Aspectos de la educación ambiental crítica en la educación básica por medio de actividades de modelamiento matemático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Costa, Daniana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pontarolo, Edilson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3293
Resumo: Pesquisa sobre a prática da educação ambiental na disciplina de Matemática por meio da modelagem matemática. Apresenta e discute as implicações desse processo sob as perspectivas conservadora e crítica da educação ambiental e de aspectos teórico-metodológicos da modelagem matemática. A pesquisa foi realizada com quatro turmas do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública de São Lourenço do Oeste, Santa Catarina. Os dados foram coletados via questionários semiestruturados, registros em diário de campo e entrevista de grupo focal, os quais foram submetidos à análise de conteúdo. Na percepção dos estudantes, a questão não é apenas de ordem natural, mas também socioambiental. Apesar dos registros de comportamentos relacionados a cuidado com a natureza, atitudes e conscientização, houve registros reflexivos e críticos sobre o meio ambiente. Os estudantes apresentaram melhor compreensão da realidade ambiental e da matemática por meio da modelagem matemática. 
id INEP-2_a972de47a9c4bec0f5cb38c4f22a395b
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3293
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Aspectos de la educación ambiental crítica en la educación básica por medio de actividades de modelamiento matemáticoAspects of the critical environmental education in elementary education through mathematical modeling activitiesAspectos da educação ambiental crítica no ensino fundamental por meio de atividades de modelagem matemáticamathematics teachingpedagogical practiceenvironment.enseñanza de matemáticapráctica pedagógicamédio ambiente.ensino de matemáticaprática pedagógicameio ambiente.Pesquisa sobre a prática da educação ambiental na disciplina de Matemática por meio da modelagem matemática. Apresenta e discute as implicações desse processo sob as perspectivas conservadora e crítica da educação ambiental e de aspectos teórico-metodológicos da modelagem matemática. A pesquisa foi realizada com quatro turmas do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública de São Lourenço do Oeste, Santa Catarina. Os dados foram coletados via questionários semiestruturados, registros em diário de campo e entrevista de grupo focal, os quais foram submetidos à análise de conteúdo. Na percepção dos estudantes, a questão não é apenas de ordem natural, mas também socioambiental. Apesar dos registros de comportamentos relacionados a cuidado com a natureza, atitudes e conscientização, houve registros reflexivos e críticos sobre o meio ambiente. Os estudantes apresentaram melhor compreensão da realidade ambiental e da matemática por meio da modelagem matemática. This research deals with the implementation of environmental education in a Mathematics course-subject by using mathematical modeling. It presents and discusses the repercussions of this process according to the conservative and critical perspectives on environmental education and of the theoretical and methodological aspects of mathematical modeling. This research was conducted in four classes of the 9th-grade of an elementar public school in the city of São Lourenço do Oeste, Santa Catarina, Brazil. Data were collected through semi-structured surveys, notes on a field diary, and focal group interviews, all which was later submitted to contente analysis. By the students’ perception, the issue is not merely environmental, but rather socio-environmental. Even though it was recorded a behavior of diligence with nature, propriety and awareness, there has been also records of a reflective and critical demeanor regarding the environmental. Students have shown a better understanding of the environmental reality and a better understanding of mathematics through mathematical modeling.Este artículo investiga la práctica de la educación ambiental en la asignatura de matemática. Presenta y discute las implicaciones de este proceso bajo las perspectivas conservadora y crítica de la educación ambiental y de aspectos teórico-metodológicos del modelamiento matemático. La investigación fue realizada con cuatro clases del 9º año de la enseñanza básica de una escuela pública de São Lourenço do Oeste, Santa Catarina. Los datos fueron recolectados vía cuestionarios semiestructurados, registros en diario de campo y entrevista de grupo focal, los cuales fueron sometidos al análisis de contenido. En la percepción de los estudiantes, la cuestión no es solamente de orden natural, pero también socioambiental. A pesar de los registros de comportamientos relacionados a cuidado con la naturaleza, actitudes y concientización, hubo registros reflexivos y críticos acerca del medio ambiente. Los estudiantes presentaron mejor comprensión de la realidad ambiental y de la matemática por medio del modelamiento matemático.INEP2019-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/329310.24109/2176-6681.rbep.100i254.3918Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 100 n. 254 (2019)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 100 Núm. 254 (2019)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 100 No 254 (2019)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.100i254reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3293/302810.24109/2176-6681.rbep.100i254.3028de Costa, Daniana Pontarolo, Edilsoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-27T19:10:07Zoai:ojs3.inep:article/3293Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2022-06-27T19:10:07Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos de la educación ambiental crítica en la educación básica por medio de actividades de modelamiento matemático
Aspects of the critical environmental education in elementary education through mathematical modeling activities
Aspectos da educação ambiental crítica no ensino fundamental por meio de atividades de modelagem matemática
title Aspectos de la educación ambiental crítica en la educación básica por medio de actividades de modelamiento matemático
spellingShingle Aspectos de la educación ambiental crítica en la educación básica por medio de actividades de modelamiento matemático
de Costa, Daniana
mathematics teaching
pedagogical practice
environment.
enseñanza de matemática
práctica pedagógica
médio ambiente.
ensino de matemática
prática pedagógica
meio ambiente.
title_short Aspectos de la educación ambiental crítica en la educación básica por medio de actividades de modelamiento matemático
title_full Aspectos de la educación ambiental crítica en la educación básica por medio de actividades de modelamiento matemático
title_fullStr Aspectos de la educación ambiental crítica en la educación básica por medio de actividades de modelamiento matemático
title_full_unstemmed Aspectos de la educación ambiental crítica en la educación básica por medio de actividades de modelamiento matemático
title_sort Aspectos de la educación ambiental crítica en la educación básica por medio de actividades de modelamiento matemático
author de Costa, Daniana
author_facet de Costa, Daniana
Pontarolo, Edilson
author_role author
author2 Pontarolo, Edilson
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Costa, Daniana
Pontarolo, Edilson
dc.subject.por.fl_str_mv mathematics teaching
pedagogical practice
environment.
enseñanza de matemática
práctica pedagógica
médio ambiente.
ensino de matemática
prática pedagógica
meio ambiente.
topic mathematics teaching
pedagogical practice
environment.
enseñanza de matemática
práctica pedagógica
médio ambiente.
ensino de matemática
prática pedagógica
meio ambiente.
description Pesquisa sobre a prática da educação ambiental na disciplina de Matemática por meio da modelagem matemática. Apresenta e discute as implicações desse processo sob as perspectivas conservadora e crítica da educação ambiental e de aspectos teórico-metodológicos da modelagem matemática. A pesquisa foi realizada com quatro turmas do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública de São Lourenço do Oeste, Santa Catarina. Os dados foram coletados via questionários semiestruturados, registros em diário de campo e entrevista de grupo focal, os quais foram submetidos à análise de conteúdo. Na percepção dos estudantes, a questão não é apenas de ordem natural, mas também socioambiental. Apesar dos registros de comportamentos relacionados a cuidado com a natureza, atitudes e conscientização, houve registros reflexivos e críticos sobre o meio ambiente. Os estudantes apresentaram melhor compreensão da realidade ambiental e da matemática por meio da modelagem matemática. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3293
10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3918
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3293
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3293/3028
10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3028
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 100 n. 254 (2019)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 100 Núm. 254 (2019)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 100 No 254 (2019)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.100i254
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701968846848