ENSINO COLABORATIVO: A INCLUSÃO ESCOLAR E A PARCERIA ENTRE PROFESSOR DO ENSINO COMUM E DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3539 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo apresentar a necessidade do ensino colaborativo, que se traduz em uma parceria entre o professor da educação especial e o professor do ensino comum, e assim oferecer subsídio teórico sobre o ensino colaborativo. Trata- se de uma pesquisa qualitativa, de revisão bibliográfica a partir de livros, artigos científicos, dissertações e teses sobre o assunto. A pesquisa é relevante uma vez que evidencia a necessidade da redefinição de papéis dos professores do ensino especial e comum, pontuando questões como: o planejamento conjunto, as especificidades do trabalho pedagógico em sala de aula, a partilha de conhecimentos, e demais ações no contexto educacional que poderão resultar em um novo modelo de atendimento à escolarização dos educandos público alvo da educação especial. Como resultado deste trabalho destaca- se o quanto, ainda, é preciso ser evidenciado os desafios e benefícios do ensino colaborativo à inclusão escolar e que este ensino se caracteriza como premissa necessária à inclusão responsável. |
id |
UNICESU -1_4e06e108d6f7de37e220da3940977d1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3539 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO COLABORATIVO: A INCLUSÃO ESCOLAR E A PARCERIA ENTRE PROFESSOR DO ENSINO COMUM E DA EDUCAÇÃO ESPECIALEnsino colaborativoOrganização do ensinoInclusão escolarEste trabalho tem por objetivo apresentar a necessidade do ensino colaborativo, que se traduz em uma parceria entre o professor da educação especial e o professor do ensino comum, e assim oferecer subsídio teórico sobre o ensino colaborativo. Trata- se de uma pesquisa qualitativa, de revisão bibliográfica a partir de livros, artigos científicos, dissertações e teses sobre o assunto. A pesquisa é relevante uma vez que evidencia a necessidade da redefinição de papéis dos professores do ensino especial e comum, pontuando questões como: o planejamento conjunto, as especificidades do trabalho pedagógico em sala de aula, a partilha de conhecimentos, e demais ações no contexto educacional que poderão resultar em um novo modelo de atendimento à escolarização dos educandos público alvo da educação especial. Como resultado deste trabalho destaca- se o quanto, ainda, é preciso ser evidenciado os desafios e benefícios do ensino colaborativo à inclusão escolar e que este ensino se caracteriza como premissa necessária à inclusão responsável.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-12-11T18:46:43Z2019-12-11T18:46:43Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3539porBARBOSA, Magda Ribeiro de FrançaFORNO, Letícia Fleig Dalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:16:51ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO COLABORATIVO: A INCLUSÃO ESCOLAR E A PARCERIA ENTRE PROFESSOR DO ENSINO COMUM E DA EDUCAÇÃO ESPECIAL |
title |
ENSINO COLABORATIVO: A INCLUSÃO ESCOLAR E A PARCERIA ENTRE PROFESSOR DO ENSINO COMUM E DA EDUCAÇÃO ESPECIAL |
spellingShingle |
ENSINO COLABORATIVO: A INCLUSÃO ESCOLAR E A PARCERIA ENTRE PROFESSOR DO ENSINO COMUM E DA EDUCAÇÃO ESPECIAL BARBOSA, Magda Ribeiro de França Ensino colaborativo Organização do ensino Inclusão escolar |
title_short |
ENSINO COLABORATIVO: A INCLUSÃO ESCOLAR E A PARCERIA ENTRE PROFESSOR DO ENSINO COMUM E DA EDUCAÇÃO ESPECIAL |
title_full |
ENSINO COLABORATIVO: A INCLUSÃO ESCOLAR E A PARCERIA ENTRE PROFESSOR DO ENSINO COMUM E DA EDUCAÇÃO ESPECIAL |
title_fullStr |
ENSINO COLABORATIVO: A INCLUSÃO ESCOLAR E A PARCERIA ENTRE PROFESSOR DO ENSINO COMUM E DA EDUCAÇÃO ESPECIAL |
title_full_unstemmed |
ENSINO COLABORATIVO: A INCLUSÃO ESCOLAR E A PARCERIA ENTRE PROFESSOR DO ENSINO COMUM E DA EDUCAÇÃO ESPECIAL |
title_sort |
ENSINO COLABORATIVO: A INCLUSÃO ESCOLAR E A PARCERIA ENTRE PROFESSOR DO ENSINO COMUM E DA EDUCAÇÃO ESPECIAL |
author |
BARBOSA, Magda Ribeiro de França |
author_facet |
BARBOSA, Magda Ribeiro de França FORNO, Letícia Fleig Dal |
author_role |
author |
author2 |
FORNO, Letícia Fleig Dal |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BARBOSA, Magda Ribeiro de França FORNO, Letícia Fleig Dal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino colaborativo Organização do ensino Inclusão escolar |
topic |
Ensino colaborativo Organização do ensino Inclusão escolar |
description |
Este trabalho tem por objetivo apresentar a necessidade do ensino colaborativo, que se traduz em uma parceria entre o professor da educação especial e o professor do ensino comum, e assim oferecer subsídio teórico sobre o ensino colaborativo. Trata- se de uma pesquisa qualitativa, de revisão bibliográfica a partir de livros, artigos científicos, dissertações e teses sobre o assunto. A pesquisa é relevante uma vez que evidencia a necessidade da redefinição de papéis dos professores do ensino especial e comum, pontuando questões como: o planejamento conjunto, as especificidades do trabalho pedagógico em sala de aula, a partilha de conhecimentos, e demais ações no contexto educacional que poderão resultar em um novo modelo de atendimento à escolarização dos educandos público alvo da educação especial. Como resultado deste trabalho destaca- se o quanto, ainda, é preciso ser evidenciado os desafios e benefícios do ensino colaborativo à inclusão escolar e que este ensino se caracteriza como premissa necessária à inclusão responsável. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-11T18:46:43Z 2019-12-11T18:46:43Z 2019-10-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3539 |
identifier_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3539 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771937554169856 |