Processo de pesquisa e formação de educadores: reflexões a partir do curso de Pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardieri, Elisabete
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Rosa, Sanny
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/978
Resumo: O artigo aborda o papel da pesquisa na formação de professores por meio do relato da introdução dessa atividade como dimensão transversal do currículo no curso de Pedagogia de uma universidade privada de São Paulo. Práticas curriculares de pesquisa que valorizem o rigor científico na produção e divulgação de seus resultados devem ser estimuladas na graduação, pois vinculam-se ao perfil de um professor investigativo e atento às questões e impasses da prática cotidiana. Os resultados preliminares de uma investigação, iniciada em 2007, sobre o processo de pesquisa na graduação apontam o universo de interesse temático dos alunos e permitem levantar algumas pistas para a discussão do sentido e importância da pesquisa na formação inicial de professores nos cursos de Pedagogia.
id INEP-2_16a3b46542824bf40cbfa4b7056dd852
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/978
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Processo de pesquisa e formação de educadores: reflexões a partir do curso de PedagogiaO artigo aborda o papel da pesquisa na formação de professores por meio do relato da introdução dessa atividade como dimensão transversal do currículo no curso de Pedagogia de uma universidade privada de São Paulo. Práticas curriculares de pesquisa que valorizem o rigor científico na produção e divulgação de seus resultados devem ser estimuladas na graduação, pois vinculam-se ao perfil de um professor investigativo e atento às questões e impasses da prática cotidiana. Os resultados preliminares de uma investigação, iniciada em 2007, sobre o processo de pesquisa na graduação apontam o universo de interesse temático dos alunos e permitem levantar algumas pistas para a discussão do sentido e importância da pesquisa na formação inicial de professores nos cursos de Pedagogia.INEP2009-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/97810.24109/2176-6681.rbep.90i226.477Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 90 n. 226 (2009)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 90 Núm. 226 (2009)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 90 No 226 (2009)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.90i226reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/978/72510.24109/2176-6681.rbep.90i226.725Cardieri, ElisabeteRosa, Sannyinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:02:45Zoai:ojs3.inep:article/978Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:02:45Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de pesquisa e formação de educadores: reflexões a partir do curso de Pedagogia
title Processo de pesquisa e formação de educadores: reflexões a partir do curso de Pedagogia
spellingShingle Processo de pesquisa e formação de educadores: reflexões a partir do curso de Pedagogia
Cardieri, Elisabete
title_short Processo de pesquisa e formação de educadores: reflexões a partir do curso de Pedagogia
title_full Processo de pesquisa e formação de educadores: reflexões a partir do curso de Pedagogia
title_fullStr Processo de pesquisa e formação de educadores: reflexões a partir do curso de Pedagogia
title_full_unstemmed Processo de pesquisa e formação de educadores: reflexões a partir do curso de Pedagogia
title_sort Processo de pesquisa e formação de educadores: reflexões a partir do curso de Pedagogia
author Cardieri, Elisabete
author_facet Cardieri, Elisabete
Rosa, Sanny
author_role author
author2 Rosa, Sanny
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardieri, Elisabete
Rosa, Sanny
description O artigo aborda o papel da pesquisa na formação de professores por meio do relato da introdução dessa atividade como dimensão transversal do currículo no curso de Pedagogia de uma universidade privada de São Paulo. Práticas curriculares de pesquisa que valorizem o rigor científico na produção e divulgação de seus resultados devem ser estimuladas na graduação, pois vinculam-se ao perfil de um professor investigativo e atento às questões e impasses da prática cotidiana. Os resultados preliminares de uma investigação, iniciada em 2007, sobre o processo de pesquisa na graduação apontam o universo de interesse temático dos alunos e permitem levantar algumas pistas para a discussão do sentido e importância da pesquisa na formação inicial de professores nos cursos de Pedagogia.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/978
10.24109/2176-6681.rbep.90i226.477
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/978
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.90i226.477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/978/725
10.24109/2176-6681.rbep.90i226.725
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 90 n. 226 (2009)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 90 Núm. 226 (2009)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 90 No 226 (2009)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.90i226
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951699573899264