Paratextos en libros de imagen seleccionados para Educación de Jóvenes y Adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Morais, Caroline
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Brocchetto Ramos, Flávia, Haddad, Sérgio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3738
Resumo: This paper aims to analyze the use of paratexts in the image books of the National Program “School Library” – Youth and Adult Education (Programa Nacional Biblioteca da Escola – Educação de Jovens e Adultos (PNBE-EJA/2014). By a qualitative and analytical study, paratextual elements of four titles based on Genette (2009) were analyzed. The findings show that the cover and back cover primarily display information about the authors and that this works did not have flaps and prefaces. Thus, through an analysis of the spaces permeating the narrative, it was singled out contributions of paratextual elements for reading intermediation and for the reading education of students coming back to school in EJA classes. It is emphasized that paratexts enhance student's interaction with the aforementioned works.
id INEP-2_56cef81a264d8900f900a949bd96a1ff
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3738
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Paratextos en libros de imagen seleccionados para Educación de Jóvenes y AdultosParatexts in image books chosen for Youth and Adult EducationParatextos em livros de imagem selecionados para Educação de Jovens e Adultosyouth and adult educationreading education; NationalProgram “Library at School”.educación de jóvenes y adultoseducación literariaPrograma Nacional Biblioteca de la EscuelaEducação de Jovens e Adultoseducação literáriaPrograma Nacional Biblioteca da Escola.This paper aims to analyze the use of paratexts in the image books of the National Program “School Library” – Youth and Adult Education (Programa Nacional Biblioteca da Escola – Educação de Jovens e Adultos (PNBE-EJA/2014). By a qualitative and analytical study, paratextual elements of four titles based on Genette (2009) were analyzed. The findings show that the cover and back cover primarily display information about the authors and that this works did not have flaps and prefaces. Thus, through an analysis of the spaces permeating the narrative, it was singled out contributions of paratextual elements for reading intermediation and for the reading education of students coming back to school in EJA classes. It is emphasized that paratexts enhance student's interaction with the aforementioned works.El objetivo de este artículo es analizar la presencia de paratextos en libros de imagen del acervo del Programa Nacional Biblioteca de la Escuela – Educación de Jóvenes y Adultos (PNBE-EJA/2014). Por medio de investigación cualitativa y analítica, se estudian elementos paratextuales de cuatro títulos basados en Genette (2009). Se destaca que la portada y la contraportada privilegian informaciones sobre los autores, pero que las obras no presentan solapas y prefacios. En esta perspectiva, al examinar los espacios que circundan la narrativa, se señalan contribuciones de elementos paratextuales para la mediación de la lectura y para la educación literaria de los estudiantes que regresan a los bancos escolares en la clase de la EJA. Se destaca que los paratextos favorecen la interacción del estudiante con las obras en cuestión.Este artigo tem como finalidade investigar a presença de paratextos em livros de imagem do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola – Educação de Jovens e Adultos (PNBE-EJA/2014). Por meio de investigação qualitativa e analítica, são estudados elementos paratextuais de quatro títulos com base em Genette (2009). Destaca-se que a capa e a contracapa privilegiam informações sobre os autores, mas que as obras não apresentam orelhas e prefácios. Nessa perspectiva, ao examinarmos os espaços que circundam a narrativa, são apontadas contribuições de elementos paratextuais para a mediação da leitura e para a educação literária dos estudantes que retornam aos bancos escolares na classe da EJA. Destaca-se que os paratextos favorecem a interação do estudante com as obras em questão. INEP2019-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/373810.24109/2176-6681.rbep.100i255.3964Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 100 n. 255 (2019)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 100 Núm. 255 (2019)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 100 No 255 (2019)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.100i255reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3738/347310.24109/2176-6681.rbep.100i255.3473de Morais, Caroline Brocchetto Ramos, FláviaHaddad, Sérgioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-27T14:39:11Zoai:ojs3.inep:article/3738Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2022-06-27T14:39:11Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Paratextos en libros de imagen seleccionados para Educación de Jóvenes y Adultos
Paratexts in image books chosen for Youth and Adult Education
Paratextos em livros de imagem selecionados para Educação de Jovens e Adultos
title Paratextos en libros de imagen seleccionados para Educación de Jóvenes y Adultos
spellingShingle Paratextos en libros de imagen seleccionados para Educación de Jóvenes y Adultos
de Morais, Caroline
youth and adult education
reading education; National
Program “Library at School”.
educación de jóvenes y adultos
educación literaria
Programa Nacional Biblioteca de la Escuela
Educação de Jovens e Adultos
educação literária
Programa Nacional Biblioteca da Escola.
title_short Paratextos en libros de imagen seleccionados para Educación de Jóvenes y Adultos
title_full Paratextos en libros de imagen seleccionados para Educación de Jóvenes y Adultos
title_fullStr Paratextos en libros de imagen seleccionados para Educación de Jóvenes y Adultos
title_full_unstemmed Paratextos en libros de imagen seleccionados para Educación de Jóvenes y Adultos
title_sort Paratextos en libros de imagen seleccionados para Educación de Jóvenes y Adultos
author de Morais, Caroline
author_facet de Morais, Caroline
Brocchetto Ramos, Flávia
Haddad, Sérgio
author_role author
author2 Brocchetto Ramos, Flávia
Haddad, Sérgio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Morais, Caroline
Brocchetto Ramos, Flávia
Haddad, Sérgio
dc.subject.por.fl_str_mv youth and adult education
reading education; National
Program “Library at School”.
educación de jóvenes y adultos
educación literaria
Programa Nacional Biblioteca de la Escuela
Educação de Jovens e Adultos
educação literária
Programa Nacional Biblioteca da Escola.
topic youth and adult education
reading education; National
Program “Library at School”.
educación de jóvenes y adultos
educación literaria
Programa Nacional Biblioteca de la Escuela
Educação de Jovens e Adultos
educação literária
Programa Nacional Biblioteca da Escola.
description This paper aims to analyze the use of paratexts in the image books of the National Program “School Library” – Youth and Adult Education (Programa Nacional Biblioteca da Escola – Educação de Jovens e Adultos (PNBE-EJA/2014). By a qualitative and analytical study, paratextual elements of four titles based on Genette (2009) were analyzed. The findings show that the cover and back cover primarily display information about the authors and that this works did not have flaps and prefaces. Thus, through an analysis of the spaces permeating the narrative, it was singled out contributions of paratextual elements for reading intermediation and for the reading education of students coming back to school in EJA classes. It is emphasized that paratexts enhance student's interaction with the aforementioned works.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3738
10.24109/2176-6681.rbep.100i255.3964
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3738
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.100i255.3964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3738/3473
10.24109/2176-6681.rbep.100i255.3473
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 100 n. 255 (2019)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 100 Núm. 255 (2019)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 100 No 255 (2019)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.100i255
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951703609868288