O subproduto social advindo das cotas raciais na educação superior do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Hélio
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Souza, Marcilene, Sasaki, Karen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3521
Resumo: Propõe demonstrar que as ações afirmativas no Brasil, no âmbito da universidade pública, originalmente reivindicadas pelo segmento negro, acabaram proporcionando um consistente subproduto social que beneficiou outros segmentos etnicorraciais. Para tanto, foi realizada uma análise de indicadores sobre a temática, com a qual pôde inferir as conclusões dos autores. Nesse sentido, o conceito de "subproduto social” deve ser entendido como a extensão de benefícios a outros grupos sociais que historicamente não sofreram desvantagens efetivas no Brasil. Trata-se de um artefato conceitual que possui dois componentes: o primeiro decorre da essência do debate ideológico sobre o tema e o outro tem um cunho perverso, pois transfere as vagas das “cotas raciais” não preenchidas para as “cotas sociais”.
id INEP-2_9b2d3e3f58c4ad67d3bc39f89bd0a785
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3521
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling O subproduto social advindo das cotas raciais na educação superior do BrasilPropõe demonstrar que as ações afirmativas no Brasil, no âmbito da universidade pública, originalmente reivindicadas pelo segmento negro, acabaram proporcionando um consistente subproduto social que beneficiou outros segmentos etnicorraciais. Para tanto, foi realizada uma análise de indicadores sobre a temática, com a qual pôde inferir as conclusões dos autores. Nesse sentido, o conceito de "subproduto social” deve ser entendido como a extensão de benefícios a outros grupos sociais que historicamente não sofreram desvantagens efetivas no Brasil. Trata-se de um artefato conceitual que possui dois componentes: o primeiro decorre da essência do debate ideológico sobre o tema e o outro tem um cunho perverso, pois transfere as vagas das “cotas raciais” não preenchidas para as “cotas sociais”.INEP2013-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/352110.24109/2176-6681.rbep.94i237.377Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 94 n. 237 (2013)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 94 Núm. 237 (2013)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 94 No 237 (2013)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.94i237reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3521/325610.24109/2176-6681.rbep.94i237.3256Santos, HélioSouza, MarcileneSasaki, Kareninfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:30:54Zoai:ojs3.inep:article/3521Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:30:54Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv O subproduto social advindo das cotas raciais na educação superior do Brasil
title O subproduto social advindo das cotas raciais na educação superior do Brasil
spellingShingle O subproduto social advindo das cotas raciais na educação superior do Brasil
Santos, Hélio
title_short O subproduto social advindo das cotas raciais na educação superior do Brasil
title_full O subproduto social advindo das cotas raciais na educação superior do Brasil
title_fullStr O subproduto social advindo das cotas raciais na educação superior do Brasil
title_full_unstemmed O subproduto social advindo das cotas raciais na educação superior do Brasil
title_sort O subproduto social advindo das cotas raciais na educação superior do Brasil
author Santos, Hélio
author_facet Santos, Hélio
Souza, Marcilene
Sasaki, Karen
author_role author
author2 Souza, Marcilene
Sasaki, Karen
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Hélio
Souza, Marcilene
Sasaki, Karen
description Propõe demonstrar que as ações afirmativas no Brasil, no âmbito da universidade pública, originalmente reivindicadas pelo segmento negro, acabaram proporcionando um consistente subproduto social que beneficiou outros segmentos etnicorraciais. Para tanto, foi realizada uma análise de indicadores sobre a temática, com a qual pôde inferir as conclusões dos autores. Nesse sentido, o conceito de "subproduto social” deve ser entendido como a extensão de benefícios a outros grupos sociais que historicamente não sofreram desvantagens efetivas no Brasil. Trata-se de um artefato conceitual que possui dois componentes: o primeiro decorre da essência do debate ideológico sobre o tema e o outro tem um cunho perverso, pois transfere as vagas das “cotas raciais” não preenchidas para as “cotas sociais”.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3521
10.24109/2176-6681.rbep.94i237.377
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3521
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.94i237.377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3521/3256
10.24109/2176-6681.rbep.94i237.3256
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 94 n. 237 (2013)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 94 Núm. 237 (2013)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 94 No 237 (2013)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.94i237
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951703078240256