A perspectiva dos professores numa formação em Estatística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Bruna
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ponte, João Pedro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/45673
Resumo: Este estudo enquadra-se numa experiência de formação que articula conhecimentos de conteúdo e de didática da Estatística, no âmbito de um curso de especialização para professores de Matemática do ensino básico. O nosso objetivo é identificar os conhecimentos desenvolvidos pelos participantes sobre o ensino da Estatística, de modo a saber como percepcionam este processo formativo. Os dados foram coletados através de questionários, relatórios, gravações de áudio e vídeo, além de um diário de bordo, no qual analisamos o trabalho e o balanço realizado pelos participantes. Concluímos que este processo formativo teve impacto no desenvolvimento profissional dos professores no que diz respeito à valorização da abordagem exploratória da Estatística, nomeadamente na realização de investigações no contexto escolar.
id RCAP_d4dd00347bf6ee56219b92a2db1a6c1c
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/45673
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A perspectiva dos professores numa formação em EstatísticaEnsino da estatísticaFormação de professoresDesenvolvimento profissionalInvestigação estatísticaEste estudo enquadra-se numa experiência de formação que articula conhecimentos de conteúdo e de didática da Estatística, no âmbito de um curso de especialização para professores de Matemática do ensino básico. O nosso objetivo é identificar os conhecimentos desenvolvidos pelos participantes sobre o ensino da Estatística, de modo a saber como percepcionam este processo formativo. Os dados foram coletados através de questionários, relatórios, gravações de áudio e vídeo, além de um diário de bordo, no qual analisamos o trabalho e o balanço realizado pelos participantes. Concluímos que este processo formativo teve impacto no desenvolvimento profissional dos professores no que diz respeito à valorização da abordagem exploratória da Estatística, nomeadamente na realização de investigações no contexto escolar.Repositório da Universidade de LisboaRodrigues, BrunaPonte, João Pedro da2021-01-05T16:06:29Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/45673porRodrigues, B., & Ponte, J. P. (2020). A perspectiva dos professores numa formação em Estatística. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, 16(37), 05-20. http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i37.78702317-5125http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i37.7870info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:47:35Zoai:repositorio.ul.pt:10451/45673Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:58:01.067101Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A perspectiva dos professores numa formação em Estatística
title A perspectiva dos professores numa formação em Estatística
spellingShingle A perspectiva dos professores numa formação em Estatística
Rodrigues, Bruna
Ensino da estatística
Formação de professores
Desenvolvimento profissional
Investigação estatística
title_short A perspectiva dos professores numa formação em Estatística
title_full A perspectiva dos professores numa formação em Estatística
title_fullStr A perspectiva dos professores numa formação em Estatística
title_full_unstemmed A perspectiva dos professores numa formação em Estatística
title_sort A perspectiva dos professores numa formação em Estatística
author Rodrigues, Bruna
author_facet Rodrigues, Bruna
Ponte, João Pedro da
author_role author
author2 Ponte, João Pedro da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Bruna
Ponte, João Pedro da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da estatística
Formação de professores
Desenvolvimento profissional
Investigação estatística
topic Ensino da estatística
Formação de professores
Desenvolvimento profissional
Investigação estatística
description Este estudo enquadra-se numa experiência de formação que articula conhecimentos de conteúdo e de didática da Estatística, no âmbito de um curso de especialização para professores de Matemática do ensino básico. O nosso objetivo é identificar os conhecimentos desenvolvidos pelos participantes sobre o ensino da Estatística, de modo a saber como percepcionam este processo formativo. Os dados foram coletados através de questionários, relatórios, gravações de áudio e vídeo, além de um diário de bordo, no qual analisamos o trabalho e o balanço realizado pelos participantes. Concluímos que este processo formativo teve impacto no desenvolvimento profissional dos professores no que diz respeito à valorização da abordagem exploratória da Estatística, nomeadamente na realização de investigações no contexto escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2021-01-05T16:06:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/45673
url http://hdl.handle.net/10451/45673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rodrigues, B., & Ponte, J. P. (2020). A perspectiva dos professores numa formação em Estatística. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, 16(37), 05-20. http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i37.7870
2317-5125
http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i37.7870
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134525736878080