La enseñanza del análisis lingüístico por parte de pasantes de la licenciatura en Portugués

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suassuna, Lívia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4355
Resumo: Este artigo é resultado de um estudo exploratório e objetiva discutir o modo como estagiários do curso de licenciatura em Letras-Português da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) entendem as novas orientações para o ensino de gramática/análise linguística e buscam colocá-las em prática durante o estágio curricular de regência de turma. Os dados analisados foram extraídos de um relatório de estágio apresentado por duas graduandas ao final da aplicação de um projeto didático temático numa turma de 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Pernambuco. Para compor o referencial teórico, foram utilizados estudos de autores como Geraldi (1997), Dickel (2012), Ferraz e Olivan (2011), Smiderle, Zavodini-Carlotto e Sella (2017), Emilio (2008), Aparício (2008), entre outros. Os resultados indicaram a presença de elementos inovadores na prática das estagiárias, como a vinculação do estudo gramatical a situações interativas autênticas e o emprego da indução como estratégia didática para favorecer a reflexão sobre o funcionamento da língua. 
id INEP-2_08230d921f21e159687fc74d24abd796
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/4355
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling La enseñanza del análisis lingüístico por parte de pasantes de la licenciatura en PortuguésThe teaching of linguistic analysis by the interns of a teacher-training program in Portuguese LanguageO ensino de análise linguística por estagiários da licenciatura em Letraspedagogical practicelinguistic analysisteacher-training.práctica pedagógicaanálisis lingüísticoformación de profesores.prática pedagógicaanálise linguísticaformação de professores.Este artigo é resultado de um estudo exploratório e objetiva discutir o modo como estagiários do curso de licenciatura em Letras-Português da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) entendem as novas orientações para o ensino de gramática/análise linguística e buscam colocá-las em prática durante o estágio curricular de regência de turma. Os dados analisados foram extraídos de um relatório de estágio apresentado por duas graduandas ao final da aplicação de um projeto didático temático numa turma de 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Pernambuco. Para compor o referencial teórico, foram utilizados estudos de autores como Geraldi (1997), Dickel (2012), Ferraz e Olivan (2011), Smiderle, Zavodini-Carlotto e Sella (2017), Emilio (2008), Aparício (2008), entre outros. Os resultados indicaram a presença de elementos inovadores na prática das estagiárias, como a vinculação do estudo gramatical a situações interativas autênticas e o emprego da indução como estratégia didática para favorecer a reflexão sobre o funcionamento da língua. Este artículo es el resultado de un estudio exploratorio y tiene como objetivo discutir cómo los pasantes del curso de Licenciatura en Portugués en la Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) entienden las nuevas orientaciones  para  enseñar  gramática/análisis  lingüístico  y  buscan  ponerlas en práctica durante la pasantía curricular de regencia de grupo. Los datos analizados se extrajeron de un informe de pasantía presentado por  dos  graduandas  al  final  de  la  aplicación  de  un  proyecto  didáctico  temático en una clase de la educación secundaria en una escuela pública en Pernambuco. Para componer el marco teórico, se utilizaron estudios de  autores  como  Geraldi  (1997),  Dickel  (2012),  Ferraz  y  Olivan  (2011),  Smiderle, Zavodini-Carlotto y Sella (2017), Emilio (2008), Aparício (2008), entre otros. Los resultados indicaron la presencia de elementos innovadores en la práctica de las pasantes, como la vinculación del estudio gramatical a situaciones interactivas auténticas y el empleo de la inducción como una estrategia didáctica para fomentar la reflexión sobre el funcionamiento de la lengua.  This article results from an exploratory study and aims to discuss the  way  in  which  trainee  teachers  from  a  teacher-training  program  in  Portuguese  Language  at  the  Universidade  Federal  de  Pernambuco  (UFPE)  understand  the  new  guidelines  for  the  teaching  of  grammar/linguistic  analysis  and  strive  to  put  them  into  action  throughout  their  curricular internship. Data analyzed was gathered out of an internship report  presented  by  two  students  when  concluding  the  application  of  a  thematic  didactic  project.  