Estatísticas dos professores no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Carlos Eduardo Moreno
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Sousa, Carolina Pingret de, Santos, James Richard S., Pereira, João Vicente, Rezende Pinto, José Marcelino de, Oliveira, Liliane Lúcia Nunes de Aranha, Mello, Márcio Correa de, Néspoli, Vanessa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1366
Resumo: Apresenta um diagnóstico geral sobre a situação dos professores da educação básica no País, tendo por base as fontes de dados atualmente existentes. Os indicadores apresentados apontam que, se muito se caminhou na melhoria da qualificação dos professores, muito ainda há que se fazer neste aspecto e, em especial, na melhoria das condições de trabalho e dos salários dos professores e da infra-estrutura das escolas. Palavras-chave: valorização do magistério; escolaridade; mercado de trabalho; condições de trabalho; rendimento médio; políticas públicas. Abstract It presents a general diagnosis about the situation of basic education teachers in the Country, with basis on sources of existent data. The presented indicators point that, if much has been done on the improvement of teachers' qualification, there is still much to do concerning this aspect and, especially, the improvement on their work conditions and on their wages as well as on the infrastructure of schools. Keywords: valorization; education; job market; work conditions; monthly medium revenue; public politics.
id INEP-2_51920f353b3c83e20c522461f1b5e6b0
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1366
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Estatísticas dos professores no BrasilApresenta um diagnóstico geral sobre a situação dos professores da educação básica no País, tendo por base as fontes de dados atualmente existentes. Os indicadores apresentados apontam que, se muito se caminhou na melhoria da qualificação dos professores, muito ainda há que se fazer neste aspecto e, em especial, na melhoria das condições de trabalho e dos salários dos professores e da infra-estrutura das escolas. Palavras-chave: valorização do magistério; escolaridade; mercado de trabalho; condições de trabalho; rendimento médio; políticas públicas. Abstract It presents a general diagnosis about the situation of basic education teachers in the Country, with basis on sources of existent data. The presented indicators point that, if much has been done on the improvement of teachers' qualification, there is still much to do concerning this aspect and, especially, the improvement on their work conditions and on their wages as well as on the infrastructure of schools. Keywords: valorization; education; job market; work conditions; monthly medium revenue; public politics.INEP2002-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/136610.24109/2176-6681.rbep.83i203-04-05.907Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 83 n. 203-04-05 (2002)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 83 Núm. 203-04-05 (2002)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 83 No 203-04-05 (2002)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.83i203-04-05reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1366/110510.24109/2176-6681.rbep.83i203-04-05.1105Sampaio, Carlos Eduardo MorenoSousa, Carolina Pingret deSantos, James Richard S.Pereira, João VicenteRezende Pinto, José Marcelino deOliveira, Liliane Lúcia Nunes de AranhaMello, Márcio Correa deNéspoli, Vanessainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:33:04Zoai:ojs3.inep:article/1366Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:33:04Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estatísticas dos professores no Brasil
title Estatísticas dos professores no Brasil
spellingShingle Estatísticas dos professores no Brasil
Sampaio, Carlos Eduardo Moreno
title_short Estatísticas dos professores no Brasil
title_full Estatísticas dos professores no Brasil
title_fullStr Estatísticas dos professores no Brasil
title_full_unstemmed Estatísticas dos professores no Brasil
title_sort Estatísticas dos professores no Brasil
author Sampaio, Carlos Eduardo Moreno
author_facet Sampaio, Carlos Eduardo Moreno
Sousa, Carolina Pingret de
Santos, James Richard S.
Pereira, João Vicente
Rezende Pinto, José Marcelino de
Oliveira, Liliane Lúcia Nunes de Aranha
Mello, Márcio Correa de
Néspoli, Vanessa
author_role author
author2 Sousa, Carolina Pingret de
Santos, James Richard S.
Pereira, João Vicente
Rezende Pinto, José Marcelino de
Oliveira, Liliane Lúcia Nunes de Aranha
Mello, Márcio Correa de
Néspoli, Vanessa
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Carlos Eduardo Moreno
Sousa, Carolina Pingret de
Santos, James Richard S.
Pereira, João Vicente
Rezende Pinto, José Marcelino de
Oliveira, Liliane Lúcia Nunes de Aranha
Mello, Márcio Correa de
Néspoli, Vanessa
description Apresenta um diagnóstico geral sobre a situação dos professores da educação básica no País, tendo por base as fontes de dados atualmente existentes. Os indicadores apresentados apontam que, se muito se caminhou na melhoria da qualificação dos professores, muito ainda há que se fazer neste aspecto e, em especial, na melhoria das condições de trabalho e dos salários dos professores e da infra-estrutura das escolas. Palavras-chave: valorização do magistério; escolaridade; mercado de trabalho; condições de trabalho; rendimento médio; políticas públicas. Abstract It presents a general diagnosis about the situation of basic education teachers in the Country, with basis on sources of existent data. The presented indicators point that, if much has been done on the improvement of teachers' qualification, there is still much to do concerning this aspect and, especially, the improvement on their work conditions and on their wages as well as on the infrastructure of schools. Keywords: valorization; education; job market; work conditions; monthly medium revenue; public politics.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1366
10.24109/2176-6681.rbep.83i203-04-05.907
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1366
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.83i203-04-05.907
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1366/1105
10.24109/2176-6681.rbep.83i203-04-05.1105
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 83 n. 203-04-05 (2002)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 83 Núm. 203-04-05 (2002)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 83 No 203-04-05 (2002)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.83i203-04-05
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701071265792