Demandas de docentes do ensino superior para a formação de alunos com deficiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
DOI: | 10.24109/2176-6681.rbep.93i235.411 |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3552 |
Resumo: | Tematiza a inclusão, no ensino superior, de graduandos com deficiência, com vista a oferecer subsídios para a implementação de ações afirmativas e política institucional favorecedoras do aprimoramento das condições de permanência desse alunado na universidade. Foca a investigação no mapeamento e análise das demandas didáticopedagógicas do corpo docente de uma universidade particular paulista, para atender às demandas pedagógicas específicas do corpo discente com deficiência. Os dados foram coletados em dois campi da universidade, por meio de questionário, e posteriormente tabulados, consolidados e analisados (análise estatística e descritiva). Os resultados apontam para a necessidade de se instituir um serviço de apoio à comunidade que possa congregar as ações existentes, mas que se encontram dispersas, em especial aquelas relativas à inclusão social baseada em atitudes favoráveis à diversidade humana. |
id |
INEP-2_29ff90dea2b819d0c640fc132e1a9caf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/3552 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
spelling |
Demandas de docentes do ensino superior para a formação de alunos com deficiênciaTematiza a inclusão, no ensino superior, de graduandos com deficiência, com vista a oferecer subsídios para a implementação de ações afirmativas e política institucional favorecedoras do aprimoramento das condições de permanência desse alunado na universidade. Foca a investigação no mapeamento e análise das demandas didáticopedagógicas do corpo docente de uma universidade particular paulista, para atender às demandas pedagógicas específicas do corpo discente com deficiência. Os dados foram coletados em dois campi da universidade, por meio de questionário, e posteriormente tabulados, consolidados e analisados (análise estatística e descritiva). Os resultados apontam para a necessidade de se instituir um serviço de apoio à comunidade que possa congregar as ações existentes, mas que se encontram dispersas, em especial aquelas relativas à inclusão social baseada em atitudes favoráveis à diversidade humana.INEP2013-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/355210.24109/2176-6681.rbep.93i235.411Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 93 n. 235 (2012)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 93 Núm. 235 (2012)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 93 No 235 (2012)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.93i235reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3552/328710.24109/2176-6681.rbep.93i235.3287Silva, AniCymrot, RaquelD'Antino, Maria Eloisainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-27T17:24:06Zoai:ojs3.inep:article/3552Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-02-27T17:24:06Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Demandas de docentes do ensino superior para a formação de alunos com deficiência |
title |
Demandas de docentes do ensino superior para a formação de alunos com deficiência |
spellingShingle |
Demandas de docentes do ensino superior para a formação de alunos com deficiência Demandas de docentes do ensino superior para a formação de alunos com deficiência Silva, Ani Silva, Ani |
title_short |
Demandas de docentes do ensino superior para a formação de alunos com deficiência |
title_full |
Demandas de docentes do ensino superior para a formação de alunos com deficiência |
title_fullStr |
Demandas de docentes do ensino superior para a formação de alunos com deficiência Demandas de docentes do ensino superior para a formação de alunos com deficiência |
title_full_unstemmed |
Demandas de docentes do ensino superior para a formação de alunos com deficiência Demandas de docentes do ensino superior para a formação de alunos com deficiência |
title_sort |
Demandas de docentes do ensino superior para a formação de alunos com deficiência |
author |
Silva, Ani |
author_facet |
Silva, Ani Silva, Ani Cymrot, Raquel D'Antino, Maria Eloisa Cymrot, Raquel D'Antino, Maria Eloisa |
author_role |
author |
author2 |
Cymrot, Raquel D'Antino, Maria Eloisa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ani Cymrot, Raquel D'Antino, Maria Eloisa |
description |
Tematiza a inclusão, no ensino superior, de graduandos com deficiência, com vista a oferecer subsídios para a implementação de ações afirmativas e política institucional favorecedoras do aprimoramento das condições de permanência desse alunado na universidade. Foca a investigação no mapeamento e análise das demandas didáticopedagógicas do corpo docente de uma universidade particular paulista, para atender às demandas pedagógicas específicas do corpo discente com deficiência. Os dados foram coletados em dois campi da universidade, por meio de questionário, e posteriormente tabulados, consolidados e analisados (análise estatística e descritiva). Os resultados apontam para a necessidade de se instituir um serviço de apoio à comunidade que possa congregar as ações existentes, mas que se encontram dispersas, em especial aquelas relativas à inclusão social baseada em atitudes favoráveis à diversidade humana. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3552 10.24109/2176-6681.rbep.93i235.411 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3552 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.93i235.411 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3552/3287 10.24109/2176-6681.rbep.93i235.3287 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 93 n. 235 (2012) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 93 Núm. 235 (2012) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 93 No 235 (2012) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.93i235 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1822181267176685569 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.93i235.411 |