A formação de docentes para o ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricarte, Erbênia Maria Girão
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Araújo, Maria das Graças de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41510
Resumo: A profissão de professor nunca foi fácil e no atual contexto de desvalorização da docência não é diferente. Para exercê-la se exige do docente algumas qualificações e, especificamente no ensino superior, observamos a valorização das titulações acadêmicas, pesquisas e titulações, em detrimento das formações pedagógicas e interpessoais. Não se pode esquecer da complexa figura do professor no ensino superior, no que diz respeito à afirmação de sua identidade e as condições do exercício profissional resultantes de uma ausência de uma formação inicial e continuada que sele a capacidade autodidata do professor, muitas vezes constatada como insuficiente frente ao novo modelo de sociedade e seus paradigmas emergentes. É função primordial da universidade investir na formação continuada voltada ao ensino, pesquisa e extensão, de acordo com os objetivos e metas do projeto pedagógico das instituições de ensino superior, como também trabalhar a importância das relações interpessoais entre professores e alunos no processo ensino-aprendizagem.[...]
id UFC-7_5d21daae1a52774bf05492cbb21638cc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/41510
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A formação de docentes para o ensino superiorProcesso de Ensino-AprendizagemObjetivos e metas do projeto pedagógicoA profissão de professor nunca foi fácil e no atual contexto de desvalorização da docência não é diferente. Para exercê-la se exige do docente algumas qualificações e, especificamente no ensino superior, observamos a valorização das titulações acadêmicas, pesquisas e titulações, em detrimento das formações pedagógicas e interpessoais. Não se pode esquecer da complexa figura do professor no ensino superior, no que diz respeito à afirmação de sua identidade e as condições do exercício profissional resultantes de uma ausência de uma formação inicial e continuada que sele a capacidade autodidata do professor, muitas vezes constatada como insuficiente frente ao novo modelo de sociedade e seus paradigmas emergentes. É função primordial da universidade investir na formação continuada voltada ao ensino, pesquisa e extensão, de acordo com os objetivos e metas do projeto pedagógico das instituições de ensino superior, como também trabalhar a importância das relações interpessoais entre professores e alunos no processo ensino-aprendizagem.[...]EdUECE2019-05-09T12:52:20Z2019-05-09T12:52:20Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfRICARTE, Erbênia Maria Girão; ARAÚJO, Maria das Graças de. A formação de docentes para o ensino superior. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 707-714. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.2447 2085http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41510Ricarte, Erbênia Maria GirãoAraújo, Maria das Graças deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:06Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41510Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:54:09.684340Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de docentes para o ensino superior
title A formação de docentes para o ensino superior
spellingShingle A formação de docentes para o ensino superior
Ricarte, Erbênia Maria Girão
Processo de Ensino-Aprendizagem
Objetivos e metas do projeto pedagógico
title_short A formação de docentes para o ensino superior
title_full A formação de docentes para o ensino superior
title_fullStr A formação de docentes para o ensino superior
title_full_unstemmed A formação de docentes para o ensino superior
title_sort A formação de docentes para o ensino superior
author Ricarte, Erbênia Maria Girão
author_facet Ricarte, Erbênia Maria Girão
Araújo, Maria das Graças de
author_role author
author2 Araújo, Maria das Graças de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ricarte, Erbênia Maria Girão
Araújo, Maria das Graças de
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de Ensino-Aprendizagem
Objetivos e metas do projeto pedagógico
topic Processo de Ensino-Aprendizagem
Objetivos e metas do projeto pedagógico
description A profissão de professor nunca foi fácil e no atual contexto de desvalorização da docência não é diferente. Para exercê-la se exige do docente algumas qualificações e, especificamente no ensino superior, observamos a valorização das titulações acadêmicas, pesquisas e titulações, em detrimento das formações pedagógicas e interpessoais. Não se pode esquecer da complexa figura do professor no ensino superior, no que diz respeito à afirmação de sua identidade e as condições do exercício profissional resultantes de uma ausência de uma formação inicial e continuada que sele a capacidade autodidata do professor, muitas vezes constatada como insuficiente frente ao novo modelo de sociedade e seus paradigmas emergentes. É função primordial da universidade investir na formação continuada voltada ao ensino, pesquisa e extensão, de acordo com os objetivos e metas do projeto pedagógico das instituições de ensino superior, como também trabalhar a importância das relações interpessoais entre professores e alunos no processo ensino-aprendizagem.[...]
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2019-05-09T12:52:20Z
2019-05-09T12:52:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RICARTE, Erbênia Maria Girão; ARAÚJO, Maria das Graças de. A formação de docentes para o ensino superior. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 707-714. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.
2447 2085
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41510
identifier_str_mv RICARTE, Erbênia Maria Girão; ARAÚJO, Maria das Graças de. A formação de docentes para o ensino superior. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 707-714. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.
2447 2085
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028990318804992