mariana Marques dança lúdica; percepção corporal; esquema corporal; imagem corporal; criança. Dança e ludicidade |
title_short |
Dança lúdica: avaliação diagnóstica aplicada a crianças de 7 a 9 anos |
title_full |
Dança lúdica: avaliação diagnóstica aplicada a crianças de 7 a 9 anos |
title_fullStr |
Dança lúdica: avaliação diagnóstica aplicada a crianças de 7 a 9 anos |
title_full_unstemmed |
Dança lúdica: avaliação diagnóstica aplicada a crianças de 7 a 9 anos |
title_sort |
Dança lúdica: avaliação diagnóstica aplicada a crianças de 7 a 9 anos |
author |
Kellermann, Mariana Marques |
author_facet |
Kellermann, Mariana Marques Andrade, Simei Santos |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Simei Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Escola de Teatro e Dança da UFPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kellermann, Mariana Marques Andrade, Simei Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
dança lúdica; percepção corporal; esquema corporal; imagem corporal; criança. Dança e ludicidade |
topic |
dança lúdica; percepção corporal; esquema corporal; imagem corporal; criança. Dança e ludicidade |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Relato de avaliação diagnóstica sobre a percepção corporal de crianças de 7 a 9 anos de idade no ensino-aprendizagem da dança, para se apreender o grau do desenvolvimento do esquema corporal, bem como possibilidades e habilidades motoras. A pesquisa-ação foi realizada em classe de preparatório do Curso Experimental de Formação para Bailarinos, da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA). Conclui-se que a avaliação diagnóstica possibilita ao professor, por meio da observação cotidiana, superar os obstáculos que a criança apresenta na aula de dança em relação a sua imagem corporal. |
description |
Relato de avaliação diagnóstica sobre a percepção corporal de crianças de 7 a 9 anos de idade no ensino-aprendizagem da dança, para se apreender o grau do desenvolvimento do esquema corporal, bem como possibilidades e habilidades motoras. A pesquisa-ação foi realizada em classe de preparatório do Curso Experimental de Formação para Bailarinos, da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA). Conclui-se que a avaliação diagnóstica possibilita ao professor, por meio da observação cotidiana, superar os obstáculos que a criança apresenta na aula de dança em relação a sua imagem corporal. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-17 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3588 10.24109/2176-6673.emaberto.31i102.3588 |
url |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3588 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6673.emaberto.31i102.3588 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3588/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Em Aberto; v. 31, n. 102 (2018): Ludicidade, conhecimento e corpo 21766673 0104-1037 10.24109/2176-6673.emaberto.31i102 reponame:Em Aberto instname:INEP instacron:INEP |
reponame_str |
Em Aberto |
collection |
Em Aberto |
instname_str |
INEP |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1635981643386716160 |