A perspectiva dos professores numa formação em Estatística
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7870 |
Resumo: | Este estudo enquadra-se numa experiência de formação que articula conhecimentos de conteúdo e de didática da Estatística, no âmbito de um curso de especialização para professores de Matemática do ensino básico. O nosso objetivo é identificar os conhecimentos desenvolvidos pelos participantes sobre o ensino da Estatística, de modo a saber como percepcionam este processo formativo. Os dados foram coletados através de questionários, relatórios, gravações de áudio e vídeo, além de um diário de bordo, no qual analisamos o trabalho e o balanço realizado pelos participantes. Concluímos que este processo formativo teve impacto no desenvolvimento profissional dos professores no que diz respeito à valorização da abordagem exploratória da Estatística, nomeadamente na realização de investigações no contexto escolar. |
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A perspectiva dos professores numa formação em EstatísticaThe perspective of teachers in a statistics teacher educationensino da estatística; formação de professores; investigação estatísticastatistics education; teacher education; professional development; statistical investigationEste estudo enquadra-se numa experiência de formação que articula conhecimentos de conteúdo e de didática da Estatística, no âmbito de um curso de especialização para professores de Matemática do ensino básico. O nosso objetivo é identificar os conhecimentos desenvolvidos pelos participantes sobre o ensino da Estatística, de modo a saber como percepcionam este processo formativo. Os dados foram coletados através de questionários, relatórios, gravações de áudio e vídeo, além de um diário de bordo, no qual analisamos o trabalho e o balanço realizado pelos participantes. Concluímos que este processo formativo teve impacto no desenvolvimento profissional dos professores no que diz respeito à valorização da abordagem exploratória da Estatística, nomeadamente na realização de investigações no contexto escolar.This study is part of a teacher education experience that articulates knowledge of content and didactics of statistics, carried out in a specialization course for mathematics teachers of basic education. Our objective is to identify the knowledge developed by participants about the teaching of statistics and to know how they perceive this teacher education process. Data was collected through questionnaires, reports, audio and video recordings, as well as a logbook, where we analyzed the participants’ work and evaluation of the course. We conclude that this teacher education process had an impact on the professional development of the teachers regarding the valorization of the exploratory approach to statistics, namely in carrying out investigations in the school context.Universidade Federal do ParáRodrigues, Brunada Ponte, João Pedro Mendes2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/787010.18542/amazrecm.v16i37.7870Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 16, n. 37 (2020); 5-20Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 16, n. 37 (2020); 5-202317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7870/6686/*ref*/BATANERO, C. Estadística y didáctica de la matemática: Relaciones, problemas y aportaciones mutuas. En C. 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Perspetivas teóricas no estudo das práticas profissionais dos professores de matemática. In A. P. Canavarro, L. Santos, A. M. Boavida, H. Oliveira, L. Menezes & S. Carreira (Eds.), Práticas de ensino da Matemática: Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática. p. 267-279. Lisboa: SPIEM, 2012./*ref*/PONTE, J. P. ET AL. Formação de professores dos primeiros anos em articulação com o contexto de prática de ensino de Matemática. RELIME, Cidade de México, v. 13, n. 1, p. 71-94, 2017./*ref*/PONTE, J. P. Gestão curricular em Matemática. In GTI (Ed.), O professor e o desenvolvimento curricular. p. 11-34. Lisboa: APM, 2005./*ref*/PONTE, J. P. Preparing teachers to meet the challenges of statistics education. In C. Batanero, G. Burrill & C. Reading (Eds.), Teaching statistics in school mathematics: Challenges for teaching and teacher education (A Joint ICMI/IASE Study). p. 299-309. NewYork, NY: Springer. (ISBN 978-94- 007-1130-3, Hardcover), 2011./*ref*/SANTOS, R. M., & BRANCHES, M. 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Reston, VA, EUA, v. 3, n. 4, p. 268-275, 1998.Direitos autorais 2020 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-21T13:25:57Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/7870Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-01-21T13:25:57Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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