Contribuição da fisioterapia na formação de docentes e inclusão de alunos com deficiência no ensino regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, Karine Lima
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39254
Resumo: O direito do estudante com necessidades educativas especiais e quaisquer cidadão à educação é um direito constitucional. O ambiente escolar é um local significativo para o encontro entre saúde e educação, oportunizando diversas possibilidades de ações de cuidado e prevenção. Objetivou-se nesse estudo identificar a atuação e colaboração da fisioterapia no processo de formação continuada de professores e inclusão de alunos com deficiência em classes de ensino regular. A pesquisa foi realizada por meio de trabalhos encontrados em bases de dados da internet como Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e National Center for Biotechnology Information (PUBMED) e periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os trabalhos selecionados foram lidos criteriosamente e as informações que se encontravam de acordo com o objetivo do trabalho foram extraídas das fontes de pesquisa. Concluiu-se que o fisioterapeuta é capacitado para realizar funções no ambiente escolar, seja na orientação do mobiliário escolar, no processo de adaptação de indivíduos com deficiência, orientações posturais, utilizando métodos didáticos e eficientes que venham a melhorar tanto o rendimento dos alunos, como professores e demais profissionais.
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