Campo Educacional: Identidade Científica e Interdisciplinaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Vera
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1167
Resumo: Tendo por base a questão da autonomia do campo educacional, este texto confronta inicialmente alguns critérios epistemológicos de definição das linhas de cientificidade de um campo. Em seguida, a discussão a respeito da possível relação entre educação e outros saberes é vista externamente a partir da filosofia e internamente pelas tensões e conflitos a que está submetida a tentativa de especificação da abrangência dos termos Pedagogia e Ciências da Educação. A retomada do veio epistemológico no final do texto, traz a tentativa de definição do conhecimento científico em seu processo dinâmico de formação, para pensar, sob esta ótica, a questão da identidade do campo educacional definido pela interdisciplinaridade. Abstract Taking the autonomy of the educational field as a basic issue the text starts by examining the confront of some epistemological judgments which give the scientific character to afield. Next is examined from two view-points: from the externai perspective of Philosophy and from the internai debate characterized by the tensions and conflicts related to the attempts of defining the scope of the concepts of "Pedagogy " and "Sciences of Education ". Finally, epistemology is used in order to consider both the process of knowledge (construction) and the issue of the identity of the educational field within an interdisciplinary approach. Résumé En ayant par point d'appui la question de l'autonomie au champ éducationnel, le texte pose d'abord quelques discernements epistemologiques de définition des aspects de la scientificité au champ. Ensuite, la discussion par rapport à l 'éducation et ¡es autres sciences est vue en extérieur à partir de la filosofìe et en intérieur par les tensions et des conflits au quel est gouvernée à la recherche de l'especification de compréhension des termes "Pedagogie " et "Science de l 'Education ". La reprendre d'aspect épistémologique au bout du texte, est la tentative de definition de connaissance scientifique dans son procès dinamique de la formation pour penser, sous cette vision, la question de l'identité au champ éducationnel defini par l'interdisciplinarité. Resumen Basándose en el tema de la autonomia del campo educacional, este texto confronta, en primer lugar, algunos criterios epistemológicos de definición de las líneas de cientificidad de un campo. Luego, la discusión sobre la possible relación entre educación y otros saberes es analizada externamente desde el campo de la Filosofía e internamente desde las tensiones y conflictos que se crean a partir del intento de especificación del alcance de los términos "Pedagogia" y "Ciencias de la Educación ". A Ìfinal del texto se retoma la perspectiva epistemológica intentando una definición del conocimiento científico en su proceso dinámico deformación. Bajo esta óptica se estabelece una reflexión sobre la identidad del campo educacional definido por la interdi sci pli nari edad.
id INEP-2_5cbc52fed5af288eb4591d78348677a8
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1167
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Campo Educacional: Identidade Científica e InterdisciplinaridadeTendo por base a questão da autonomia do campo educacional, este texto confronta inicialmente alguns critérios epistemológicos de definição das linhas de cientificidade de um campo. Em seguida, a discussão a respeito da possível relação entre educação e outros saberes é vista externamente a partir da filosofia e internamente pelas tensões e conflitos a que está submetida a tentativa de especificação da abrangência dos termos Pedagogia e Ciências da Educação. A retomada do veio epistemológico no final do texto, traz a tentativa de definição do conhecimento científico em seu processo dinâmico de formação, para pensar, sob esta ótica, a questão da identidade do campo educacional definido pela interdisciplinaridade. Abstract Taking the autonomy of the educational field as a basic issue the text starts by examining the confront of some epistemological judgments which give the scientific character to afield. Next is examined from two view-points: from the externai perspective of Philosophy and from the internai debate characterized by the tensions and conflicts related to the attempts of defining the scope of the concepts of "Pedagogy " and "Sciences of Education ". Finally, epistemology is used in order to consider both the process of knowledge (construction) and the issue of the identity of the educational field within an interdisciplinary approach. Résumé En ayant par point d'appui la question de l'autonomie au champ éducationnel, le texte pose d'abord quelques discernements epistemologiques de définition des aspects de la scientificité au champ. Ensuite, la discussion par rapport à l 'éducation et ¡es autres sciences est vue en extérieur à partir de la filosofìe et en intérieur par les tensions et des conflits au quel est gouvernée à la recherche de l'especification de compréhension des termes "Pedagogie " et "Science de l 'Education ". La reprendre d'aspect épistémologique au bout du texte, est la tentative de definition de connaissance scientifique dans son procès dinamique de la formation pour penser, sous cette vision, la question de l'identité au champ éducationnel defini par l'interdisciplinarité. Resumen Basándose en el tema de la autonomia del campo educacional, este texto confronta, en primer lugar, algunos criterios epistemológicos de definición de las líneas de