La enseñanza del análisis lingüístico por parte de pasantes de la licenciatura en Portugués
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4355 |
Resumo: | Este artigo é resultado de um estudo exploratório e objetiva discutir o modo como estagiários do curso de licenciatura em Letras-Português da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) entendem as novas orientações para o ensino de gramática/análise linguística e buscam colocá-las em prática durante o estágio curricular de regência de turma. Os dados analisados foram extraídos de um relatório de estágio apresentado por duas graduandas ao final da aplicação de um projeto didático temático numa turma de 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Pernambuco. Para compor o referencial teórico, foram utilizados estudos de autores como Geraldi (1997), Dickel (2012), Ferraz e Olivan (2011), Smiderle, Zavodini-Carlotto e Sella (2017), Emilio (2008), Aparício (2008), entre outros. Os resultados indicaram a presença de elementos inovadores na prática das estagiárias, como a vinculação do estudo gramatical a situações interativas autênticas e o emprego da indução como estratégia didática para favorecer a reflexão sobre o funcionamento da língua. |
id |
INEP-2_08230d921f21e159687fc74d24abd796 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/4355 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
La enseñanza del análisis lingüístico por parte de pasantes de la licenciatura en PortuguésThe teaching of linguistic analysis by the interns of a teacher-training program in Portuguese LanguageO ensino de análise linguística por estagiários da licenciatura em Letraspedagogical practicelinguistic analysisteacher-training.práctica pedagógicaanálisis lingüísticoformación de profesores.prática pedagógicaanálise linguísticaformação de professores.Este artigo é resultado de um estudo exploratório e objetiva discutir o modo como estagiários do curso de licenciatura em Letras-Português da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) entendem as novas orientações para o ensino de gramática/análise linguística e buscam colocá-las em prática durante o estágio curricular de regência de turma. Os dados analisados foram extraídos de um relatório de estágio apresentado por duas graduandas ao final da aplicação de um projeto didático temático numa turma de 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Pernambuco. Para compor o referencial teórico, foram utilizados estudos de autores como Geraldi (1997), Dickel (2012), Ferraz e Olivan (2011), Smiderle, Zavodini-Carlotto e Sella (2017), Emilio (2008), Aparício (2008), entre outros. Os resultados indicaram a presença de elementos inovadores na prática das estagiárias, como a vinculação do estudo gramatical a situações interativas autênticas e o emprego da indução como estratégia didática para favorecer a reflexão sobre o funcionamento da língua. Este artículo es el resultado de un estudio exploratorio y tiene como objetivo discutir cómo los pasantes del curso de Licenciatura en Portugués en la Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) entienden las nuevas orientaciones para enseñar gramática/análisis lingüístico y buscan ponerlas en práctica durante la pasantía curricular de regencia de grupo. Los datos analizados se extrajeron de un informe de pasantía presentado por dos graduandas al final de la aplicación de un proyecto didáctico temático en una clase de la educación secundaria en una escuela pública en Pernambuco. Para componer el marco teórico, se utilizaron estudios de autores como Geraldi (1997), Dickel (2012), Ferraz y Olivan (2011), Smiderle, Zavodini-Carlotto y Sella (2017), Emilio (2008), Aparício (2008), entre otros. Los resultados indicaron la presencia de elementos innovadores en la práctica de las pasantes, como la vinculación del estudio gramatical a situaciones interactivas auténticas y el empleo de la inducción como una estrategia didáctica para fomentar la reflexión sobre el funcionamiento de la lengua. This article results from an exploratory study and aims to discuss the way in which trainee teachers from a teacher-training program in Portuguese Language at the Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) understand the new guidelines for the teaching of grammar/linguistic analysis and strive to put them into action throughout their curricular internship. Data analyzed was gathered out of an internship report presented by two students when concluding the application of a thematic didactic project. Theoretical basis counts with studies from authors such as Geraldi (1997), Dickel (2012), Ferraz and Olivan (2011), Smiderle, Zavodini-Carlotto e Sella (2017), Emilio (2008), Aparício (2008), among others. Results revealed innovative elements in interns’ practice, such as the connection of the grammatical study to authentic interactive situations, as well as the use of induction as a didactic strategy to favor a reflection on language use.INEP2019-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/435510.24109/2176-6681.rbep.101i257.4258Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 101 n. 257 (2020)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 101 Núm. 257 (2020)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 101 No 257 (2020)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.101i257reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4355/371810.24109/2176-6681.rbep.101i257.3718Suassuna, Líviainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-23T13:19:28Zoai:ojs3.inep:article/4355Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2022-06-23T13:19:28Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
La enseñanza del análisis lingüístico por parte de pasantes de la licenciatura en Portugués The teaching of linguistic analysis by the interns of a teacher-training program in Portuguese Language O ensino de análise linguística por estagiários da licenciatura em Letras |
title |
La enseñanza del análisis lingüístico por parte de pasantes de la licenciatura en Portugués |
spellingShingle |
La enseñanza del análisis lingüístico por parte de pasantes de la licenciatura en Portugués Suassuna, Lívia pedagogical practice linguistic analysis teacher-training. práctica pedagógica análisis lingüístico formación de profesores. prática pedagógica análise linguística formação de professores. |
title_short |
La enseñanza del análisis lingüístico por parte de pasantes de la licenciatura en Portugués |
title_full |
La enseñanza del análisis lingüístico por parte de pasantes de la licenciatura en Portugués |
title_fullStr |
La enseñanza del análisis lingüístico por parte de pasantes de la licenciatura en Portugués |
title_full_unstemmed |
La enseñanza del análisis lingüístico por parte de pasantes de la licenciatura en Portugués |
title_sort |
La enseñanza del análisis lingüístico por parte de pasantes de la licenciatura en Portugués |
author |
Suassuna, Lívia |
author_facet |
Suassuna, Lívia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Suassuna, Lívia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pedagogical practice linguistic analysis teacher-training. práctica pedagógica análisis lingüístico formación de profesores. prática pedagógica análise linguística formação de professores. |
topic |
pedagogical practice linguistic analysis teacher-training. práctica pedagógica análisis lingüístico formación de profesores. prática pedagógica análise linguística formação de professores. |
description |
Este artigo é resultado de um estudo exploratório e objetiva discutir o modo como estagiários do curso de licenciatura em Letras-Português da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) entendem as novas orientações para o ensino de gramática/análise linguística e buscam colocá-las em prática durante o estágio curricular de regência de turma. Os dados analisados foram extraídos de um relatório de estágio apresentado por duas graduandas ao final da aplicação de um projeto didático temático numa turma de 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Pernambuco. Para compor o referencial teórico, foram utilizados estudos de autores como Geraldi (1997), Dickel (2012), Ferraz e Olivan (2011), Smiderle, Zavodini-Carlotto e Sella (2017), Emilio (2008), Aparício (2008), entre outros. Os resultados indicaram a presença de elementos inovadores na prática das estagiárias, como a vinculação do estudo gramatical a situações interativas autênticas e o emprego da indução como estratégia didática para favorecer a reflexão sobre o funcionamento da língua. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4355 10.24109/2176-6681.rbep.101i257.4258 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4355 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.101i257.4258 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4355/3718 10.24109/2176-6681.rbep.101i257.3718 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 101 n. 257 (2020) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 101 Núm. 257 (2020) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 101 No 257 (2020) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.101i257 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951704122621952 |