Formação continuada de professores a distância: o desvelamento de focos de estudos expressos em produções acadêmicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Marta Lyrio da
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Vilarinho, Lúcia Regina Goulart
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1457
Resumo: Focaliza a produção acadêmica relativa à formação continuada a distância de professores, tendo como objetivos específicos: a) determinar seus focos de estudo; b) identificar as questões mais recorrentes; e c) estabelecer os subsídios oferecidos para o desenvolvimento de propostas nesta área. A pesquisa, caracterizada como estudo documental, incidiu sobre os periódicos nacionais classificados pela Qualis/Capes na categoria qualidade A, incluindo, também, os trabalhos apresentados nas reuniões anuais da ANPEd e os publicados pela Revista Brasileira de Tecnologia Educacional. Ao todo, foram analisados 37 trabalhos publicados no período 2000-2004. Também, baseou-se em orientações da técnica de Análise de Conteúdo, a partir das quais foi possível organizar o corpus do estudo e proceder aos diferentes tipos de leitura indispensáveis a uma proposta dessa natureza, a saber: pré-análise, leitura exploratória, leitura interpretativa e leitura conclusiva. Os dados coletados foram analisados à luz da perspectiva que situa a formação de professores como prática reflexiva. A investigação evidenciou que: o foco políticas públicas é o mais proeminente no âmbito dessa produção; entre as questões mais recorrentes destaca-se a preocupação com políticas aligeiradas de formação a distância e certificação em escala; são significativas as contribuições para subsidiar a implementação e/ou reformulação de propostas de formação continuada a distância de professores. Palavras-chave: formação continuada de professores; educação a distância; perspectiva reflexiva. Abstract The paper focuses the academic production related to the continued formation of teachers, having as main objectives the following: a) to determine its focus of study; b) to identify the most recurrent questions; and c) to establish the subsidies offered for the development of proposals in this area. The research, characterized as a documentary study, was presented on national journals classified by Qualis/Capes as "quality A" (top quality), including, also, the works presented in the annual meetings of ANPEd and the ones published by Revista Brasileira de Tecnologia Educacional (Brazilian Magazine of Educational Technology). Altogether, 37 works published during 2000-2004 were analyzed. Also, the research was based on orientations of the technique of Content Analysis, from which it was possible to organize the corpus of the study and to proceed to the different indispensable types of reading to a proposal of this nature, i.e.: previous analysis, exploratory reading, interpretative reading and conclusive reading. The collected data had been analyzed regarding the perspective that points out the formation of teachers as a reflexive practice. The inquiry evidenced that: the focus "public policies" is most prominent in the scope of this production; among the most recurrent questions is the concern with the policies on distance learning and on scale certification; the contributions to subsidize the implementation and/or reformulation of proposals of continued formation of teachers are significant. Keywords: continued formation of teachers; distance learning; reflexive perspective.
id INEP-2_2c72b6bb2857769e85922689043a7908
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1457
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Formação continuada de professores a distância: o desvelamento de focos de estudos expressos em produções acadêmicasFocaliza a produção acadêmica relativa à formação continuada a distância de professores, tendo como objetivos específicos: a) determinar seus focos de estudo; b) identificar as questões mais recorrentes; e c) estabelecer os subsídios oferecidos para o desenvolvimento de propostas nesta área. A pesquisa, caracterizada como estudo documental, incidiu sobre os periódicos nacionais classificados pela Qualis/Capes na categoria qualidade A, incluindo, também, os trabalhos apresentados nas reuniões anuais da ANPEd e os publicados pela Revista Brasileira de Tecnologia Educacional. Ao todo, foram analisados 37 trabalhos publicados no período 2000-2004. Também, baseou-se em orientações da técnica de Análise de Conteúdo, a partir das quais foi possível organizar o corpus do estudo e proceder aos diferentes tipos de leitura indispensáveis a uma proposta dessa natureza, a saber: pré-análise, leitura exploratória, leitura interpretativa e leitura conclusiva. Os dados coletados foram analisados à luz da perspectiva que situa a formação de professores como prática reflexiva. A investigação evidenciou que: o foco políticas públicas é o mais proeminente no âmbito dessa produção; entre as questões mais recorrentes destaca-se a preocupação com políticas aligeiradas de formação a distância e certificação em escala; são significativas as contribuições para subsidiar a implementação e/ou reformulação de propostas de formação continuada a distância de professores. Palavras-chave: formação continuada de professores; educação a distância; perspectiva reflexiva. Abstract The paper focuses the academic production related to the continued formation of teachers, having as main objectives the following: a) to determine its focus of study; b) to identify the most recurrent questions; and c) to establish the subsidies offered for the development of proposals in this area. The research, characterized as a documentary study, was presented on national journals classified by Qualis/Capes as "quality A" (top quality), including, also, the works presented in the annual meetings of ANPEd and the ones published by Revista Brasileira de Tecnologia Educacional (Brazilian Magazine of Educational Technology). Altogether, 37 works published during 2000-2004 were analyzed. Also, the research was based on orientations of the technique of Content Analysis, from which it was possible to organize the corpus of the study and to proceed to the different indispensable types of reading to a proposal of this nature, i.e.: previous analysis, exploratory reading, interpretative reading and conclusive reading. The collected