Demandas de docentes do ensino superior para a formação de alunos com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ani
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Cymrot, Raquel, D'Antino, Maria Eloisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3552
Resumo: Tematiza a inclusão, no ensino superior, de graduandos com deficiência, com vista a oferecer subsídios para a implementação de ações afirmativas e política institucional favorecedoras do aprimoramento das condições de permanência desse alunado na universidade. Foca a investigação no mapeamento e análise das demandas didáticopedagógicas do corpo docente de uma universidade particular paulista, para atender às demandas pedagógicas específicas do corpo discente com deficiência. Os dados foram coletados em dois campi da universidade, por meio de questionário, e posteriormente tabulados, consolidados e analisados (análise estatística e descritiva). Os resultados apontam para a necessidade de se instituir um serviço de apoio à comunidade que possa congregar as ações existentes, mas que se encontram dispersas, em especial aquelas relativas à inclusão social baseada em atitudes favoráveis à diversidade humana.
id INEP-2_29ff90dea2b819d0c640fc132e1a9caf
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3552
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Demandas de docentes do ensino superior para a formação de alunos com deficiênciaTematiza a inclusão, no ensino superior, de graduandos com deficiência, com vista a oferecer subsídios para a implementação de ações afirmativas e política institucional favorecedoras do aprimoramento das condições de permanência desse alunado na universidade. Foca a investigação no mapeamento e análise das demandas didáticopedagógicas do corpo docente de uma universidade particular paulista, para atender às demandas pedagógicas específicas do corpo discente com deficiência. Os dados foram coletados em dois campi da universidade, por meio de questionário, e posteriormente tabulados, consolidados e analisados (análise estatística e descritiva). Os resultados apontam para a necessidade de se instituir um serviço de apoio à comunidade que possa congregar as ações existentes, mas que se encontram dispersas, em especial aquelas relativas à inclusão social baseada em atitudes favoráveis à diversidade humana.INEP2013-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/355210.24109/2176-6681.rbep.93i235.411Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 93 n. 235 (2012)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 93 Núm. 235 (2012)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 93 No 235 (2012)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.93i235reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3552/328710.24109/2176-6681.rbep.93i235.3287Silva, AniCymrot, RaquelD'Antino, Maria Eloisainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-27T17:24:06Zoai:ojs3.inep:article/3552Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-02-27T17:24:06Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Demandas de docentes do ensino superior para a formação de alunos com deficiência
title Demandas de docentes do ensino superior para a formação de alunos com deficiência
spellingShingle Demandas de docentes do ensino superior para a formação de alunos com deficiência
Silva, Ani
title_short Demandas de docentes do ensino superior para a formação de alunos com deficiência
title_full Demandas de docentes do ensino superior para a formação de alunos com deficiência
title_fullStr Demandas de docentes do ensino superior para a formação de alunos com deficiência
title_full_unstemmed Demandas de docentes do ensino superior para a formação de alunos com deficiência
title_sort Demandas de docentes do ensino superior para a formação de alunos com deficiência
author Silva, Ani
author_facet Silva, Ani
Cymrot, Raquel
D'Antino, Maria Eloisa
author_role author
author2 Cymrot, Raquel
D'Antino, Maria Eloisa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ani
Cymrot, Raquel
D'Antino, Maria Eloisa
description Tematiza a inclusão, no ensino superior, de graduandos com deficiência, com vista a oferecer subsídios para a implementação de ações afirmativas e política institucional favorecedoras do aprimoramento das condições de permanência desse alunado na universidade. Foca a investigação no mapeamento e análise das demandas didáticopedagógicas do corpo docente de uma universidade particular paulista, para atender às demandas pedagógicas específicas do corpo discente com deficiência. Os dados foram coletados em dois campi da universidade, por meio de questionário, e posteriormente tabulados, consolidados e analisados (análise estatística e descritiva). Os resultados apontam para a necessidade de se instituir um serviço de apoio à comunidade que possa congregar as ações existentes, mas que se encontram dispersas, em especial aquelas relativas à inclusão social baseada em atitudes favoráveis à diversidade humana.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3552
10.24109/2176-6681.rbep.93i235.411
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3552
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.93i235.411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3552/3287
10.24109/2176-6681.rbep.93i235.3287
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 93 n. 235 (2012)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 93 Núm. 235 (2012)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 93 No 235 (2012)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.93i235
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951703115988992