Playing and care-taking in child education environments: developing the animals that we are

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avila Colla, Rodrigo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3291
Resumo: O presente artigo discute o brincar e o cuidado como tarefas constitutivas do desenvolvimento humano. Para tanto, vale-se de contribuições teóricas de autores que são referências na área de educação infantil. A organização do espaço, nessa etapa, e a disponibilização de materiais adequados também são tematizadas e tratadas como práticas relevantes na formação. O texto problematiza a animalidade humana como um conjunto de potências a serem observadas nas crianças. Na proposta aqui defendida, a pedagogia da primeira infância deve estar atenta a tais potências, bem como deve fomentar a livre iniciativa das crianças, propiciando condições para que realizem suas descobertas de modo lúdico. Nesse processo, o cuidado também é algo indispensável e consiste na disposição dos animais que somos, que é inextricável do ato de educar. 
id INEP-2_6c10957490f016fdc1af0ae27bcf3312
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3291
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Playing and care-taking in child education environments: developing the animals that we areEl jugar y el cuidado en los espacios de educación infantil: desarrollando los animales que somosO brincar e o cuidado nos espaços da educação infantil: desenvolvendo os animais que somosanimalityplayingcare-takingearly childhood educationschool environment.cuidadoanimalidadjugarespacio escolareducación infantil.animalidadebrincarcuidadoeducação infantilespaço escolar.O presente artigo discute o brincar e o cuidado como tarefas constitutivas do desenvolvimento humano. Para tanto, vale-se de contribuições teóricas de autores que são referências na área de educação infantil. A organização do espaço, nessa etapa, e a disponibilização de materiais adequados também são tematizadas e tratadas como práticas relevantes na formação. O texto problematiza a animalidade humana como um conjunto de potências a serem observadas nas crianças. Na proposta aqui defendida, a pedagogia da primeira infância deve estar atenta a tais potências, bem como deve fomentar a livre iniciativa das crianças, propiciando condições para que realizem suas descobertas de modo lúdico. Nesse processo, o cuidado também é algo indispensável e consiste na disposição dos animais que somos, que é inextricável do ato de educar. This article discusses playing and care-taking as tasks that are part of human development. To do so, it counts on theories of authors who are a reference in early childhood education. Environmental organization, at this stage, and the offering of appropriate materials are also deemed as relevant practices and a theme in the formative process. The text problematizes human animality as a set of forces to be observed in children. In this proposition, early childhood pedagogy must be attentive to it and it must promote children's free initiative, giving them the conditions to playfully make their discoveries. Within this process, care-taking is also indispensable and consists on the displaying of the animals that we are, which is inextricable from the act of educating.Este artículo discute el jugar y el cuidado como actividades constitutivas del desarrollo humano. Para tanto, se vale de contribuciones de autores que son referencias en el área de educación infantil. La organización del espacio, en esta etapa, y la disponibilidad de materiales adecuados también son tematizadas y tratadas como prácticas relevantes en la formación. El texto problematiza la animalidad humana como un conjunto de potencias a ser observadas en los niños. En la propuesta aquí defendida, la pedagogia de la primera infancia debe estar atenta a dichos potencias, así como debe, también, fomentar la libre iniciativa de los niños, propiciando condiciones para que realicen sus descubiertas lúdicas. En este proceso, el cuidado también es algo indispensable y consiste en la disposición de los animales que somos, que es inextricable del acto de educar.INEP2019-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/329110.24109/2176-6681.rbep.100i254.3956Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 100 n. 254 (2019)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 100 Núm. 254 (2019)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 100 No 254 (2019)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.100i254reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3291/302610.24109/2176-6681.rbep.100i254.3026Avila Colla, Rodrigoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-27T18:29:33Zoai:ojs3.inep:article/3291Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2022-06-27T18:29:33Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Playing and care-taking in child education environments: developing the animals that we are
El jugar y el cuidado en los espacios de educación infantil: desarrollando los animales que somos
O brincar e o cuidado nos espaços da educação infantil: desenvolvendo os animais que somos
title Playing and care-taking in child education environments: developing the animals that we are
spellingShingle Playing and care-taking in child education environments: developing the animals that we are
Avila Colla, Rodrigo
animality
playing
care-taking
early childhood education
school environment.
cuidado
animalidad
jugar
espacio escolar
educación infantil.
animalidade
brincar
cuidado
educação infantil
espaço escolar.
title_short Playing and care-taking in child education environments: developing the animals that we are
title_full Playing and care-taking in child education environments: developing the animals that we are
title_fullStr Playing and care-taking in child education environments: developing the animals that we are
title_full_unstemmed Playing and care-taking in child education environments: developing the animals that we are
title_sort Playing and care-taking in child education environments: developing the animals that we are
author Avila Colla, Rodrigo
author_facet Avila Colla, Rodrigo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Avila Colla, Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv animality
playing
care-taking
early childhood education
school environment.
cuidado
animalidad
jugar
espacio escolar
educación infantil.
animalidade
brincar
cuidado
educação infantil
espaço escolar.
topic animality
playing
care-taking
early childhood education
school environment.
cuidado
animalidad
jugar
espacio escolar
educación infantil.
animalidade
brincar
cuidado
educação infantil
espaço escolar.
description O presente artigo discute o brincar e o cuidado como tarefas constitutivas do desenvolvimento humano. Para tanto, vale-se de contribuições teóricas de autores que são referências na área de educação infantil. A organização do espaço, nessa etapa, e a disponibilização de materiais adequados também são tematizadas e tratadas como práticas relevantes na formação. O texto problematiza a animalidade humana como um conjunto de potências a serem observadas nas crianças. Na proposta aqui defendida, a pedagogia da primeira infância deve estar atenta a tais potências, bem como deve fomentar a livre iniciativa das crianças, propiciando condições para que realizem suas descobertas de modo lúdico. Nesse processo, o cuidado também é algo indispensável e consiste na disposição dos animais que somos, que é inextricável do ato de educar. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3291
10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3956
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3291
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3291/3026
10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3026
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 100 n. 254 (2019)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 100 Núm. 254 (2019)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 100 No 254 (2019)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.100i254
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701964652544