Contribuição da fisioterapia na formação de docentes e inclusão de alunos com deficiência no ensino regular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39254 |
Resumo: | O direito do estudante com necessidades educativas especiais e quaisquer cidadão à educação é um direito constitucional. O ambiente escolar é um local significativo para o encontro entre saúde e educação, oportunizando diversas possibilidades de ações de cuidado e prevenção. Objetivou-se nesse estudo identificar a atuação e colaboração da fisioterapia no processo de formação continuada de professores e inclusão de alunos com deficiência em classes de ensino regular. A pesquisa foi realizada por meio de trabalhos encontrados em bases de dados da internet como Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e National Center for Biotechnology Information (PUBMED) e periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os trabalhos selecionados foram lidos criteriosamente e as informações que se encontravam de acordo com o objetivo do trabalho foram extraídas das fontes de pesquisa. Concluiu-se que o fisioterapeuta é capacitado para realizar funções no ambiente escolar, seja na orientação do mobiliário escolar, no processo de adaptação de indivíduos com deficiência, orientações posturais, utilizando métodos didáticos e eficientes que venham a melhorar tanto o rendimento dos alunos, como professores e demais profissionais. |
id |
Krot_855812dddbd6a155629d33082bbfc1b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/39254 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuição da fisioterapia na formação de docentes e inclusão de alunos com deficiência no ensino regularInclusãoDeficiênciaFisioterapiaEnsino regularO direito do estudante com necessidades educativas especiais e quaisquer cidadão à educação é um direito constitucional. O ambiente escolar é um local significativo para o encontro entre saúde e educação, oportunizando diversas possibilidades de ações de cuidado e prevenção. Objetivou-se nesse estudo identificar a atuação e colaboração da fisioterapia no processo de formação continuada de professores e inclusão de alunos com deficiência em classes de ensino regular. A pesquisa foi realizada por meio de trabalhos encontrados em bases de dados da internet como Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e National Center for Biotechnology Information (PUBMED) e periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os trabalhos selecionados foram lidos criteriosamente e as informações que se encontravam de acordo com o objetivo do trabalho foram extraídas das fontes de pesquisa. Concluiu-se que o fisioterapeuta é capacitado para realizar funções no ambiente escolar, seja na orientação do mobiliário escolar, no processo de adaptação de indivíduos com deficiência, orientações posturais, utilizando métodos didáticos e eficientes que venham a melhorar tanto o rendimento dos alunos, como professores e demais profissionais.2022-04-08T17:58:44Z2022-04-08T17:58:44Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39254MARTINS, Karine Limaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-27T12:56:11Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/39254Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-07-27T12:56:11falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-07-27T12:56:11Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuição da fisioterapia na formação de docentes e inclusão de alunos com deficiência no ensino regular |
title |
Contribuição da fisioterapia na formação de docentes e inclusão de alunos com deficiência no ensino regular |
spellingShingle |
Contribuição da fisioterapia na formação de docentes e inclusão de alunos com deficiência no ensino regular MARTINS, Karine Lima Inclusão Deficiência Fisioterapia Ensino regular |
title_short |
Contribuição da fisioterapia na formação de docentes e inclusão de alunos com deficiência no ensino regular |
title_full |
Contribuição da fisioterapia na formação de docentes e inclusão de alunos com deficiência no ensino regular |
title_fullStr |
Contribuição da fisioterapia na formação de docentes e inclusão de alunos com deficiência no ensino regular |
title_full_unstemmed |
Contribuição da fisioterapia na formação de docentes e inclusão de alunos com deficiência no ensino regular |
title_sort |
Contribuição da fisioterapia na formação de docentes e inclusão de alunos com deficiência no ensino regular |
author |
MARTINS, Karine Lima |
author_facet |
MARTINS, Karine Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARTINS, Karine Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Deficiência Fisioterapia Ensino regular |
topic |
Inclusão Deficiência Fisioterapia Ensino regular |
description |
O direito do estudante com necessidades educativas especiais e quaisquer cidadão à educação é um direito constitucional. O ambiente escolar é um local significativo para o encontro entre saúde e educação, oportunizando diversas possibilidades de ações de cuidado e prevenção. Objetivou-se nesse estudo identificar a atuação e colaboração da fisioterapia no processo de formação continuada de professores e inclusão de alunos com deficiência em classes de ensino regular. A pesquisa foi realizada por meio de trabalhos encontrados em bases de dados da internet como Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e National Center for Biotechnology Information (PUBMED) e periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os trabalhos selecionados foram lidos criteriosamente e as informações que se encontravam de acordo com o objetivo do trabalho foram extraídas das fontes de pesquisa. Concluiu-se que o fisioterapeuta é capacitado para realizar funções no ambiente escolar, seja na orientação do mobiliário escolar, no processo de adaptação de indivíduos com deficiência, orientações posturais, utilizando métodos didáticos e eficientes que venham a melhorar tanto o rendimento dos alunos, como professores e demais profissionais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-04-08T17:58:44Z 2022-04-08T17:58:44Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39254 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672942301675520 |