Construção e reconstrução multicultural de identidades docentes: pensando na formação continuada de coordenadores pedagógicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canen, Ana
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Santos, Angela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1446
Resumo: Trata de uma pesquisa-ação que envolveu a formação continuada de coordenadores pedagógicos do Estado do Rio de Janeiro em 2005, desenvolvida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Focaliza, a partir de uma perspectiva multicultural, as formas pelas quais a construção e reconstrução identitária dos sujeitos envolvidos na referida ação foi buscada na proposta e nos materiais elaborados. Apresenta as construções discursivas sobre temas didático-pedagógico-curriculares, trabalhados na perspectiva multicultural, no âmbito dos módulos produzidos para o curso, visando contribuir para reflexões sobre possíveis traduções do multiculturalismo para propostas didáticas e curriculares concretas em ações de formação inicial e continuada de docentes. Palavras-chave: formação continuada; identidade docente; multiculturalismo; pesquisa-ação. Abstract The present article is an action research that involved continuing education of pedagogical coordinators of the state of Rio de Janeiro, developed by the Federal University of Rio de Janeiro and the Rio de Janeiro Secretariat of Education. It focuses the ways by which construction and reconstruction of pedagogical coordinators’ permeated the discourses within the referred program and its related materials, based on a multicultural perspective. It presents the discursive constructions on curricular, pedagogical and didactic themes of the program within the modules produced for the course, aiming at contributing for reflections about possible translations of multiculturalism in concrete didactic and curricular proposals within both initial and continuing teacher education. Keywords: continuing education; teacher identities; multiculturalism action research.
id INEP-2_3bcac7e1b6abfd938ee7db9d8b8c5467
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1446
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Construção e reconstrução multicultural de identidades docentes: pensando na formação continuada de coordenadores pedagógicosTrata de uma pesquisa-ação que envolveu a formação continuada de coordenadores pedagógicos do Estado do Rio de Janeiro em 2005, desenvolvida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Focaliza, a partir de uma perspectiva multicultural, as formas pelas quais a construção e reconstrução identitária dos sujeitos envolvidos na referida ação foi buscada na proposta e nos materiais elaborados. Apresenta as construções discursivas sobre temas didático-pedagógico-curriculares, trabalhados na perspectiva multicultural, no âmbito dos módulos produzidos para o curso, visando contribuir para reflexões sobre possíveis traduções do multiculturalismo para propostas didáticas e curriculares concretas em ações de formação inicial e continuada de docentes. Palavras-chave: formação continuada; identidade docente; multiculturalismo; pesquisa-ação. Abstract The present article is an action research that involved continuing education of pedagogical coordinators of the state of Rio de Janeiro, developed by the Federal University of Rio de Janeiro and the Rio de Janeiro Secretariat of Education. It focuses the ways by which construction and reconstruction of pedagogical coordinators’ permeated the discourses within the referred program and its related materials, based on a multicultural perspective. It presents the discursive constructions on curricular, pedagogical and didactic themes of the program within the modules produced for the course, aiming at contributing for reflections about possible translations of multiculturalism in concrete didactic and curricular proposals within both initial and continuing teacher education. Keywords: continuing education; teacher identities; multiculturalism action research.INEP2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/144610.24109/2176-6681.rbep.87i217.808Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 87 n. 217 (2006)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 87 Núm. 217 (2006)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 87 No 217 (2006)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.87i217reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1446/118510.24109/2176-6681.rbep.87i217.1185Canen, AnaSantos, Angelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:11:45Zoai:ojs3.inep:article/1446Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:11:45Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção e reconstrução multicultural de identidades docentes: pensando na formação continuada de coordenadores pedagógicos
title Construção e reconstrução multicultural de identidades docentes: pensando na formação continuada de coordenadores pedagógicos
spellingShingle Construção e reconstrução multicultural de identidades docentes: pensando na formação continuada de coordenadores pedagógicos
Canen, Ana
title_short Construção e reconstrução multicultural de identidades docentes: pensando na formação continuada de coordenadores pedagógicos
title_full Construção e reconstrução multicultural de identidades docentes: pensando na formação continuada de coordenadores pedagógicos
title_fullStr Construção e reconstrução multicultural de identidades docentes: pensando na formação continuada de coordenadores pedagógicos
title_full_unstemmed Construção e reconstrução multicultural de identidades docentes: pensando na formação continuada de coordenadores pedagógicos
title_sort Construção e reconstrução multicultural de identidades docentes: pensando na formação continuada de coordenadores pedagógicos
author Canen, Ana
author_facet Canen, Ana
Santos, Angela
author_role author
author2 Santos, Angela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canen, Ana
Santos, Angela
description Trata de uma pesquisa-ação que envolveu a formação continuada de coordenadores pedagógicos do Estado do Rio de Janeiro em 2005, desenvolvida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Focaliza, a partir de uma perspectiva multicultural, as formas pelas quais a construção e reconstrução identitária dos sujeitos envolvidos na referida ação foi buscada na proposta e nos materiais elaborados. Apresenta as construções discursivas sobre temas didático-pedagógico-curriculares, trabalhados na perspectiva multicultural, no âmbito dos módulos produzidos para o curso, visando contribuir para reflexões sobre possíveis traduções do multiculturalismo para propostas didáticas e curriculares concretas em ações de formação inicial e continuada de docentes. Palavras-chave: formação continuada; identidade docente; multiculturalismo; pesquisa-ação. Abstract The present article is an action research that involved continuing education of pedagogical coordinators of the state of Rio de Janeiro, developed by the Federal University of Rio de Janeiro and the Rio de Janeiro Secretariat of Education. It focuses the ways by which construction and reconstruction of pedagogical coordinators’ permeated the discourses within the referred program and its related materials, based on a multicultural perspective. It presents the discursive constructions on curricular, pedagogical and didactic themes of the program within the modules produced for the course, aiming at contributing for reflections about possible translations of multiculturalism in concrete didactic and curricular proposals within both initial and continuing teacher education. Keywords: continuing education; teacher identities; multiculturalism action research.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1446
10.24109/2176-6681.rbep.87i217.808
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1446
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.87i217.808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1446/1185
10.24109/2176-6681.rbep.87i217.1185
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 87 n. 217 (2006)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 87 Núm. 217 (2006)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 87 No 217 (2006)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.87i217
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701189754880