A formação de docentes para o ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41510 |
Resumo: | A profissão de professor nunca foi fácil e no atual contexto de desvalorização da docência não é diferente. Para exercê-la se exige do docente algumas qualificações e, especificamente no ensino superior, observamos a valorização das titulações acadêmicas, pesquisas e titulações, em detrimento das formações pedagógicas e interpessoais. Não se pode esquecer da complexa figura do professor no ensino superior, no que diz respeito à afirmação de sua identidade e as condições do exercício profissional resultantes de uma ausência de uma formação inicial e continuada que sele a capacidade autodidata do professor, muitas vezes constatada como insuficiente frente ao novo modelo de sociedade e seus paradigmas emergentes. É função primordial da universidade investir na formação continuada voltada ao ensino, pesquisa e extensão, de acordo com os objetivos e metas do projeto pedagógico das instituições de ensino superior, como também trabalhar a importância das relações interpessoais entre professores e alunos no processo ensino-aprendizagem.[...] |
id |
UFC-7_5d21daae1a52774bf05492cbb21638cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/41510 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação de docentes para o ensino superiorProcesso de Ensino-AprendizagemObjetivos e metas do projeto pedagógicoA profissão de professor nunca foi fácil e no atual contexto de desvalorização da docência não é diferente. Para exercê-la se exige do docente algumas qualificações e, especificamente no ensino superior, observamos a valorização das titulações acadêmicas, pesquisas e titulações, em detrimento das formações pedagógicas e interpessoais. Não se pode esquecer da complexa figura do professor no ensino superior, no que diz respeito à afirmação de sua identidade e as condições do exercício profissional resultantes de uma ausência de uma formação inicial e continuada que sele a capacidade autodidata do professor, muitas vezes constatada como insuficiente frente ao novo modelo de sociedade e seus paradigmas emergentes. É função primordial da universidade investir na formação continuada voltada ao ensino, pesquisa e extensão, de acordo com os objetivos e metas do projeto pedagógico das instituições de ensino superior, como também trabalhar a importância das relações interpessoais entre professores e alunos no processo ensino-aprendizagem.[...]EdUECE2019-05-09T12:52:20Z2019-05-09T12:52:20Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfRICARTE, Erbênia Maria Girão; ARAÚJO, Maria das Graças de. A formação de docentes para o ensino superior. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 707-714. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.2447 2085http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41510Ricarte, Erbênia Maria GirãoAraújo, Maria das Graças deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:06Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41510Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:54:09.684340Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de docentes para o ensino superior |
title |
A formação de docentes para o ensino superior |
spellingShingle |
A formação de docentes para o ensino superior Ricarte, Erbênia Maria Girão Processo de Ensino-Aprendizagem Objetivos e metas do projeto pedagógico |
title_short |
A formação de docentes para o ensino superior |
title_full |
A formação de docentes para o ensino superior |
title_fullStr |
A formação de docentes para o ensino superior |
title_full_unstemmed |
A formação de docentes para o ensino superior |
title_sort |
A formação de docentes para o ensino superior |
author |
Ricarte, Erbênia Maria Girão |
author_facet |
Ricarte, Erbênia Maria Girão Araújo, Maria das Graças de |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Maria das Graças de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ricarte, Erbênia Maria Girão Araújo, Maria das Graças de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo de Ensino-Aprendizagem Objetivos e metas do projeto pedagógico |
topic |
Processo de Ensino-Aprendizagem Objetivos e metas do projeto pedagógico |
description |
A profissão de professor nunca foi fácil e no atual contexto de desvalorização da docência não é diferente. Para exercê-la se exige do docente algumas qualificações e, especificamente no ensino superior, observamos a valorização das titulações acadêmicas, pesquisas e titulações, em detrimento das formações pedagógicas e interpessoais. Não se pode esquecer da complexa figura do professor no ensino superior, no que diz respeito à afirmação de sua identidade e as condições do exercício profissional resultantes de uma ausência de uma formação inicial e continuada que sele a capacidade autodidata do professor, muitas vezes constatada como insuficiente frente ao novo modelo de sociedade e seus paradigmas emergentes. É função primordial da universidade investir na formação continuada voltada ao ensino, pesquisa e extensão, de acordo com os objetivos e metas do projeto pedagógico das instituições de ensino superior, como também trabalhar a importância das relações interpessoais entre professores e alunos no processo ensino-aprendizagem.[...] |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2019-05-09T12:52:20Z 2019-05-09T12:52:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RICARTE, Erbênia Maria Girão; ARAÚJO, Maria das Graças de. A formação de docentes para o ensino superior. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 707-714. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura. 2447 2085 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41510 |
identifier_str_mv |
RICARTE, Erbênia Maria Girão; ARAÚJO, Maria das Graças de. A formação de docentes para o ensino superior. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 707-714. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura. 2447 2085 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41510 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028990318804992 |