Os Esquecidos da Sociedade Industrial: Perfil Socioeducacional, Planos e Percepções sobre o Trabalho de um Grupo de Alfabetizandos do Estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Candido
Data de Publicação: 1997
Outros Autores: Andrade, Paoliello de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/717
Resumo: Analisa as características socioeducacionais, os planos e as percepções sobre a educação, o trabalho e a renda de um grupo de alfabetizandos adultos de São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo. Os resultados de uma amostra de 10% dos estudantes revelam que o grupo se compunha, sobretudo, de jovens adultos, interessados em obter melhor trabalho e elevar a sua renda. A maioria havia migrado com suas famílias de regiões relativamente menos desenvolvidas do Brasil, em particular da área rural e de cidades pequenas. Tais migrações haviam sido efetivas na obtenção de mobilidade social e de melhores condições de vida. No entanto, os entrevistados manifestavam interesse em obter mais escolaridade e rendimentos mais elevados. Em conseqüência, suas aspirações ocupacionais eram mais altas que o seu status ocupacional de então, embora fossem relativamente realistas em face das suas perspectivas, ao contrário do que diz uma parte da literatura resenhada. As suas percepções sobre o papel da educação para obter trabalho e melhorar a renda em geral correspondem à versão moderada da teoria do capital humano. Porém, parte das suas respostas, como as relativas à importância do diploma, referem-se às teorias da "sinalização " e da correspondência. Abstract This report analyses social and educational characteristics, aspirations, plans and perceptions on education, work and income attainment of a group of literacy training adult students who lived in São Bernardo do Campo, one of the cities located in São Paulo metropolitan area. Results of a 10% sample of these students reveal that they were predominantly young adults, interested in better jobs and higher earnings. Most of them had migrated with their families from relatively less developed regions of Brazil, in particular from rural area and small cities. Such migrations had been effective in reaching social mobility and improving life standards. However, respondents were interested in attaining more schooling and higher earnings. In consequence, their occupational aspirations were higher than their current occupational status, although they were relatively realistic in terms of their perspective, on the contrary to the part of the literature reviewed. Their perceptions concerning the role of education for obtaining a job, as well as to improve their income, in general corresponded to the moderate version of the human capital theory. Nevertheless, one of their replies, such as those related to the importance of certificates and diplomas, are evidence which support the signaling and the correspondence theories. Résumé Cette recherche analyse les caractéristiques sociales et éducationelles d'un groupe d'étudiants adultes inscrits à un programme d'alphabétisation à São Bernardo do Campo, une des villes de la région métropolitaine de São Paulo, ainsi que leurs aspirations, leurs plans et leurs perceptions sur l'éducation, le travail et les revenus. Une enquête menée sur 10% des étudiants indique que l'échantillon était composé principalement d'adultes jeunes intéressés à des postes de travail de plus haut rang. Leurs aspirations de travail ont été plus élevées que la position qu 'ils occupaient au moment de l'enquête, bien que relativement réalistes face à leurs perspectives de vie, contrairement à ce que l'ont retrouve chez une partie de la littérature spécialisée. Leurs perceptions sur le rôle de l'éducation pour obtenir un travail et pour améliorer leurs revenus ont en général répondu à la version modérée de la théorie du capital humain. Cependant, une partie de leurs réponses, comme celles sur la valeur des certificats et les diplômes, sont plus proches des théories de la "signalisation " et de la correspondance. Resumen Este reporte analiza las características sociales y educacionales, así como las percepciones de un grupo de estudiantes de alfabetización de São Bernardo do Campo (una de las ciudades del área metropolitana de São Paulo) sobre la educación, el trabajo y la renta. Los datos de una muestra de 10% de los estudiantes indican que la mayoría de los encuestados era de adultos jóvenes, interesados en obtener mejores trabajos y ganancias. Muchos de ellos habían migrado con sus familias desde regiones relativamente menos desarrolladas de Brasil, particularmente desde el área rural y pequeñas ciudades. Tales migraciones habían sido efectivas en el sentido de proporcionar movilidad social y mejorar las condiciones de vida. Consecuentemente, sus aspiraciones ocupacionales eran más altas que su status en la época de la recoleta de datos, aunque fuesen relativamente realistas en vista de su perspectiva, diferentemente de parte de la literatura reseñada. Sus percepciones acerca del rol de la educación para obtener trabajo y mejorar la remuneración en general corresponden a la versión moderada de la teoría del capital humano. Sin embargo, una parte de sus respuestas, como las referientes a la valorización de los certificados y diplomas, se encuadran en las teorías del "señalización "y de la correspondencia.
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Em conseqüência, suas aspirações ocupacionais eram mais altas que o seu status ocupacional de então, embora fossem relativamente realistas em face das suas perspectivas, ao contrário do que diz uma parte da literatura resenhada. As suas percepções sobre o papel da educação para obter trabalho e melhorar a renda em geral correspondem à versão moderada da teoria do capital humano. Porém, parte das suas respostas, como as relativas à importância do diploma, referem-se às teorias da "sinalização " e da correspondência. Abstract This report analyses social and educational characteristics, aspirations, plans and perceptions on education, work and income attainment of a group of literacy training adult students who lived in São Bernardo do Campo, one of the cities located in São Paulo metropolitan area. Results of a 10% sample of these students reveal that they were predominantly young adults, interested in better jobs and higher earnings. 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Cependant, une partie de leurs réponses, comme celles sur la valeur des certificats et les diplômes, sont plus proches des théories de la "signalisation " et de la correspondance. Resumen Este reporte analiza las características sociales y educacionales, así como las percepciones de un grupo de estudiantes de alfabetización de São Bernardo do Campo (una de las ciudades del área metropolitana de São Paulo) sobre la educación, el trabajo y la renta. Los datos de una muestra de 10% de los estudiantes indican que la mayoría de los encuestados era de adultos jóvenes, interesados en obtener mejores trabajos y ganancias. Muchos de ellos habían migrado con sus familias desde regiones relativamente menos desarrolladas de Brasil, particularmente desde el área rural y pequeñas ciudades. Tales migraciones habían sido efectivas en el sentido de proporcionar movilidad social y mejorar las condiciones de vida. Consecuentemente, sus aspiraciones ocupacionales eran más altas que su status en la época de la recoleta de datos, aunque fuesen relativamente realistas en vista de su perspectiva, diferentemente de parte de la literatura reseñada. Sus percepciones acerca del rol de la educación para obtener trabajo y mejorar la remuneración en general corresponden a la versión moderada de la teoría del capital humano. 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Cependant, une partie de leurs réponses, comme celles sur la valeur des certificats et les diplômes, sont plus proches des théories de la "signalisation " et de la correspondance. Resumen Este reporte analiza las características sociales y educacionales, así como las percepciones de un grupo de estudiantes de alfabetización de São Bernardo do Campo (una de las ciudades del área metropolitana de São Paulo) sobre la educación, el trabajo y la renta. Los datos de una muestra de 10% de los estudiantes indican que la mayoría de los encuestados era de adultos jóvenes, interesados en obtener mejores trabajos y ganancias. Muchos de ellos habían migrado con sus familias desde regiones relativamente menos desarrolladas de Brasil, particularmente desde el área rural y pequeñas ciudades. Tales migraciones habían sido efectivas en el sentido de proporcionar movilidad social y mejorar las condiciones de vida. 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