Playing and care-taking in child education environments: developing the animals that we are
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3291 |
Resumo: | O presente artigo discute o brincar e o cuidado como tarefas constitutivas do desenvolvimento humano. Para tanto, vale-se de contribuições teóricas de autores que são referências na área de educação infantil. A organização do espaço, nessa etapa, e a disponibilização de materiais adequados também são tematizadas e tratadas como práticas relevantes na formação. O texto problematiza a animalidade humana como um conjunto de potências a serem observadas nas crianças. Na proposta aqui defendida, a pedagogia da primeira infância deve estar atenta a tais potências, bem como deve fomentar a livre iniciativa das crianças, propiciando condições para que realizem suas descobertas de modo lúdico. Nesse processo, o cuidado também é algo indispensável e consiste na disposição dos animais que somos, que é inextricável do ato de educar. |
id |
INEP-2_6c10957490f016fdc1af0ae27bcf3312 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/3291 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Playing and care-taking in child education environments: developing the animals that we areEl jugar y el cuidado en los espacios de educación infantil: desarrollando los animales que somosO brincar e o cuidado nos espaços da educação infantil: desenvolvendo os animais que somosanimalityplayingcare-takingearly childhood educationschool environment.cuidadoanimalidadjugarespacio escolareducación infantil.animalidadebrincarcuidadoeducação infantilespaço escolar.O presente artigo discute o brincar e o cuidado como tarefas constitutivas do desenvolvimento humano. Para tanto, vale-se de contribuições teóricas de autores que são referências na área de educação infantil. A organização do espaço, nessa etapa, e a disponibilização de materiais adequados também são tematizadas e tratadas como práticas relevantes na formação. O texto problematiza a animalidade humana como um conjunto de potências a serem observadas nas crianças. Na proposta aqui defendida, a pedagogia da primeira infância deve estar atenta a tais potências, bem como deve fomentar a livre iniciativa das crianças, propiciando condições para que realizem suas descobertas de modo lúdico. Nesse processo, o cuidado também é algo indispensável e consiste na disposição dos animais que somos, que é inextricável do ato de educar. This article discusses playing and care-taking as tasks that are part of human development. To do so, it counts on theories of authors who are a reference in early childhood education. Environmental organization, at this stage, and the offering of appropriate materials are also deemed as relevant practices and a theme in the formative process. The text problematizes human animality as a set of forces to be observed in children. In this proposition, early childhood pedagogy must be attentive to it and it must promote children's free initiative, giving them the conditions to playfully make their discoveries. Within this process, care-taking is also indispensable and consists on the displaying of the animals that we are, which is inextricable from the act of educating.Este artículo discute el jugar y el cuidado como actividades constitutivas del desarrollo humano. Para tanto, se vale de contribuciones de autores que son referencias en el área de educación infantil. La organización del espacio, en esta etapa, y la disponibilidad de materiales adecuados también son tematizadas y tratadas como prácticas relevantes en la formación. El texto problematiza la animalidad humana como un conjunto de potencias a ser observadas en los niños. En la propuesta aquí defendida, la pedagogia de la primera infancia debe estar atenta a dichos potencias, así como debe, también, fomentar la libre iniciativa de los niños, propiciando condiciones para que realicen sus descubiertas lúdicas. En este proceso, el cuidado también es algo indispensable y consiste en la disposición de los animales que somos, que es inextricable del acto de educar.INEP2019-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/329110.24109/2176-6681.rbep.100i254.3956Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 100 n. 254 (2019)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 100 Núm. 254 (2019)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 100 No 254 (2019)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.100i254reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3291/302610.24109/2176-6681.rbep.100i254.3026Avila Colla, Rodrigoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-27T18:29:33Zoai:ojs3.inep:article/3291Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2022-06-27T18:29:33Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Playing and care-taking in child education environments: developing the animals that we are El jugar y el cuidado en los espacios de educación infantil: desarrollando los animales que somos O brincar e o cuidado nos espaços da educação infantil: desenvolvendo os animais que somos |
title |
Playing and care-taking in child education environments: developing the animals that we are |
spellingShingle |
Playing and care-taking in child education environments: developing the animals that we are Avila Colla, Rodrigo animality playing care-taking early childhood education school environment. cuidado animalidad jugar espacio escolar educación infantil. animalidade brincar cuidado educação infantil espaço escolar. |
title_short |
Playing and care-taking in child education environments: developing the animals that we are |
title_full |
Playing and care-taking in child education environments: developing the animals that we are |
title_fullStr |
Playing and care-taking in child education environments: developing the animals that we are |
title_full_unstemmed |
Playing and care-taking in child education environments: developing the animals that we are |
title_sort |
Playing and care-taking in child education environments: developing the animals that we are |
author |
Avila Colla, Rodrigo |
author_facet |
Avila Colla, Rodrigo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Avila Colla, Rodrigo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
animality playing care-taking early childhood education school environment. cuidado animalidad jugar espacio escolar educación infantil. animalidade brincar cuidado educação infantil espaço escolar. |
topic |
animality playing care-taking early childhood education school environment. cuidado animalidad jugar espacio escolar educación infantil. animalidade brincar cuidado educação infantil espaço escolar. |
description |
O presente artigo discute o brincar e o cuidado como tarefas constitutivas do desenvolvimento humano. Para tanto, vale-se de contribuições teóricas de autores que são referências na área de educação infantil. A organização do espaço, nessa etapa, e a disponibilização de materiais adequados também são tematizadas e tratadas como práticas relevantes na formação. O texto problematiza a animalidade humana como um conjunto de potências a serem observadas nas crianças. Na proposta aqui defendida, a pedagogia da primeira infância deve estar atenta a tais potências, bem como deve fomentar a livre iniciativa das crianças, propiciando condições para que realizem suas descobertas de modo lúdico. Nesse processo, o cuidado também é algo indispensável e consiste na disposição dos animais que somos, que é inextricável do ato de educar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3291 10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3956 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3291 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3956 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3291/3026 10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3026 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 100 n. 254 (2019) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 100 Núm. 254 (2019) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 100 No 254 (2019) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.100i254 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951701964652544 |