A construção do projeto bilíngue para surdos no Instituto Nacional de educação de surdos na década de 1990
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3412 |
Resumo: | Divulga os resultados de uma pesquisa que procurou desvelar as redes de poder que estiveram em jogo no Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), por ocasião da tentativa de construção de um projeto de educação bilíngue para surdos, na década de 1990. A investigação debruçou-se sobre as ações protagonizadas por agentes escolares que visavam reconceitualizar a visão sobre a surdez e os surdos, retirando-os da esfera da deficiência, inscrita na concepção oralista, apostando em um modelo socioantropológico de educação de surdos. Operou-se com conceitos como o de campo social e capital, entendidos na acepção de Pierre Bourdieu, intercambiados com os conceitos de tática e estratégia, nos termos propostos por Michel de Certeau. Utilizou-se a metodologia da história oral, e as entrevistas produzidas foram trianguladas com outras fontes documentais encontradas no arquivo permanente do Ines. Inferiu-se que, apesar de o bilinguismo ter assumido centralidade no projeto político-pedagógico da instituição desde 1996, existe ainda um longo caminho a percorrer entre as intenções do currículo oficial e as daquele presente no cotidiano do Ines. |
id |
INEP-2_7a76662fcfd2c17c1b973f103ee1133b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/3412 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção do projeto bilíngue para surdos no Instituto Nacional de educação de surdos na década de 1990Divulga os resultados de uma pesquisa que procurou desvelar as redes de poder que estiveram em jogo no Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), por ocasião da tentativa de construção de um projeto de educação bilíngue para surdos, na década de 1990. A investigação debruçou-se sobre as ações protagonizadas por agentes escolares que visavam reconceitualizar a visão sobre a surdez e os surdos, retirando-os da esfera da deficiência, inscrita na concepção oralista, apostando em um modelo socioantropológico de educação de surdos. Operou-se com conceitos como o de campo social e capital, entendidos na acepção de Pierre Bourdieu, intercambiados com os conceitos de tática e estratégia, nos termos propostos por Michel de Certeau. Utilizou-se a metodologia da história oral, e as entrevistas produzidas foram trianguladas com outras fontes documentais encontradas no arquivo permanente do Ines. Inferiu-se que, apesar de o bilinguismo ter assumido centralidade no projeto político-pedagógico da instituição desde 1996, existe ainda um longo caminho a percorrer entre as intenções do currículo oficial e as daquele presente no cotidiano do Ines.INEP2016-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/341210.24109/2176-6681.rbep.97i246.3412Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 97 n. 246 (2016)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 97 Núm. 246 (2016)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 97 No 246 (2016)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.97i246reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3412/314710.24109/2176-6681.rbep.97i246.3147Lopes, SoniaFreitas, Geiseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:11:22Zoai:ojs3.inep:article/3412Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:11:22Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção do projeto bilíngue para surdos no Instituto Nacional de educação de surdos na década de 1990 |
title |
A construção do projeto bilíngue para surdos no Instituto Nacional de educação de surdos na década de 1990 |
spellingShingle |
A construção do projeto bilíngue para surdos no Instituto Nacional de educação de surdos na década de 1990 Lopes, Sonia |
title_short |
A construção do projeto bilíngue para surdos no Instituto Nacional de educação de surdos na década de 1990 |
title_full |
A construção do projeto bilíngue para surdos no Instituto Nacional de educação de surdos na década de 1990 |
title_fullStr |
A construção do projeto bilíngue para surdos no Instituto Nacional de educação de surdos na década de 1990 |
title_full_unstemmed |
A construção do projeto bilíngue para surdos no Instituto Nacional de educação de surdos na década de 1990 |
title_sort |
A construção do projeto bilíngue para surdos no Instituto Nacional de educação de surdos na década de 1990 |
author |
Lopes, Sonia |
author_facet |
Lopes, Sonia Freitas, Geise |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Geise |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Sonia Freitas, Geise |
description |
Divulga os resultados de uma pesquisa que procurou desvelar as redes de poder que estiveram em jogo no Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), por ocasião da tentativa de construção de um projeto de educação bilíngue para surdos, na década de 1990. A investigação debruçou-se sobre as ações protagonizadas por agentes escolares que visavam reconceitualizar a visão sobre a surdez e os surdos, retirando-os da esfera da deficiência, inscrita na concepção oralista, apostando em um modelo socioantropológico de educação de surdos. Operou-se com conceitos como o de campo social e capital, entendidos na acepção de Pierre Bourdieu, intercambiados com os conceitos de tática e estratégia, nos termos propostos por Michel de Certeau. Utilizou-se a metodologia da história oral, e as entrevistas produzidas foram trianguladas com outras fontes documentais encontradas no arquivo permanente do Ines. Inferiu-se que, apesar de o bilinguismo ter assumido centralidade no projeto político-pedagógico da instituição desde 1996, existe ainda um longo caminho a percorrer entre as intenções do currículo oficial e as daquele presente no cotidiano do Ines. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3412 10.24109/2176-6681.rbep.97i246.3412 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3412 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.97i246.3412 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3412/3147 10.24109/2176-6681.rbep.97i246.3147 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 97 n. 246 (2016) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 97 Núm. 246 (2016) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 97 No 246 (2016) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.97i246 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951702692364288 |