Ações inclusivas no ensino superior brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Jefferson
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3477
Resumo: Partindo de uma concepção etnográfica das práticas escolares da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro-PR), constatou-se a dinâmica de grupos relativa às interações e fronteiras simbólicas que permeavam as aprendizagens. Esses processos abrangiam o ciclo espaciotemporal do ensino superior: acesso, permanência e sucesso inseridos em uma comunidade de aprendizagem ampla. Nesse sentido, um programa foi desenvolvido para coordenar as ações que pudessem desdobrar as aprendizagens em termos de medidas pedagógicas inclusivas nas interações pedagógicas, funcionais e administrativas, compreendendo o espaço universitário como uma comunidade de aprendizagem ampla, que oferece diversas fontes para otimizar a formação profissional e acadêmica.
id INEP-2_89f1fd8a0f4306bbf4bfcacdff20ef40
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3477
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Ações inclusivas no ensino superior brasileiroPartindo de uma concepção etnográfica das práticas escolares da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro-PR), constatou-se a dinâmica de grupos relativa às interações e fronteiras simbólicas que permeavam as aprendizagens. Esses processos abrangiam o ciclo espaciotemporal do ensino superior: acesso, permanência e sucesso inseridos em uma comunidade de aprendizagem ampla. Nesse sentido, um programa foi desenvolvido para coordenar as ações que pudessem desdobrar as aprendizagens em termos de medidas pedagógicas inclusivas nas interações pedagógicas, funcionais e administrativas, compreendendo o espaço universitário como uma comunidade de aprendizagem ampla, que oferece diversas fontes para otimizar a formação profissional e acadêmica.INEP2014-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/347710.24109/2176-6681.rbep.95i240.314Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 95 n. 240 (2014)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 95 Núm. 240 (2014)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 95 No 240 (2014)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.95i240reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3477/321210.24109/2176-6681.rbep.95i240.3212da Silva, Jeffersoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:23:31Zoai:ojs3.inep:article/3477Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:23:31Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ações inclusivas no ensino superior brasileiro
title Ações inclusivas no ensino superior brasileiro
spellingShingle Ações inclusivas no ensino superior brasileiro
da Silva, Jefferson
title_short Ações inclusivas no ensino superior brasileiro
title_full Ações inclusivas no ensino superior brasileiro
title_fullStr Ações inclusivas no ensino superior brasileiro
title_full_unstemmed Ações inclusivas no ensino superior brasileiro
title_sort Ações inclusivas no ensino superior brasileiro
author da Silva, Jefferson
author_facet da Silva, Jefferson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Jefferson
description Partindo de uma concepção etnográfica das práticas escolares da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro-PR), constatou-se a dinâmica de grupos relativa às interações e fronteiras simbólicas que permeavam as aprendizagens. Esses processos abrangiam o ciclo espaciotemporal do ensino superior: acesso, permanência e sucesso inseridos em uma comunidade de aprendizagem ampla. Nesse sentido, um programa foi desenvolvido para coordenar as ações que pudessem desdobrar as aprendizagens em termos de medidas pedagógicas inclusivas nas interações pedagógicas, funcionais e administrativas, compreendendo o espaço universitário como uma comunidade de aprendizagem ampla, que oferece diversas fontes para otimizar a formação profissional e acadêmica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3477
10.24109/2176-6681.rbep.95i240.314
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3477
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.95i240.314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3477/3212
10.24109/2176-6681.rbep.95i240.3212
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 95 n. 240 (2014)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 95 Núm. 240 (2014)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 95 No 240 (2014)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.95i240
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951702779396096