Theoretical  basis  counts  with  studies  from authors such as Geraldi (1997), Dickel (2012), Ferraz and Olivan (2011), Smiderle, Zavodini-Carlotto e Sella (2017), Emilio (2008), Aparício (2008), among others. Results revealed innovative elements in interns’ practice, such as the connection of the grammatical study to authentic interactive situations, as well as the use of induction as a didactic strategy to favor a reflection on language use.INEP2019-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/435510.24109/2176-6681.rbep.101i257.4258Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 101 n. 257 (2020)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 101 Núm. 257 (2020)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 101 No 257 (2020)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.101i257reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4355/371810.24109/2176-6681.rbep.101i257.3718Suassuna, Líviainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-23T13:19:28Zoai:ojs3.inep:article/4355Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2022-06-23T13:19:28Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv La enseñanza del análisis lingüístico por parte de pasantes de la licenciatura en Portugués
The teaching of linguistic analysis by the interns of a teacher-training program in Portuguese Language
O ensino de análise linguística por estagiários da licenciatura em Letras
title La enseñanza del análisis lingüístico por parte de pasantes de la licenciatura en Portugués
spellingShingle La enseñanza del análisis lingüístico por parte de pasantes de la licenciatura en Portugués
Suassuna, Lívia
pedagogical practice
linguistic analysis
teacher-training.
práctica pedagógica
análisis lingüístico
formación de profesores.
prática pedagógica
análise linguística
formação de professores.
title_short La enseñanza del análisis lingüístico por parte de pasantes de la licenciatura en Portugués
title_full La enseñanza del análisis lingüístico por parte de pasantes de la licenciatura en Portugués
title_fullStr La enseñanza del análisis lingüístico por parte de pasantes de la licenciatura en Portugués
title_full_unstemmed La enseñanza del análisis lingüístico por parte de pasantes de la licenciatura en Portugués
title_sort La enseñanza del análisis lingüístico por parte de pasantes de la licenciatura en Portugués
author Suassuna, Lívia
author_facet Suassuna, Lívia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Suassuna, Lívia
dc.subject.por.fl_str_mv pedagogical practice
linguistic analysis
teacher-training.
práctica pedagógica
análisis lingüístico
formación de profesores.
prática pedagógica
análise linguística
formação de professores.
topic pedagogical practice
linguistic analysis
teacher-training.
práctica pedagógica
análisis lingüístico
formación de profesores.
prática pedagógica
análise linguística
formação de professores.
description Este artigo é resultado de um estudo exploratório e objetiva discutir o modo como estagiários do curso de licenciatura em Letras-Português da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) entendem as novas orientações para o ensino de gramática/análise linguística e buscam colocá-las em prática durante o estágio curricular de regência de turma. Os dados analisados foram extraídos de um relatório de estágio apresentado por duas graduandas ao final da aplicação de um projeto didático temático numa turma de 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Pernambuco. Para compor o referencial teórico, foram utilizados estudos de autores como Geraldi (1997), Dickel (2012), Ferraz e Olivan (2011), Smiderle, Zavodini-Carlotto e Sella (2017), Emilio (2008), Aparício (2008), entre outros. Os resultados indicaram a presença de elementos inovadores na prática das estagiárias, como a vinculação do estudo gramatical a situações interativas autênticas e o emprego da indução como estratégia didática para favorecer a reflexão sobre o funcionamento da língua. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4355
10.24109/2176-6681.rbep.101i257.4258
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4355
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.101i257.4258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4355/3718
10.24109/2176-6681.rbep.101i257.3718
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 101 n. 257 (2020)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 101 Núm. 257 (2020)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 101 No 257 (2020)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.101i257
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951704122621952