cientificidad de un campo. Luego, la discusión sobre la possible relación entre educación y otros saberes es analizada externamente desde el campo de la Filosofía e internamente desde las tensiones y conflictos que se crean a partir del intento de especificación del alcance de los términos "Pedagogia" y "Ciencias de la Educación ". A Ìfinal del texto se retoma la perspectiva epistemológica intentando una definición del conocimiento científico en su proceso dinámico deformación. Bajo esta óptica se estabelece una reflexión sobre la identidad del campo educacional definido por la interdi sci pli nari edad.INEP1993-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/116710.24109/2176-6681.rbep.74i178.1185Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 74 n. 178 (1993)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 74 Núm. 178 (1993)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 74 No 178 (1993)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.74i178reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1167/90610.24109/2176-6681.rbep.74i178.906Henriques, Verainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T14:26:16Zoai:ojs3.inep:article/1167Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T14:26:16Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Campo Educacional: Identidade Científica e Interdisciplinaridade
title Campo Educacional: Identidade Científica e Interdisciplinaridade
spellingShingle Campo Educacional: Identidade Científica e Interdisciplinaridade
Henriques, Vera
title_short Campo Educacional: Identidade Científica e Interdisciplinaridade
title_full Campo Educacional: Identidade Científica e Interdisciplinaridade
title_fullStr Campo Educacional: Identidade Científica e Interdisciplinaridade
title_full_unstemmed Campo Educacional: Identidade Científica e Interdisciplinaridade
title_sort Campo Educacional: Identidade Científica e Interdisciplinaridade
author Henriques, Vera
author_facet Henriques, Vera
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Henriques, Vera
description Tendo por base a questão da autonomia do campo educacional, este texto confronta inicialmente alguns critérios epistemológicos de definição das linhas de cientificidade de um campo. Em seguida, a discussão a respeito da possível relação entre educação e outros saberes é vista externamente a partir da filosofia e internamente pelas tensões e conflitos a que está submetida a tentativa de especificação da abrangência dos termos Pedagogia e Ciências da Educação. A retomada do veio epistemológico no final do texto, traz a tentativa de definição do conhecimento científico em seu processo dinâmico de formação, para pensar, sob esta ótica, a questão da identidade do campo educacional definido pela interdisciplinaridade. Abstract Taking the autonomy of the educational field as a basic issue the text starts by examining the confront of some epistemological judgments which give the scientific character to afield. Next is examined from two view-points: from the externai perspective of Philosophy and from the internai debate characterized by the tensions and conflicts related to the attempts of defining the scope of the concepts of "Pedagogy " and "Sciences of Education ". Finally, epistemology is used in order to consider both the process of knowledge (construction) and the issue of the identity of the educational field within an interdisciplinary approach. Résumé En ayant par point d'appui la question de l'autonomie au champ éducationnel, le texte pose d'abord quelques discernements epistemologiques de définition des aspects de la scientificité au champ. Ensuite, la discussion par rapport à l 'éducation et ¡es autres sciences est vue en extérieur à partir de la filosofìe et en intérieur par les tensions et des conflits au quel est gouvernée à la recherche de l'especification de compréhension des termes "Pedagogie " et "Science de l 'Education ". La reprendre d'aspect épistémologique au bout du texte, est la tentative de definition de connaissance scientifique dans son procès dinamique de la formation pour penser, sous cette vision, la question de l'identité au champ éducationnel defini par l'interdisciplinarité. Resumen Basándose en el tema de la autonomia del campo educacional, este texto confronta, en primer lugar, algunos criterios epistemológicos de definición de las líneas de cientificidad de un campo. Luego, la discusión sobre la possible relación entre educación y otros saberes es analizada externamente desde el campo de la Filosofía e internamente desde las tensiones y conflictos que se crean a partir del intento de especificación del alcance de los términos "Pedagogia" y "Ciencias de la Educación ". A Ìfinal del texto se retoma la perspectiva epistemológica intentando una definición del conocimiento científico en su proceso dinámico deformación. Bajo esta óptica se estabelece una reflexión sobre la identidad del campo educacional definido por la interdi sci pli nari edad.
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1167
10.24109/2176-6681.rbep.74i178.1185
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1167
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.74i178.1185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1167/906
10.24109/2176-6681.rbep.74i178.906
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 74 n. 178 (1993)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 74 Núm. 178 (1993)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 74 No 178 (1993)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.74i178
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951700277493760