O subproduto social advindo das cotas raciais na educação superior do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3521 |
Resumo: | Propõe demonstrar que as ações afirmativas no Brasil, no âmbito da universidade pública, originalmente reivindicadas pelo segmento negro, acabaram proporcionando um consistente subproduto social que beneficiou outros segmentos etnicorraciais. Para tanto, foi realizada uma análise de indicadores sobre a temática, com a qual pôde inferir as conclusões dos autores. Nesse sentido, o conceito de "subproduto social” deve ser entendido como a extensão de benefícios a outros grupos sociais que historicamente não sofreram desvantagens efetivas no Brasil. Trata-se de um artefato conceitual que possui dois componentes: o primeiro decorre da essência do debate ideológico sobre o tema e o outro tem um cunho perverso, pois transfere as vagas das “cotas raciais” não preenchidas para as “cotas sociais”. |
id |
INEP-2_9b2d3e3f58c4ad67d3bc39f89bd0a785 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/3521 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O subproduto social advindo das cotas raciais na educação superior do BrasilPropõe demonstrar que as ações afirmativas no Brasil, no âmbito da universidade pública, originalmente reivindicadas pelo segmento negro, acabaram proporcionando um consistente subproduto social que beneficiou outros segmentos etnicorraciais. Para tanto, foi realizada uma análise de indicadores sobre a temática, com a qual pôde inferir as conclusões dos autores. Nesse sentido, o conceito de "subproduto social” deve ser entendido como a extensão de benefícios a outros grupos sociais que historicamente não sofreram desvantagens efetivas no Brasil. Trata-se de um artefato conceitual que possui dois componentes: o primeiro decorre da essência do debate ideológico sobre o tema e o outro tem um cunho perverso, pois transfere as vagas das “cotas raciais” não preenchidas para as “cotas sociais”.INEP2013-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/352110.24109/2176-6681.rbep.94i237.377Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 94 n. 237 (2013)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 94 Núm. 237 (2013)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 94 No 237 (2013)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.94i237reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3521/325610.24109/2176-6681.rbep.94i237.3256Santos, HélioSouza, MarcileneSasaki, Kareninfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:30:54Zoai:ojs3.inep:article/3521Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:30:54Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O subproduto social advindo das cotas raciais na educação superior do Brasil |
title |
O subproduto social advindo das cotas raciais na educação superior do Brasil |
spellingShingle |
O subproduto social advindo das cotas raciais na educação superior do Brasil Santos, Hélio |
title_short |
O subproduto social advindo das cotas raciais na educação superior do Brasil |
title_full |
O subproduto social advindo das cotas raciais na educação superior do Brasil |
title_fullStr |
O subproduto social advindo das cotas raciais na educação superior do Brasil |
title_full_unstemmed |
O subproduto social advindo das cotas raciais na educação superior do Brasil |
title_sort |
O subproduto social advindo das cotas raciais na educação superior do Brasil |
author |
Santos, Hélio |
author_facet |
Santos, Hélio Souza, Marcilene Sasaki, Karen |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Marcilene Sasaki, Karen |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Hélio Souza, Marcilene Sasaki, Karen |
description |
Propõe demonstrar que as ações afirmativas no Brasil, no âmbito da universidade pública, originalmente reivindicadas pelo segmento negro, acabaram proporcionando um consistente subproduto social que beneficiou outros segmentos etnicorraciais. Para tanto, foi realizada uma análise de indicadores sobre a temática, com a qual pôde inferir as conclusões dos autores. Nesse sentido, o conceito de "subproduto social” deve ser entendido como a extensão de benefícios a outros grupos sociais que historicamente não sofreram desvantagens efetivas no Brasil. Trata-se de um artefato conceitual que possui dois componentes: o primeiro decorre da essência do debate ideológico sobre o tema e o outro tem um cunho perverso, pois transfere as vagas das “cotas raciais” não preenchidas para as “cotas sociais”. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3521 10.24109/2176-6681.rbep.94i237.377 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3521 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.94i237.377 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3521/3256 10.24109/2176-6681.rbep.94i237.3256 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 94 n. 237 (2013) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 94 Núm. 237 (2013) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 94 No 237 (2013) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.94i237 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951703078240256 |