Ações inclusivas no ensino superior brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3477 |
Resumo: | Partindo de uma concepção etnográfica das práticas escolares da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro-PR), constatou-se a dinâmica de grupos relativa às interações e fronteiras simbólicas que permeavam as aprendizagens. Esses processos abrangiam o ciclo espaciotemporal do ensino superior: acesso, permanência e sucesso inseridos em uma comunidade de aprendizagem ampla. Nesse sentido, um programa foi desenvolvido para coordenar as ações que pudessem desdobrar as aprendizagens em termos de medidas pedagógicas inclusivas nas interações pedagógicas, funcionais e administrativas, compreendendo o espaço universitário como uma comunidade de aprendizagem ampla, que oferece diversas fontes para otimizar a formação profissional e acadêmica. |
id |
INEP-2_89f1fd8a0f4306bbf4bfcacdff20ef40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/3477 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ações inclusivas no ensino superior brasileiroPartindo de uma concepção etnográfica das práticas escolares da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro-PR), constatou-se a dinâmica de grupos relativa às interações e fronteiras simbólicas que permeavam as aprendizagens. Esses processos abrangiam o ciclo espaciotemporal do ensino superior: acesso, permanência e sucesso inseridos em uma comunidade de aprendizagem ampla. Nesse sentido, um programa foi desenvolvido para coordenar as ações que pudessem desdobrar as aprendizagens em termos de medidas pedagógicas inclusivas nas interações pedagógicas, funcionais e administrativas, compreendendo o espaço universitário como uma comunidade de aprendizagem ampla, que oferece diversas fontes para otimizar a formação profissional e acadêmica.INEP2014-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/347710.24109/2176-6681.rbep.95i240.314Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 95 n. 240 (2014)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 95 Núm. 240 (2014)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 95 No 240 (2014)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.95i240reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3477/321210.24109/2176-6681.rbep.95i240.3212da Silva, Jeffersoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:23:31Zoai:ojs3.inep:article/3477Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:23:31Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ações inclusivas no ensino superior brasileiro |
title |
Ações inclusivas no ensino superior brasileiro |
spellingShingle |
Ações inclusivas no ensino superior brasileiro da Silva, Jefferson |
title_short |
Ações inclusivas no ensino superior brasileiro |
title_full |
Ações inclusivas no ensino superior brasileiro |
title_fullStr |
Ações inclusivas no ensino superior brasileiro |
title_full_unstemmed |
Ações inclusivas no ensino superior brasileiro |
title_sort |
Ações inclusivas no ensino superior brasileiro |
author |
da Silva, Jefferson |
author_facet |
da Silva, Jefferson |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Jefferson |
description |
Partindo de uma concepção etnográfica das práticas escolares da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro-PR), constatou-se a dinâmica de grupos relativa às interações e fronteiras simbólicas que permeavam as aprendizagens. Esses processos abrangiam o ciclo espaciotemporal do ensino superior: acesso, permanência e sucesso inseridos em uma comunidade de aprendizagem ampla. Nesse sentido, um programa foi desenvolvido para coordenar as ações que pudessem desdobrar as aprendizagens em termos de medidas pedagógicas inclusivas nas interações pedagógicas, funcionais e administrativas, compreendendo o espaço universitário como uma comunidade de aprendizagem ampla, que oferece diversas fontes para otimizar a formação profissional e acadêmica. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3477 10.24109/2176-6681.rbep.95i240.314 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3477 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.95i240.314 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3477/3212 10.24109/2176-6681.rbep.95i240.3212 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 95 n. 240 (2014) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 95 Núm. 240 (2014) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 95 No 240 (2014) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.95i240 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951702779396096 |