Processo de pesquisa e formação de educadores: reflexões a partir do curso de Pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/978 |
Resumo: | O artigo aborda o papel da pesquisa na formação de professores por meio do relato da introdução dessa atividade como dimensão transversal do currículo no curso de Pedagogia de uma universidade privada de São Paulo. Práticas curriculares de pesquisa que valorizem o rigor científico na produção e divulgação de seus resultados devem ser estimuladas na graduação, pois vinculam-se ao perfil de um professor investigativo e atento às questões e impasses da prática cotidiana. Os resultados preliminares de uma investigação, iniciada em 2007, sobre o processo de pesquisa na graduação apontam o universo de interesse temático dos alunos e permitem levantar algumas pistas para a discussão do sentido e importância da pesquisa na formação inicial de professores nos cursos de Pedagogia. |
id |
INEP-2_16a3b46542824bf40cbfa4b7056dd852 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/978 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Processo de pesquisa e formação de educadores: reflexões a partir do curso de PedagogiaO artigo aborda o papel da pesquisa na formação de professores por meio do relato da introdução dessa atividade como dimensão transversal do currículo no curso de Pedagogia de uma universidade privada de São Paulo. Práticas curriculares de pesquisa que valorizem o rigor científico na produção e divulgação de seus resultados devem ser estimuladas na graduação, pois vinculam-se ao perfil de um professor investigativo e atento às questões e impasses da prática cotidiana. Os resultados preliminares de uma investigação, iniciada em 2007, sobre o processo de pesquisa na graduação apontam o universo de interesse temático dos alunos e permitem levantar algumas pistas para a discussão do sentido e importância da pesquisa na formação inicial de professores nos cursos de Pedagogia.INEP2009-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/97810.24109/2176-6681.rbep.90i226.477Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 90 n. 226 (2009)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 90 Núm. 226 (2009)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 90 No 226 (2009)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.90i226reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/978/72510.24109/2176-6681.rbep.90i226.725Cardieri, ElisabeteRosa, Sannyinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:02:45Zoai:ojs3.inep:article/978Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:02:45Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo de pesquisa e formação de educadores: reflexões a partir do curso de Pedagogia |
title |
Processo de pesquisa e formação de educadores: reflexões a partir do curso de Pedagogia |
spellingShingle |
Processo de pesquisa e formação de educadores: reflexões a partir do curso de Pedagogia Cardieri, Elisabete |
title_short |
Processo de pesquisa e formação de educadores: reflexões a partir do curso de Pedagogia |
title_full |
Processo de pesquisa e formação de educadores: reflexões a partir do curso de Pedagogia |
title_fullStr |
Processo de pesquisa e formação de educadores: reflexões a partir do curso de Pedagogia |
title_full_unstemmed |
Processo de pesquisa e formação de educadores: reflexões a partir do curso de Pedagogia |
title_sort |
Processo de pesquisa e formação de educadores: reflexões a partir do curso de Pedagogia |
author |
Cardieri, Elisabete |
author_facet |
Cardieri, Elisabete Rosa, Sanny |
author_role |
author |
author2 |
Rosa, Sanny |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardieri, Elisabete Rosa, Sanny |
description |
O artigo aborda o papel da pesquisa na formação de professores por meio do relato da introdução dessa atividade como dimensão transversal do currículo no curso de Pedagogia de uma universidade privada de São Paulo. Práticas curriculares de pesquisa que valorizem o rigor científico na produção e divulgação de seus resultados devem ser estimuladas na graduação, pois vinculam-se ao perfil de um professor investigativo e atento às questões e impasses da prática cotidiana. Os resultados preliminares de uma investigação, iniciada em 2007, sobre o processo de pesquisa na graduação apontam o universo de interesse temático dos alunos e permitem levantar algumas pistas para a discussão do sentido e importância da pesquisa na formação inicial de professores nos cursos de Pedagogia. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/978 10.24109/2176-6681.rbep.90i226.477 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/978 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.90i226.477 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/978/725 10.24109/2176-6681.rbep.90i226.725 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 90 n. 226 (2009) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 90 Núm. 226 (2009) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 90 No 226 (2009) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.90i226 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951699573899264 |