A metáfora guerra na comunicação das idéias de HIV/Aids em livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bellini, Marta
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Frasson, Priscila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1445
Resumo: Apresenta o exame das figuras de retórica, destacando as metáforas presentes em nove livros didáticos e numa apostila de ciências de ensino médio. A seleção dos livros e do tema – HIV/Aids – foi feita a partir de uma entrevista com roteiro com trinta alunos do ensino médio de uma escola pública de Bandeirantes, Paraná. Esses alunos indicaram o tema HIV/Aids como um dos assuntos que queriam conhecer mais. Para a análise das figuras de retórica dos textos didáticos, a pesquisa fundamentou-se nos estudos de Lakoff e Johnson (2002), Breton (2003) e Reboul (2004). Entre as figuras examinadas destacou-se a metáfora guerra como condutora do modelo conceitual sobre o HIV/Aids. Esta metáfora, segundo as autoras, é imprópria para uma educação preventiva, pois subjuga os leitores/alunos e professores ao medo e à coerção. Palavras-chave: figuras de retórica; metáforas; HIV/Aids; livros didáticos. Abstract The work presents an analysis of rhetorical figures of speech, with special reference to metaphor, in nine textbooks and a science handout for secondary schools. Choice of books and the HIV/Aids theme were made from a structured interview with thirty secondary school students of a government school in Bandeirantes, State of Paraná, Brazil. Students chose the HIV/Aids theme as a subject matter, ,which they desired to know more about. Studies by Lakoff and Johnson (2002), Breton (2003) and Reboul (2004) underpinned the analysis of figures of speech in school textbooks. The war metaphor representing the conceptual model on HIV/Aids has been conspicuous among the figures of speech analyzed. From the point of view of the authors of the current research, the above metaphor is inadequate for preventive education since it subjects readers/students and teachers to fear and coercion. Keywords: figures of speech; metaphors; HIV/Aids; textbooks.
id INEP-2_2eabf659c4af2b118e58ba3012f128da
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1445
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling A metáfora guerra na comunicação das idéias de HIV/Aids em livros didáticosApresenta o exame das figuras de retórica, destacando as metáforas presentes em nove livros didáticos e numa apostila de ciências de ensino médio. A seleção dos livros e do tema – HIV/Aids – foi feita a partir de uma entrevista com roteiro com trinta alunos do ensino médio de uma escola pública de Bandeirantes, Paraná. Esses alunos indicaram o tema HIV/Aids como um dos assuntos que queriam conhecer mais. Para a análise das figuras de retórica dos textos didáticos, a pesquisa fundamentou-se nos estudos de Lakoff e Johnson (2002), Breton (2003) e Reboul (2004). Entre as figuras examinadas destacou-se a metáfora guerra como condutora do modelo conceitual sobre o HIV/Aids. Esta metáfora, segundo as autoras, é imprópria para uma educação preventiva, pois subjuga os leitores/alunos e professores ao medo e à coerção. Palavras-chave: figuras de retórica; metáforas; HIV/Aids; livros didáticos. Abstract The work presents an analysis of rhetorical figures of speech, with special reference to metaphor, in nine textbooks and a science handout for secondary schools. Choice of books and the HIV/Aids theme were made from a structured interview with thirty secondary school students of a government school in Bandeirantes, State of Paraná, Brazil. Students chose the HIV/Aids theme as a subject matter, ,which they desired to know more about. Studies by Lakoff and Johnson (2002), Breton (2003) and Reboul (2004) underpinned the analysis of figures of speech in school textbooks. The war metaphor representing the conceptual model on HIV/Aids has been conspicuous among the figures of speech analyzed. From the point of view of the authors of the current research, the above metaphor is inadequate for preventive education since it subjects readers/students and teachers to fear and coercion. Keywords: figures of speech; metaphors; HIV/Aids; textbooks.INEP2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/144510.24109/2176-6681.rbep.87i217.807Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 87 n. 217 (2006)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 87 Núm. 217 (2006)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 87 No 217 (2006)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.87i217reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1445/118410.24109/2176-6681.rbep.87i217.1184Bellini, MartaFrasson, Priscilainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:11:45Zoai:ojs3.inep:article/1445Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:11:45Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A metáfora guerra na comunicação das idéias de HIV/Aids em livros didáticos
title A metáfora guerra na comunicação das idéias de HIV/Aids em livros didáticos
spellingShingle A metáfora guerra na comunicação das idéias de HIV/Aids em livros didáticos
Bellini, Marta
title_short A metáfora guerra na comunicação das idéias de HIV/Aids em livros didáticos
title_full A metáfora guerra na comunicação das idéias de HIV/Aids em livros didáticos
title_fullStr A metáfora guerra na comunicação das idéias de HIV/Aids em livros didáticos
title_full_unstemmed A metáfora guerra na comunicação das idéias de HIV/Aids em livros didáticos
title_sort A metáfora guerra na comunicação das idéias de HIV/Aids em livros didáticos
author Bellini, Marta
author_facet Bellini, Marta
Frasson, Priscila
author_role author
author2 Frasson, Priscila
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bellini, Marta
Frasson, Priscila
description Apresenta o exame das figuras de retórica, destacando as metáforas presentes em nove livros didáticos e numa apostila de ciências de ensino médio. A seleção dos livros e do tema – HIV/Aids – foi feita a partir de uma entrevista com roteiro com trinta alunos do ensino médio de uma escola pública de Bandeirantes, Paraná. Esses alunos indicaram o tema HIV/Aids como um dos assuntos que queriam conhecer mais. Para a análise das figuras de retórica dos textos didáticos, a pesquisa fundamentou-se nos estudos de Lakoff e Johnson (2002), Breton (2003) e Reboul (2004). Entre as figuras examinadas destacou-se a metáfora guerra como condutora do modelo conceitual sobre o HIV/Aids. Esta metáfora, segundo as autoras, é imprópria para uma educação preventiva, pois subjuga os leitores/alunos e professores ao medo e à coerção. Palavras-chave: figuras de retórica; metáforas; HIV/Aids; livros didáticos. Abstract The work presents an analysis of rhetorical figures of speech, with special reference to metaphor, in nine textbooks and a science handout for secondary schools. Choice of books and the HIV/Aids theme were made from a structured interview with thirty secondary school students of a government school in Bandeirantes, State of Paraná, Brazil. Students chose the HIV/Aids theme as a subject matter, ,which they desired to know more about. Studies by Lakoff and Johnson (2002), Breton (2003) and Reboul (2004) underpinned the analysis of figures of speech in school textbooks. The war metaphor representing the conceptual model on HIV/Aids has been conspicuous among the figures of speech analyzed. From the point of view of the authors of the current research, the above metaphor is inadequate for preventive education since it subjects readers/students and teachers to fear and coercion. Keywords: figures of speech; metaphors; HIV/Aids; textbooks.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1445
10.24109/2176-6681.rbep.87i217.807
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1445
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.87i217.807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1445/1184
10.24109/2176-6681.rbep.87i217.1184
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 87 n. 217 (2006)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 87 Núm. 217 (2006)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 87 No 217 (2006)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.87i217
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701187657728