data had been analyzed regarding the perspective that points out the formation of teachers as a reflexive practice. The inquiry evidenced that: the focus "public policies" is most prominent in the scope of this production; among the most recurrent questions is the concern with the policies on distance learning and on scale certification; the contributions to subsidize the implementation and/or reformulation of proposals of continued formation of teachers are significant. Keywords: continued formation of teachers; distance learning; reflexive perspective.INEP2007-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/145710.24109/2176-6681.rbep.88i218.765Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 88 n. 218 (2007)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 88 Núm. 218 (2007)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 88 No 218 (2007)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.88i218reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1457/119610.24109/2176-6681.rbep.88i218.1196Cunha, Marta Lyrio daVilarinho, Lúcia Regina Goulartinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:10:42Zoai:ojs3.inep:article/1457Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:10:42Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores a distância: o desvelamento de focos de estudos expressos em produções acadêmicas
title Formação continuada de professores a distância: o desvelamento de focos de estudos expressos em produções acadêmicas
spellingShingle Formação continuada de professores a distância: o desvelamento de focos de estudos expressos em produções acadêmicas
Cunha, Marta Lyrio da
title_short Formação continuada de professores a distância: o desvelamento de focos de estudos expressos em produções acadêmicas
title_full Formação continuada de professores a distância: o desvelamento de focos de estudos expressos em produções acadêmicas
title_fullStr Formação continuada de professores a distância: o desvelamento de focos de estudos expressos em produções acadêmicas
title_full_unstemmed Formação continuada de professores a distância: o desvelamento de focos de estudos expressos em produções acadêmicas
title_sort Formação continuada de professores a distância: o desvelamento de focos de estudos expressos em produções acadêmicas
author Cunha, Marta Lyrio da
author_facet Cunha, Marta Lyrio da
Vilarinho, Lúcia Regina Goulart
author_role author
author2 Vilarinho, Lúcia Regina Goulart
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Marta Lyrio da
Vilarinho, Lúcia Regina Goulart
description Focaliza a produção acadêmica relativa à formação continuada a distância de professores, tendo como objetivos específicos: a) determinar seus focos de estudo; b) identificar as questões mais recorrentes; e c) estabelecer os subsídios oferecidos para o desenvolvimento de propostas nesta área. A pesquisa, caracterizada como estudo documental, incidiu sobre os periódicos nacionais classificados pela Qualis/Capes na categoria qualidade A, incluindo, também, os trabalhos apresentados nas reuniões anuais da ANPEd e os publicados pela Revista Brasileira de Tecnologia Educacional. Ao todo, foram analisados 37 trabalhos publicados no período 2000-2004. Também, baseou-se em orientações da técnica de Análise de Conteúdo, a partir das quais foi possível organizar o corpus do estudo e proceder aos diferentes tipos de leitura indispensáveis a uma proposta dessa natureza, a saber: pré-análise, leitura exploratória, leitura interpretativa e leitura conclusiva. Os dados coletados foram analisados à luz da perspectiva que situa a formação de professores como prática reflexiva. A investigação evidenciou que: o foco políticas públicas é o mais proeminente no âmbito dessa produção; entre as questões mais recorrentes destaca-se a preocupação com políticas aligeiradas de formação a distância e certificação em escala; são significativas as contribuições para subsidiar a implementação e/ou reformulação de propostas de formação continuada a distância de professores. Palavras-chave: formação continuada de professores; educação a distância; perspectiva reflexiva. Abstract The paper focuses the academic production related to the continued formation of teachers, having as main objectives the following: a) to determine its focus of study; b) to identify the most recurrent questions; and c) to establish the subsidies offered for the development of proposals in this area. The research, characterized as a documentary study, was presented on national journals classified by Qualis/Capes as "quality A" (top quality), including, also, the works presented in the annual meetings of ANPEd and the ones published by Revista Brasileira de Tecnologia Educacional (Brazilian Magazine of Educational Technology). Altogether, 37 works published during 2000-2004 were analyzed. Also, the research was based on orientations of the technique of Content Analysis, from which it was possible to organize the corpus of the study and to proceed to the different indispensable types of reading to a proposal of this nature, i.e.: previous analysis, exploratory reading, interpretative reading and conclusive reading. The collected data had been analyzed regarding the perspective that points out the formation of teachers as a reflexive practice. The inquiry evidenced that: the focus "public policies" is most prominent in the scope of this production; among the most recurrent questions is the concern with the policies on distance learning and on scale certification; the contributions to subsidize the implementation and/or reformulation of proposals of continued formation of teachers are significant. Keywords: continued formation of teachers; distance learning; reflexive perspective.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1457
10.24109/2176-6681.rbep.88i218.765
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1457
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.88i218.765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1457/1196
10.24109/2176-6681.rbep.88i218.1196
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 88 n. 218 (2007)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 88 Núm. 218 (2007)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 88 No 218 (2007)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.88i218
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701456093184